SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 18 e 22/10/2010
ATENÇÃO: Na segunda teremos a correção dos exercícios das páginas 135, 136, 137 e 140. Isto também vale para os alunos que se ausentaram na segunda (11/10).
ATMOSFERA: Precipitações Atmosféricas – pags. 141 a 146
- Chuvas (orográficas, frontais e convectivas);
- Granizo;
- Chuvas Ácidas;
- Neve;
- Aplicação de exercício preparatório para a prova atmosfera;
OBJETIVO:
- Conhecer os diversos tipos de precipitações atmosféricas.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 19 e 22/10/2010
ATMOSFERA: Ventos, Umidade do Ar e Precipitações – pags. 135 a 146
- Ventos (alta e baixa pressão, tornados, [furacões-tufões] e ciclones;
- Umidade do Ar (formação e tipos de nuvens)
- Precipitações (chuvas, granizo, neve)
OBJETIVO:
- Compreender o movimento atmosférico;
- Entender a formação das nuvens e suas classificações;
- Conhecer as diversos tipos de precipitações atmosféricas;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 18 e 22/10/2010
HIDROSFERA: Bacias Hidrográficas – pags 14 a 20
- Conceito de bacia hidrográfica;
- Bacias hidrográficas brasileiras;
- Energia hidráulica;
- Exercícios;
OBJETIVO:
- Entender o sistema de drenagem de uma região;
- Conhecer as principais bacias hidráficas do Brasil;
- Compreender o funcionamento de uma usina hidrelétrica;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogado com apoio de data show e aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 10/09/2010
ENERGIA: Fontes Energéticas Renováveis – pags. 9 a 20
- Energia hidrelétrica;
- Eólica;
- Solar;
- Geotérmica;
- Marés;
- Biomassa;
OBJETIVO:
Conhecer as principais alternativas de energia no mundo. Compreender a importância destas fontes energéticas para a substituição das energias clássicas. Analisar as vantagens e desvantagens das renováveis.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 10/09/2010
ATENÇÃO: Não esqueçam de trazer a apostila 3. Nesta segunda-feira à tarde teremos um aulão sobre Santa Catarina, com horário a definir; conto com a presença de todos.
APOSTILA 3: Frente 1 = População – pags.53 a 57
- Teorias populacionais (Malthus, Neomalthusianas e Reformista);
- Crescimento demográfico (populoso-povoado; absoluta e relativa);
- Estrutura populacional (pirâmides e faixas etárias);
- Migrações;
OBJETIVO:
- Conhecer as diversas teorias sobre o aumento populacional;
- Compreender os diversos fatores associados à demografia;
- Aprender a interpretar as pirâmides etárias e os impactos relacionados ao predomínio de faixas etárias em um país.
- Analisar as causas que incidem nas migrações internas e externas.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.