sexta-feira, 16 de abril de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL GEOGRAFIA PERÍODO: 19.04.2010 – 23.04.2010

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
Não haverá aula nesta semana em virtude do feriado.



TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – 23.04.2010


Aplicação de exercícios sobre as últimas matérias:

  • Linguagem cartográfica;
  • Dinâmica terrestre;
  • Formações geológicas;
  • Energia e recursos naturais;
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – 23.04.2010


  • Litosfera e Evolução Geológica da Terra
  • Eras Geológicas.
  • Estrutura Interna da Terra.
  • Minerais e rochas.
  • Deriva continental e tectônica de placas.
Objetivo:
Compreender a evolução terrestre, sua estrutura interna, a deriva continental e tectônica, bem como os compostos minerais.

Metodologia:
Aula expositiva com apresentação de data show e aplicação de exercícios.


ATIVIDADE CARTOGRÁFICA
COMPLEMENTAÇÃO E ENTREGA - 07.05.2010.

OBJETIVO:
Proporcionar uma atividade de confecção de mapa utilizando a ferramenta Google Earth. Compreender o sistema de escalas e as coordenadas geográficas. Atuar em trabalho de campo.

METODOLOGIA:
Em virtude de alguns problemas logísticos e técnicos, uma parte da atividade deverá ser feita extra-classe, sendo reservado para a aula os cálculos de escala e possíveis dúvidas inerentes á atividade.
Material Necessário:

  • Computador com acesso rápido de internet (a escola possui laboratório, caso necessário).
  • Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).
  •  Uma impressora.
  • Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.
Atividade:
  • Atividade poderá ser feita com até quatro alunos.
  • Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, no mínimo dez ao todo, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos, situação improvável em relação a casas.
  • Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.
  • Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.
  • Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).
  • Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos deverão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.
  • Com este modelo os alunos deverão imprimi-lo para a futura confecção manual.
  • De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Lembrar da aula do dia 09.04.2010, quando foi mostrada a imagem de satélite da escola onde não existia o prédio que está sendo construído.
  • Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.
  • Em sala de aula, com o mapa pronto, calculadora, lápis preto e de cores, serão feitos os cálculos de escala, pois cada mapa terá a sua própria escala, finalização do mesmo, e resolução de eventuais dúvidas.


SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – 23.04.2010


Atenção: Alguns alunos não vem trazendo para a aula o atlas, material este incluso na lista de material. solicito aos pais que providenciem o mais rápido possivel.

  • Trabalhando com escalas no mapa.

Objetivo:
Evidenciar a utilidade das escalas numéricas e gráficas em um mapa.

Metodologia:
Os alunos tem a liberdade na escolha de um mapa qualquer, decidem a distância a ser medida e aplicam a escala para obter a distância real.


SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
19.04.2010 – 23.04.2010


Atenção: Alguns alunos não vem trazendo para a aula o atlas, material este incluso na lista de material. solicito aos pais que providenciem o mais rápido possivel.
  • Trabalhando com escalas no mapa.
  • Coordenadas geográficas.

Objetivo:
Evidenciar a utilidade das escalas numéricas e gráficas em um mapa. Conhecer o sistema de referenciamento terrestre.

Metodologia:
Os alunos tem a liberdade na escolha de um mapa qualquer, decidem a distância a ser medida e aplicam a escala para obter a distância real.
Os alunos praticarão um exercicio de latitude e longitude e aplicarão num mapa-atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário