SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 19/11/2010
ESPAÇO RURAL: [apostila 4 – páginas 167, 168, 170, 174, 176]
- Clima, relevo e solo;
- Sistemas agrícolas;
- Pecuária;
- Problemas ambientais no campo;
- Relação campo – cidade;
OBJETIVO:
- Entender a importância dos elementos físicos para a agricultura;
- Conhecer as técnicas de cultivos utilizados no mundo;
- Conhecer a importância da criação de animais;
- Compreender os impactos relacionados ao processo produtivo agrícola e as relações interdependentes entre campo e cidade;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 16/11/2010 e 19/11/2010
ESPAÇO RURAL: [apostila 4 – páginas 167, 168, 170, 174, 176]
- Clima, relevo e solo;
- Sistemas agrícolas;
- Pecuária;
- Problemas ambientais no campo;
- Relação campo – cidade;
OBJETIVO:
- Entender a importância dos elementos físicos para a agricultura;
- Conhecer as técnicas de cultivos utilizados no mundo;
- Conhecer a importância da criação de animais;
- Compreender os impactos relacionados ao processo produtivo agrícola e as relações interdependentes entre campo e cidade;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 17/11/2010
ATENÇÃO: A prova trimestral (dia 22/11/2010) terão os temas urbanização e transportes. As páginas que devem ser estudadas são: 186, 187, 193, 194, 196, 202, 203, 208, 209, 210, 212, 214, 216, 218, 224, 225 e 226.
TRANSPORTES: [Apostila 4 – páginas 218, 224, 225 e 226]
- Hidrovias;
- Transporte marítimo;
- Transporte aéreo;
- Transporte tubular (dutos);
OBJETIVO:
- Entender o sistema hidroviário;
- Conhecer os transportes marítimos/aéreos/tubular;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 17/11/2010
ATENÇÃO: A prova trimestral (dia 22/11/2010) terão os temas Tigre Asiáticos, Aspirantes a Tigres e Japão. As páginas que devem ser estudadas são: 184, 185, 186, 189, 193, 194, 195, 196, 197, 198, 199, 200 – além das anotações do caderno.
JAPÃO: [Apostila 4 – páginas 198, 199 e 200]
- Pós-guerra, reconstrução e o milagre japonês;
- O modelo industrial japonês;
- Megalópole japonesa;
OBJETIVO:
- Conhecer os fatores que permitiram o Japão se reerguer economicamente;
- Entender o sistema industrial japonês (pôlderes industriais/portuários) e o predomínio dos grandes conglomerados (zaibasus);
- Compreender a dinâmica demográfica japonesa;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada (com apresentação de data show)
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 17/11/2010
ATENÇÃO: A prova trimestral (dia 17/11/2010) terão os temas Oceania e, particularmente, Austrália e Nova Zelândia. O foco se dará na localização da Oceania e suas divisões, aspectos físicos, demográficos e econômicos da Austrália e Nova Zelândia, além de conceitos geográficos trabalhados em sala que devem estar registrados no seu caderno. Para melhor auxílio, seguem algumas páginas para serem estudadas: 178, 179, 183, 184, 185, 188, 194, 196, 197, 198, 200, 201, 203, 204, 208. Como a prova terá dez questões, 50 minutos serão o suficiente, poderemos continuar a apostila.
FLUXO DE MERCADORIAS E CAPITAL: [Apostila 4 – páginas 219 a 221, 225 e 226]
- Comércio internacional;
- Circulação de capital internacional;
OBJETIVO:
- Conhecer a dinâmica do comércio internacional e atuação da OMC.
- Entender o processo de trânsito do capital mundial e um de seus reflexos mais importantes, como a queda do dólar americano perante outras moedas;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 19/11/2010
ATMOSFERA [Apostila 4 – páginas 3 a 8 – em caso de utilização de data show]
- Tempo e clima;
- Fatores climáticos;
- Circulação atmosférica;
OBJETIVO:
- Diferenciar tempo de clima;
- Conhecer os fatores climáticos que influenciam no clima;
- Entender os mecanismos que interferem na circulação atmosférica;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada (com apresentação de data show);
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 19/11/2010
Temas: Apostila Geopolítica Brasileira ou Novas Contradições;
- Espaço Territorial Brasileiro;
- Mundo em Conflito;
OBJETIVO:
- Conhecer a formação e organização do espaço brasileiro;
- Conflito nas Balcãs;
METODOLOGIA:
Aula expositiva.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Não teremos aula nesta semana
ATENÇÃO: A prova trimestral marcada para o dia 22/11/2010 terão os temas da apostila 3 (demografia, agricultura e indústria) – até semana que vem.