sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RETORNO DA SEMANA – PRIMEIRA SEMANA!

 

Em uma semana de volta às aulas e com novidades no colégio, como o prédio novo, parece que os conhecidos estão se vendo pela primeira vez, tudo parece estranho, em um ritmo lento, quase parando. Novas caras, novos amigos, novos professores!  Sejam todos bem-vindos!

A resposta dos alunos nesta primeira semana foi muito boa. Alunos atentos e até mesmo participativos, o que deixou uma ótima impressão. Espero sinceramente que este ritmo continue para deslancharmos neste novo ano letivo.

A grande novidade, para este professor, foram as novas salas, muito amplas e com uma configuração que privilegia a largura em vez da profundidade, o que facilita no trato em grupos grandes de alunos.

Para não perder o costume, estou postando um pequeno retorno da semana com os assuntos aplicados.

 

paisagem-1

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Composição de uma paisagem – pags 1 e 2.

ATENÇÃO: Alunos, não esqueçam do término da planta baixa da sala. Por enquanto não utilizaremos o Atlas, por isso deixem em casa para evitar peso desnecessário.

Foram aplicados os exercícios da página 2 (exercício 1 letras A e B).

Nesta rápida semana trabalhamos as páginas 1 e 2 com o tema “Composição de uma Paisagem”. Foi solicitado aos alunos que trouxessem uma imagem que representasse para eles uma paisagem. Em geral, os alunos interpretaram a paisagem como algo com apenas elementos naturais, como vegetação, cachoeiras, campos naturais, em suma, algo belo. Contudo, foi demonstrado que paisagem é aquilo que nossa visão alcança, independente se os elementos são naturais ou culturais (humanizados). Os alunos conheceram o conceito de Lugar na Geografia (é o espaço onde transcorre nosso dia-a-dia, onde temos uma relação sentimental) como nossa casa, escola, bairro, entre outros.

Na sexta-feira aproveitamos para iniciar a “Sexta da Cartografia”, que será um dia no qual fugiremos um pouco da apostila e nos dedicaremos a produção de mapas ou conceitos relacionados a cartografia. Os alunos foram “desafiados” a produzirem um planta baixa da sala de aula. Infelizmente o tempo não permitiu o término, ficando para a próxima sexta.

Brastra

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA  1 – Identidade do Brasil – pags. 1 a 3.

ATENÇÃO: Temos deveres na página 4. Não esqueçam do Atlas.

Foram aplicados os exercícios da página 2 (dirigido pelo professor) e 3.

Iniciamos com a imagem da página 1 da apostila que mostra a “carteira de identidade do Brasil”, claro, uma brincadeira, mas que aproveitamos para iniciarmos uma tempestade de idéias. Onde constava assinatura da carteira, estava escrito República Federativa do Brasil. Foi explicado que república é uma forma de governo na qual o povo é soberano (os alunos também conheceram outras formas como a monarquia e a ditadura) e que federação resulta da união de vários estados submetidos a um governo central.

continentes

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 1 – O espaço mundial – pags. 3 a 9.

ATENÇÃO: Deveres nas páginas 9, 10 e 11.

Mesmo sendo a primeira semana ela foi muito produtiva. Foi iniciado o tema regionalização (delimitação de uma área com características próximas). Trabalhamos a regionalização a partir de critérios naturais, como a configuração atual dos continentes, desde a Pangéia. Detalhamos informações sobre cada continente e discutimos o eurocentrismo (visão de mundo do europeu como colonizador).

Vimos uma regionalização histórica dos continentes em Velho, Novo e Novíssimo Mundo, além da Antártica.

america_fisico

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Soy Loco por ti América – pags 1 a 3.

Esta primeira apostila foca o continente americano, então começamos pela localização nos sentidos norte, sul, leste e oeste e resgatamos alguns conceitos de coordenadas geográficas. Os alunos demonstraram conhecimento no assunto e muita participação, algo importante para todos.

Apresentamos a configuração física da América, principalmente a Cordilheira dos Andes, as Montanhas Rochosas e sua formação a partir do deslocamento de placas. Interpretamos o mapa da página 3 com a identificação das cores como convenção cartográfica.

PtolomeuGeografiaMapaGreciaManuscritosVaticanLibrarymath15

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Introdução ao estudo cartográfico – págs 1 e 2.

A ciência geográfica como ponto de partida, desde os gregos com seus heróis em aventuras, onde era possível perceber a descrição dos lugares e das culturas; dos romanos como elemento de conquista; dos alemães do século XIX como Humboldt e Ritter como pioneiros da Geografia Moderna e afirmação do novo país Alemanha.

Infelizmente não foi possível continuar nesta semana pois os alunos tiveram uma palestra importante sobre bulling. Mas vamos aproveitar a instalação do projetor na sala para fazer uma apresentação em ppt sobre e assunto.

Surfista de trem em Bangladesh-1

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Dinâmica da população – pags. 2 e 3.

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade para quarta-feira!  Veja o que foi solicitado no final da postagem do segundo ano.

A demografia (área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional humana) será o tema desta primeira apostila.

Afinal, quanto somos neste planeta? Bem, atualmente estamos na casa dos 7 bilhões de pessoas! Como foi dito para os alunos, o planeta pode suportar este e um número maior de pessoas, desde que nós sejamos um pouco mais frugais no consumo dos recursos naturais.

Alguns alunos se espantaram com a população da China (1,3 bilhões) e a Índia (1,1 bilhões) 30% do total. Explicamos que a população mundial iniciou seu salto “geométrico” com o início da Revolução Industrial, pois até então existiam inúmeros limitantes demográficos, como a fome, as epidemias, guerras entre outros (uma simples gripe poderia ser fatal e até mesmo doenças hoje consideradas “inofensivas”). O próprio peso das mulheres influenciava na fertilidade, pois abaixo de determinado peso, o corpo naturalmente impede a ovulação.

Com o controle das doenças e uma melhor alimentação, a população consegue aumentar a sua longevidade  e reprodução. Aproveitamos para atualizar as informações da apostila sobre os dados demográficos dos dez mais populosos países do mundo.

ATIVIDADE

POPULAÇÃO E TAXAS DEMOGRÁFICAS DOS ESTADOS BRASILEIROS

Cada aluno recebeu, através de sorteio, um estado brasileiro. Caso algum aluno não presente nesta semana, por favor, escolha um estado aleatóriamente e traga as seguintes informações:

  1. População absoluta – qual é a população do estado escolhido (uma opção é o site do IBGE);
  2. Taxa de natalidade do estado;
  3. Taxa de fecundidade do estado;
  4. Taxa de mortalidade infantil do estado;
  5. Taxa de mortalidade do estado;
  6. Densidade demográfica do estado (habitantes por kilômetro quadrado – hab/km2);

No trabalho deve constar o ano das referidas taxas (não há necessidade de ser atual);

No trabalho deve constar o endereço do site onde foi retirada as informações;

Os alunos podem enviar até as 23 horas de terça-feira por e-mail ou trazer em uma folha na quarta-feira.

A entrega atrasada incidirá na perda de 3 (três) pontos por dia, sem contar com a correção, fiquem atentos por favor.

expancionismo-alemao-para-aquisicao-do-espaco-vital-primavera-de-19392

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Conhecimento do espaço geográfico – pags. 39 e 40???

A apostila do Terceirão é bem resumida para poder abarcar o máximo de informações. Porém, em alguns momentos perde o foco. Por isso, foi produzido uma apresentação em ppt. com informações importantes sobre a ciência geográfica.

O ritmo imposto é um pouco rápido, pois temos apenas duas aulas por semana, o que torna importante que os alunos prestem muita atenção, principalmente nos “toques” sobre o vestibular. Conto com participação de todos.

Lembro que ainda não terminamos, faltando a finalização e aplicação de exercícios, por isso postarei a apresentação na semana que vem. ok!

Até a próxima blogagem…..

domingo, 20 de fevereiro de 2011

BEM-VINDOS ALUNOS AO ANO LETIVO DE 2011

Olá alunos e pais,

Este blog tem por objetivo ser uma ferramenta de comunicação e de continuação das atividades em sala de aula. Por ele é "blogado" (vamos utilizar muito esta palavra no sentido de postagem) os planejamentos, os retornos, as complementações e os exercícios virtuais. Vamos saber o que cada um significa?

PLANEJAMENTOS:

Os planejamentos serão semanais (salvo eventuais problemas de internet ou de computador) e neles constarão:

1. A série ou ano;
2. O período do planejamento (data);
3. A "atenção" em vermelho para evidenciar algo urgente, como um trabalho ou prova durante a semana;
4. Uma imagem relacionada ao tema;
5. O título do tema a ser tratado durante a semana com a sua página na apostila;
6. Os temas numerados em ordem;
7. Os objetivos - o que se quer atingir com os temas;
8. A metodologia - como vamos tratar o tema, com quais ferramentas?
9. A avaliação - Como será avaliado os temas semanais.

Nestes planejamentos semanais registraremos os trabalhos solicitados com todas as informações necessárias, caso o aluno tenha faltado ou (ele) ou os pais queiram tirar dúvidas. Por isso a importância de verificar o blog pelo menos uma vez por semana. Eventualmente, um tema poderá ser tratado por mais de uma semana o que incidirá em sua "blogagem" repetida.

RETORNOS SEMANAIS:

Os retornos semanais servem para registrar o que foi efetivado em sala durante a semana. Eles servem tanto para os alunos que faltaram no período, quanto para os pais acompanharem o que foi aplicado em sala. Os retornos semanais serão blogados entre a sexta-feira e o final do sábado da semana corrente. Neles constarão:

1. O título e a semana corrente;
2. A série ou ano, com o nome da apostila e as páginas trabalhadas;
3. Posicionamento das páginas de exercícios aplicados;
4. Um resumo das aulas da semana e eventuais comentários pertinentes;
5. Alertas para futuras atividades, avaliações ou trabalhos.

COMPLEMENTAÇÕES:

As complementações servem como um auxílio ou finalização de um determinado tema. Baseado no assunto tratado, poderemos deixar informações atualizadas (tiradas dos meios de comunicação, vídeos e outros), ou caso tenha ficado algo pendente em sala. Ela não será semanal surgindo quando necessário.

OS EXERCÍCIOS VIRTUAIS:

Os exercícios virtuais são utilizados para entreter e desafiar os alunos, todavia ele não é semanal. Procuramos deixar blogado dentro das possibilidades de tempo, pois exige um certo período de preparo. Geralmente dedicamos para os alunos do 6 (sexto) e (sétimo) anos, mais curiosos, para eles exercitarem, pois não há possibilidade de avaliar este tipo de atividade.
Para este ano existe o projeto de iniciarmos uma webquest com algumas turmas, mas como disse, tudo depende de tempo e das respostas dos alunos.

PARA FINALIZAR, NO QUE SE REFERE AS AVALIAÇÕES:

Teremos no mínimo quatro notas avaliativas, sendo uma prova semanal, um trabalho, uma prova trimestral e uma nota participativa (esta nota foca no dia-a-dia do aluno, em seu comportamento, sua participação em sala e nos exercícios, entre outros). Isto não quer dizer que não teremos mais notas, entretanto, fica aqui garantido um mínimo de quatro.
Já para os alunos do 9 (nono) até o terceirão, além dessas, existirá a nota do simulado que se baseará nos assuntos tratados naquele momento (quer dizer, todas as cinco questões estarão dentro dos temas estudados na época).

Para pesquisas ou trabalhos virtuais solicitados, é comum de minha parte permitir a entrega por e-mail, pois entendo que isso economiza papel e permite que os alunos sejam criativos, ou até mesmo ousados nas configurações de seus projetos. Fica a ressalva que isto não é obrigatório, pois a entrega em papel é válido, tudo depende do modo como o aluno está acostumado a trabalhar. Para aqueles que enviarem por e-mail será retornado um outro e-mail acusando o recebimento, deixando registrado a entrega.

Por último, como esta é a primeira semana de aula não coloquei a postagem semanal, pois os alunos do ensino médio e fundamental II chegarão em períodos diferenciados e existe todo aquela questão do primeiro dia de aula. Mas fica o compromisso de que os temas tratados nesta semana estarão blogados no retorno da semana.

DESEJO PARA ALUNOS E PAIS QUE ESTE ANO SEJA PROFÍCUO PARA TODOS E QUE POSSAMOS ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS.

Até a próxima "blogagem"!