NESTA SEMANA INICIAREMOS UM NOVO DESAFIO. ESTOU ASSUMINDO TRÊS NOVAS TURMAS NO PERÍODO VESPERTINO, QUE SÃO O SÉTIMO, OITAVO E NONO ANOS. ESPERO QUE A NOSSA JORNADA SEJA PROFÍCUA ATÉ O FINAL DO ANO E QUE POSSAMOS ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS.
PARA ESTAS NOVAS TURMAS DEIXEI O PLANEJAMENTO SEMANAL ABAIXO, TODAVIA, LEMBRO QUE ESTÁ BASEADO NAS INFORMAÇÕES COLETAS COM OS ALUNOS, POR ISSO, PODERÃO HAVER ERROS NA POSIÇÃO EXATA DO CONTEÚDO, QUE, COM TODA A CERTEZA, SERÁ REGULARIZADO DURANTE A SEMANA.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 25/10/2010
ATENÇÃO: Não esquecer a entrega das questões preparatórias para esta segunda-feira.
CLIMAS: Apostila Hidrosfera – pags. 148 a 160
- Clima e vegetação;
OBJETIVO:
- Conhecer os principais climas terrestres;
- Entender a relação clima e vegetação;
METODOLOGIA:
Os alunos, em sala, deverão formar equipes de 3 a 4 alunos com o objetivo de pesquisar em livros de Geografia os climas terrestres no intuito de produzir um resumo das principais características climáticas e as vegetações associadas a elas.
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação dos alunos na produção do texto e sua entrega incidirá em nota para o trimestre.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 26/10/2010 a 29/10/2010
ATENÇÃO: Não esquecer a entrega das questões preparatórias para esta terça-feira. Excepcionalmente teremos nesta terça duas aulas extras devido à ausência de professor. Aproveitaremos para fechar as apresentações da Feira das Nações, por isso, não esqueçam de suas falas.
CLIMAS: Apostila Hidrosfera – pags. 148 a 160
- Clima e vegetação;
OBJETIVO:
- Conhecer os principais climas terrestres;
- Entender a relação clima e vegetação;
METODOLOGIA:
Os alunos, em sala, deverão formar equipes de 3 a 4 alunos com o objetivo de pesquisar em livros de Geografia os climas terrestres no intuito de produzir um resumo das principais características climáticas e as vegetações associadas a elas.
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação dos alunos na produção do texto e sua entrega incidirá em nota para o trimestre.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 25/10/2010 e 27/10/2010
BRASIL: Apostila Urbanização – pags. 190 a 202
- Origem dos aglomerados urbanos;
- Classificação das cidades brasileiras;
- Regiões Metropolitanas;
- Favelização;
OBJETIVO:
- Conhecer a formação básica das cidades no Brasil;
- Entender a classificação das cidades segundo seu tamanho e funções;
- Compreender a dinâmica da metropolização;
- Perceber a marginalização dos espaços na cidade;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 25/10/2010 e 27/10/2010
ÁSIA: Os Tigres e o Dragão – pags. 183 a 195
- Tigres asiáticos;
- Os aspirantes a tigres;
- Japão
OBJETIVO:
- Conhecer os países asiáticos chamados Tigres Asiáticos;
- Entender o processo de desenvolvimento aplicado pelos países asiáticos;
- Compreender os aspectos determinantes para o desenvolvimento do Japão;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 25/10/2010 a 27/10/2010
OCEANIA: Apostila 4 – páginas 183 a 192
Aspectos físicos;
Aspectos humanos;
OBJETIVO:
Conhecer os principais aspectos físicos da Oceania, principalmente o relevo e clima;
Entender a complexidade populacional que envolve este continente;
Compreender a formação dos desertos como tema de fundo, associando o clima australiano;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 25/10/2010
ATMOSFERA: Apostila Dinâmica da Natureza e Ação Humana III
- Apresentação;
- Camadas atmosféricas;
- Dinâmica climática;
OBJETIVO:
- Conhecer a composição atmosférica;
- Entender as diversas camadas e suas características principais;
- Compreender os diversos fatores que influenciam o clima como: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, maritimidade e continentalidade.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: Possivelmente na quinta-feira
ATENÇÃO: Como nossas aulas são na sexta-feira, em virtude da Feira das Nações não teríamos aula, no entanto estou tentando conseguir uma aula-faixa na quinta devido a ausência de professor. Caso isto ocorra, teremos a prova já anteriormente agendada e cancelada devido a falta de data.
Comércio: Apostila Energia e Infraestrutura – pags. 35 a 44
- Comércio Mundial;
- OMC
- Protecionismo;
- Comércio Brasileiro;
OBJETIVO:
- Conhecer o sistema de comércio mundial;
- Compreender a atuação da OMC no relacionamento do comércio mundial;
- Entender o mecanismo protecionista;
- Conhecer os principais produtos de comércio brasileiro;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 25/10/2010 – talvez na quinta (28/10/2010)
ATENÇÃO: Talvez na quinta-feira teremos aula-faixa. aplicaremos uma atividade de texto para esta semana.
AGRICULTURA E INDUSTRIALIZAÇÃO: Apostila 3 – Frente 1 – pags.57 a 61
- Técnicas agrícolas;
- Agricultura moderna;
- Políticas internacionais e atividade agrícola;
- Revolução Industrial;
- Tipos de indústria;
OBJETIVO:
- Conhecer as técnicas agrícolas utilizadas no mundo;
- Entender os mecanismos de negociação agrícolas e os impactos relacionadas ao comércio mundial (commodities versus subsídios);
- Compreender o processo de origem e as consequências da Revolução Industrial no mundo;
- Entender as tipologias industriais;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e texto de apoio.
AVALIAÇÃO:
Exercício de interpretação de texto.
NESTA SEXTA-FEIRA TEREMOS A FEIRA DAS NAÇÕES