SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 04, 05 E 06/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na quinta-feira, dia 05/05/2011. Abaixo as páginas
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Cartografia: [apostila 1, pags. 46 a 50]
- Coordenadas geográficas
- Fusos horários
OBJETIVO:
- Compreender o sistema de mapeamento terrestre
- Conhecer o sistema de horário mundial
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 02, 03 e 06/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira, dia 02/05/2011. Abaixo as páginas
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Relevo Brasileiro: [apostila 2, pags. 59 a 62]
- Tipos de relevo
- Formação do relevo
- Características do relevo brasileiro
OBJETIVO:
- Conhecer as formas mais comuns de relevo
- Entender como ocorre a modelagem dos diversos tipos de relevo
- Conhecer forma, altimetria e estrutura geológica do relevo brasileiro
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 05 e 06/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na sexta-feira, dia 06/05/2011. Abaixo as páginas
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Europa: [apostila 2, pags. 56 e 57]
- Correção de exercícios pendentes
- Dúvidas referentes a prova trimestral
OBJETIVO:
Em virtude de prova trimestral no dia 06/05/2011, disponibilizaremos a aula de quinta para os alunos sanarem eventuais dúvidas.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 02 e 05/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira, dia 02/05/2011. Abaixo as páginas
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América Latina: [apostila 2, pags. 52 a 56]
- Contrastes latino-americanos
- México
OBJETIVO:
- Entender, basicamente, as principais diferenças entre anglos e latino-americanos
- Conhecer os principais aspectos físicos do México
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 03 e 04/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira, dia 04/05/2011. Abaixo as páginas
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Tecnologias modernas aplicadas à cartografia: [apostila 1, pags. 36 e 37]
- Sensoriamento remoto e aerofotogrametria
- Sanar dúvidas sobre atividade de mapa e prova trimestral
OBJETIVO:
- Conhecer as tecnologia para produção cartográfica
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
ATIVIDADE CARTOGRÁFICA Entrega: Terça-feira -10.05.2011. Material Necessário: Computador e internet. Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.). Uma impressora (opcional) Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor. Atividade: Atividade poderá ser feita por até três alunos. Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos. Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite. Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala. Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando). Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos poderão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos. Com este modelo os alunos poderão imprimi-lo para auxiliar na confecção manual. De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4. O mapa pronto deverá apresentar o cálculo de escala (criando uma escala numérica e uma gráfica) pois cada mapa terá a sua própria escala.. A avaliação do trabalho está no slide que ajuda a entender como fazer o trabalho. |
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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 04/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira, dia 04/05/2011. Abaixo as páginas
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Espaço Urbano: [apostila 1, pags. 2 e 3]
- História e expansão da indústria
OBJETIVO:
- Compreender as principais características das revoluções industriais e os modelos de desenvolvimentos como Fordismo e Toyotismo.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 02 e 05/05/2011
ATENÇÃO: Prova trimestral na quinta-feira, dia 05/04/2011. Abaixo as páginas
Os temas da prova serão da frente 1 da apostila 1
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Cartografia e Brasil: [apostila 1 – frente 2, pags. 57 a 59]
- Dados técnicos do Brasil
OBJETIVO:
- Conhecer os principais dados cartográficos brasileiros, como número de estados, localização, regionalização, pontos extremos
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.