SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 03, 04 e 05/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – PÁGINAS – 52 A 99
TSUNAMI - 75 |
CICLO HIDROLÓGICO - 99 |
ROCHAS – 64 E 65 |
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS – 69, 70, 71, 76, 77, 78 E 79 |
TABELA TEMPO GEOLÓGICO - 52 |
HIDROSFERA - 86 |
TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS – 57 E 58 |
MARES - 89 |
NO FUNDO DOS MARES E OCEANOS - 91 |
OCEANOS - 87 |
Terra Planeta Água: [apostila 2, págs 93 a 100]
- Ondas, marés e correntes marítimas;
- Importância econômica de mares e oceanos;
- Ciclo hidrológico;
OBJETIVO:
- Compreender a dinâmica dos movimentos marítimos;
- Perceber a importância econômica dos meios aquosos para comunicação, transporte e extrativismo;
- Compreender o circuito hidrológico e os diversos estados físicos da água no planeta;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 01, 02 e 05/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS
RIOS BRASILEIROS – 74 E 76 |
RELEVO E RELEVO BRASILEIRO – 60 E 61 |
MASSAS DE AR – MAPA 100 E CLIMA TROPICAL 102 – ASSOCIAR |
FORMAS DE RELEVO BRASILEIRO - 60 |
CLIMA COM VEGETAÇÃO – 102, 103, 106 E 108 |
RIO SÃO FRANCISCO E TRANSPOSIÇÃO – MAPA E TEXTO – 84 E 85 |
CLIMA NO BRASIL COM SUAS RESPECTIVAS REGIÕES – 102, 103, 106 E 108 |
PARTES DE UM RIO - 79 |
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DAS ÁGUAS – PESQUISAR INTERNET |
Agropecuária no Brasil: [apostila 3, páginas 115 a 122]
- Brasil e o agronegócio;
- Principais produtos agrícolas do Brasil
OBJETIVO:
- Entender a importância do agronegócio para o Brasil como gerador de riqueza;
- Conhecer os principais produtos da agricultura brasileira e suas áreas de ocorrência;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 04 e 05/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS
EUROPA FÍSICO – 54, 63, 64, 66 E 67 |
LIMITES GEOGRÁFICOS DA EUROPA - 52 |
FATORES QUE INTERFEREM NO CLIMA 58 E 59 |
EUROPA IMIGRAÇÃO - 76 |
RÚSSIA – 99 E 100 |
UNIÃO EUROPÉIA – 91 E 92 |
RÚSSIA – BLOCO ECONÔMICO - 103 |
EUROPA ORIENTAL - 53 |
EUROPA CLIMA - 58 |
EUROPA ECONOMIA – 88 E 89 |
Ásia: berço de culturas milenares: [apostila 3, páginas 108 a 120]
- lmportância da Ásia na História;
- Regionalização da Ásia;
- Relevo e clima;
OBJETIVO:
- Compreender a importância histórica da Ásia para o Ocidente;
- Conhecer a divisão territorial asiática;
- Conhecer as principais formas da superfície asiática e a influência climática no continente;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 01 e 04/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS
MÉXICO, QUESTÕES GEOPOLÍTICAS – 60 E 61 |
AMÉRICA CENTRAL FÍSICO – 73 E 74 |
NAFTA E MÉXICO - 66 |
CANAL DO PANAMÁ - 79 |
CUBA – 81, 82 E 83 |
AMÉRICA DO SUL E SUB-REGIÕES - 89 |
AMÉRICA DO SUL FÍSICO - 91 |
AMÉRICA DO SUL ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS – 102 E 103 |
SUPERANDO O ATRASO – 105 E 106 |
CLIMA E VEGETAÇÃO – 98 E 99 |
África: [apostila 3, páginas 120 a 130]
- África: Localização e civilizações
- Relevo, clima e vegetação
OBJETIVO:
- Conhecer a localização e as principais civilizações do continente;
- Conhecer os principais aspectos físicos da África;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 02 e 03/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DE MODELAÇÃO DE RELEVO E SUAS AÇÕES |
TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS |
ESTRUTURA GEOLÓGICA |
ROCHAS |
Hidrosfera: [apostila 3, páginas 2 a 4]
- Águas no planeta;
- Ciclo hidrológico;
- Água: recurso finito;
OBJETIVO:
- Conhecer a distribuição da água em nosso planeta;
- Perceber a importância do circuito hidrológico em seus diversos estados;
- Refletir sobre sobre o déficit hidrológico para consumo;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 03/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS
UTILIZAÇÃO DA ENERGIA PELA SOCIEDADE – VER VANTAGENS E DESVANTAGENS |
CONCEITO DE MATRIZ ENERGÉTICA |
ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVAVEIS |
ENERGIA RENOVÁVEIS – SUSTENTABILIDADE |
COMÉRCIO EXTERNO - 35 |
TRANSPORTES – VANTAGENS E DESVANTAGENS – 21 A 27 |
SUBSÍDIOS, DUMPING, COMMODITIES E PROTECIONISMO |
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO |
TRANSPORTES BRASIL |
Transportes e telecomunicações e comércio no Mundo e no Brasil: [apostila 2, págs 21 a 41]
- Tipos de transportes;
- Transporte no Brasil;
- Telecomunicãções;
- Comércio;
OBJETIVO:
- Conhecer os diversos tipos de transporte e suas características;
- Conhecer os transportes predominantes no Brasil;
- Entender a importância dos sistemas de telecomunicações no mundo;
- Perceber a dinâmica do comércio mundial;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 01 e 04/08/2011
PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – FRENTE 1
AÇÃO DO HOMEM NOS FENÔMENOS CLIMÁTICOS - 52 |
FATORES CLIMÁTICOS - 47 |
EL NIÑO - 51 |
ELEMENTOS CLIMÁTICOS - 48 |
MASSAS DE AR - 47 |
ÁGUA - 55 |
RELEVO SUBMARINO - 56 |
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – LENÇÓIS E AQUÍFEROS - 59 |
MARES - 56 |
OCEANOS 55 E 56 |
Água: [apostila 2, páginas 55 a 59]
- Caracterização dos recursos hídricos;
- Águas oceânicas e continentais;
- Degradação dos recursos hídricos;
OBJETIVO:
- Compreender a importância das águas para o planeta e o ciclo hidrológico;
- Conhecer as características das águas continentais e oceânicas;
- Entender as consequências do impacto antrópico na hidrosfera;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.