sexta-feira, 16 de abril de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL GEOGRAFIA PERÍODO: 19.04.2010 – 23.04.2010

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
Não haverá aula nesta semana em virtude do feriado.



TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – 23.04.2010


Aplicação de exercícios sobre as últimas matérias:

  • Linguagem cartográfica;
  • Dinâmica terrestre;
  • Formações geológicas;
  • Energia e recursos naturais;
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – 23.04.2010


  • Litosfera e Evolução Geológica da Terra
  • Eras Geológicas.
  • Estrutura Interna da Terra.
  • Minerais e rochas.
  • Deriva continental e tectônica de placas.
Objetivo:
Compreender a evolução terrestre, sua estrutura interna, a deriva continental e tectônica, bem como os compostos minerais.

Metodologia:
Aula expositiva com apresentação de data show e aplicação de exercícios.


ATIVIDADE CARTOGRÁFICA
COMPLEMENTAÇÃO E ENTREGA - 07.05.2010.

OBJETIVO:
Proporcionar uma atividade de confecção de mapa utilizando a ferramenta Google Earth. Compreender o sistema de escalas e as coordenadas geográficas. Atuar em trabalho de campo.

METODOLOGIA:
Em virtude de alguns problemas logísticos e técnicos, uma parte da atividade deverá ser feita extra-classe, sendo reservado para a aula os cálculos de escala e possíveis dúvidas inerentes á atividade.
Material Necessário:

  • Computador com acesso rápido de internet (a escola possui laboratório, caso necessário).
  • Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).
  •  Uma impressora.
  • Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.
Atividade:
  • Atividade poderá ser feita com até quatro alunos.
  • Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, no mínimo dez ao todo, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos, situação improvável em relação a casas.
  • Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.
  • Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.
  • Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).
  • Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos deverão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.
  • Com este modelo os alunos deverão imprimi-lo para a futura confecção manual.
  • De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Lembrar da aula do dia 09.04.2010, quando foi mostrada a imagem de satélite da escola onde não existia o prédio que está sendo construído.
  • Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.
  • Em sala de aula, com o mapa pronto, calculadora, lápis preto e de cores, serão feitos os cálculos de escala, pois cada mapa terá a sua própria escala, finalização do mesmo, e resolução de eventuais dúvidas.


SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – 23.04.2010


Atenção: Alguns alunos não vem trazendo para a aula o atlas, material este incluso na lista de material. solicito aos pais que providenciem o mais rápido possivel.

  • Trabalhando com escalas no mapa.

Objetivo:
Evidenciar a utilidade das escalas numéricas e gráficas em um mapa.

Metodologia:
Os alunos tem a liberdade na escolha de um mapa qualquer, decidem a distância a ser medida e aplicam a escala para obter a distância real.


SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
19.04.2010 – 23.04.2010


Atenção: Alguns alunos não vem trazendo para a aula o atlas, material este incluso na lista de material. solicito aos pais que providenciem o mais rápido possivel.
  • Trabalhando com escalas no mapa.
  • Coordenadas geográficas.

Objetivo:
Evidenciar a utilidade das escalas numéricas e gráficas em um mapa. Conhecer o sistema de referenciamento terrestre.

Metodologia:
Os alunos tem a liberdade na escolha de um mapa qualquer, decidem a distância a ser medida e aplicam a escala para obter a distância real.
Os alunos praticarão um exercicio de latitude e longitude e aplicarão num mapa-atividade.

domingo, 11 de abril de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL - 12.04.2010 / 16.04.2010

x
x
x

Primeiro Ano do Ensino Médio - 16/04/2010

  1. Explicação da atividade cartográfica - Maiores detalhes seguem abaixo:
  2. Cartografia: projeções, Mercator e Peters;
  3. Evolução e estrutura interna da Terra (Eras geológicas, estrutura interna);

Objetivo:

Conhecer as dificuldades de colocar em um plano a esfera terrestre e as ideologias por trás da composição de uma mapa. Apresentar a evolução do planeta Terra e sua constituição.


Metodologia:

Aula expositiva com apresentação de data show e aplicação de exercícios.


ATIVIDADE CARTOGRÁFICA – COMPLEMENTAÇÃO E ENTREGA, 23.04.2010.


Atenção: Esta atividade será explicada no dia 16.04.2010. Para aqueles que conseguirem entender a atividade, podem ir adiantando, principalmente na questão do programa para baixar no computador. Aproveitem e experimentem o programa, treinem e podem inclusive dar prosseguimento ao trabalho.


Objetivo:

Proporcionar uma atividade de confecção de mapa utilizando a ferramenta Google Earth. Compreender o sistema de escalas e as coordenadas geográficas. Atuar em trabalho de campo.


Metodologia:

Em virtude de alguns problemas logísticos e técnicos, uma parte da atividade deverá ser feita extra-classe, sendo reservado para a aula os cálculos de escala e possíveis dúvidas inerentes á atividade.


Material Necessário:

  1. Um computador com internet banda larga (caso necessário, a escola possui laboratório).
  2. Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.)
  3. Uma impressora. 
  4. Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.

Atividade:


1.Atividade poderá ser feita com até três alunos.

2.Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência. No mínimo dez ao todo, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos, situação improvável em relação a casas.

3.Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.

4.Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.

5.Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).

6.Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos deverão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, os alunos deverão, então, clicar no botão mapas que surgirá, isso fará surgir um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.

7.Com este modelo os alunos deverão imprimi-lo para a futura confecção manual.

8.De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa da atividade. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Lembrar da aula do dia 09.04.2010, quando foi mostrada a imagem de satélite da escola onde não existia o prédio que está sendo construído.

9.Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4. Lembrando de referenciar (nomes) os locais como comércio, praças, prédios, etc.

10.Em sala de aula, com o mapa pronto, calculadora, lápis preto e de cores, serão feitos os cálculos de escala, pois cada mapa terá a sua própria escala, a finalização do mesmo, e a resolução de eventuais dúvidas.




Sexto Ano do Ensino Fundamental Matutino – 14 e 16/04/2010

Correção das atividades de pontos de referência.
A partir desta semana os alunos devem trazer o Atlas Geográfico.


  1. Iniciação à Cartografia


  • Origem dos mapas;
  • Escalas;
  • Projeções cartográficas;
  • Elementos cartográficos;

Objetivo:
Apresentar aos alunos as técnicas cartográficas, os principais elementos constituintes como: título, escala, cores, legenda, posição geográfica, etc.

Metodologia:
Aula expositiva e aplicação de exercícios.


Sexto Ano do Ensino Fundamental Vespertino – 12 e 13/04/2010

A partir do dia 13 os alunos devem trazer o Atlas Geográfico.


  1. Orientação nas paisagens do espaço geográfico e pontos de referência;
  2. Iniciação à Cartografia
  • Origem dos mapas;
  • Escalas;
  • Projeções cartográficas;
  • Elementos cartográficos;

Objetivo:
Compreender princípios básicos de orientação no espaço. Apresentar aos alunos as técnicas cartográficas, os principais elementos constituintes como: título, escala, cores, legenda, posição geográfica, etc.

Metodologia:
Aula expositiva e aplicação de exercícios.


Segundo Ano do Ensino Médio - 14/04/2010

Esta semana terá prova sobre os assuntos relacionados a população: conceitos populacionais (taxas natalidade, fecundidade, mortalidade (inclusive infantil), crescimento vegetativo e demográfico, teorias demográficas; estrutura etária, pirâmide etária, migrações (interna e externa), PEA, setores de atividades.
Atenção: O Brasil estará em questões da prova, contudo não serão cobrados dados relacionados ao trabalho feito pelos alunos na semana passada.


  1. Espaço Agrário


  • agricultura extensiva e intensiva;
  • agricultura nos países do sul (subdesenvolvidos);
  • agricultura nos países do norte (desenvolvidos);
  • as principais contradições das agriculturas do sul e do norte;
  • agricultura no Brasil;

Objetivo:
Conhecer a dinâmica agrária no mundo e no Brasil;

Metodologia:
Aula expositiva com utilização de data show e aplicação de exercícios.


Terceiro Ano do Ensino Médio – 14 e 16/04/2010

Entrega do trabalho sobre os terremotos do ano de 2010.

Para quem não estava em sala no dia da solicitação do trabalho, os alunos deverão produzir uma pesquisa sobre os últimos terremotos (Haiti, Chile, México e qualquer outro que apresentar no período de produção do trabalho – verificar terremoto Ásia) tendo como objetivo, além da parte jornalística sobre o assunto - que não deve se estender muito -, buscar as explicações que os meios de comunicação dão sobre os terremotos, com preferência para imagens ilustrativas.


  1. Principais sistemas energéticos – (petróleo, carvão, água, urânio, biocombustível, etc.);
  2. O papel da Geografia na integração nacional;

Objetivo:
Apresentar os principais recursos energéticos utilizados no mundo. Conhecer a participação da Geografia nas questões brasileiras.

Metodologia:
Apresentação em data show, aula expositiva e aplicação de exercícios.