SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23 e 25/05/2012
ATENÇÃO:
- Nesta semana temos a entrega do trabalho sobre o Sistema Solar.
- Temos deveres para correção páginas 30 e 31.
Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar Entrega: 23 ou 25 de maio; Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo) Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar. Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções). Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas; Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica. |
A Superfície da Terra: [Apostila 2, páginas 32 a 35]
- Correção de exercicios;
- Entrega e avaliação do trabalho do Sistema Solar;
- O que é a superfície terrestre?
OBJETIVOS:
- Caracterizar a superfície terrestre e reconhecer que ela é constituída de camadas;
- Identificar as relações existentes entre a biosfera, a atmosfera e a hidrosfera;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21 e 23/05/2012
TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS ENTREGA: 28 E 30/05/2012; GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show; É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado. RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito. O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto; TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):
|
Urbanização: [Apostila 2, páginas 38 a 41]
- Aplicação de exercícios;
- Urbanização do Brasil;
OBJETIVOS:
- Reconhecer as principais características do espaço brasileiro;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21 e 25/05/2012
ATENÇÃO: Temos correção de exercícios das páginas 31 a 33.
TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO ENTREGA: 01/06/2012 GRUPOS: Individual, dupla ou trio; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios). TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):
|
América Central: [Apostila 2, páginas 34 a 41]
- Correção de exercícios;
- Características gerais;
- América Central continental;
OBJETIVOS:
- Reconhecer a América Central continental;
- Identificar aspectos históricos e econômicos da América Central continental;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23/05/2012
ATENÇÃO: Para entrega, nesta semana, do trabalho sobre a Iugoslávia.
TRABALHO IUGOSLÁVIA |
CEI: Aspectos Gerais: [Apostila 2, páginas 40 a 47]
- Introdução;
- Formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI);
- Aspectos físicos;
OBJETIVOS:
- Reconhecer o processo de desagregação da União Soviética;
- Conhecer os aspectos físicos da região;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 21 e 25/05/2012
ATENÇÃO:
- Temos correção dos exercícios das páginas 19 a 22.
- Na sexta-feira trazer a apostila 2.
TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL |
Antigo Segundo Mundo: [Apostila 2, páginas 3 a 9]
- Correção de exercícios;
- Avanços e recuos do Socialismo;
- Socialismo ideal e socialismo real;
OBJETIVOS:
- Conceituar socialismo real;
- Diferenciar socialismo ideal de socialismo real;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO:
ATENÇÃO: Trazer a apostila 1 e 2 para quinta-feira;
TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL ENTREGA: 31/05/2012 ---- Turma 313 APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional; TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo; TEMAS: 1° Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania); 2° Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc. 3° Imagens, mapas; 4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil; 5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários; 6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc. 7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social; |
Antigo Segundo Mundo: [Apostila 2, páginas 3 a 9]
- Aplicação e correção de exercícios;
- Avanços e recuos do Socialismo;
- Socialismo ideal e socialismo real;
OBJETIVOS:
- Conceituar socialismo real;
- Diferenciar socialismo ideal de socialismo real;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….