sábado, 31 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL-PERÍODO: 02/04 a 04/04/2012

 

images

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04/03/2012

ATENÇÃO: Tragam o atlas neste dia.

 

Espaço Geográfico: Representação:        [Apostila 1, páginas 46 a 53]

  1. Convenções cartográficas;

OBJETIVOS:

  • Interpretar convençoes cartográficas e legendas;
  • Definir e aplicar escalas cartográficas e comparar gráfica e numérica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


Made - logo

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02 e 04/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 45 (atividades e roteiro de estudo), 46 e 47 para segunda-feira.

Temos trabalho sobre os imigrantes no Brasil, parte do capítulo população da apostila.

IMIGRANTES NO BRASIL

Foram criados grupos, ou individual, para pesquisarem os seguintes imigrantes:

Entrega: 09/04/2012 – Padrão de pesquisa com introduçao, conclusão, bibliografia.

  • Portugueses, Espanhóis, Alemães, Sírio-libaneses, Italianos, Japonese e Eslavos;

Os alunos devem buscar informações sobre:

  • Período de chegada no Brasil;
  • Quantidade aproximada;
  • Local onde se estabeleceram;
  • Cultura em geral: objetos, roupas, músicas, danças, alimentos, etc.
  • Influência cultural no Brasil.

 

Comércio Exterior:       [Apostila 1, páginas 48 a 52]

  1. Relações comerciais internacionais;
  2. O comércio exterior do Brasil;

OBJETIVOS:

  • Conceituar matéria-prima;
  • Relacionar o desenvolvimento de um país e os principais tipos de produtos exportados;
  • Conceituar balança comercial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


1229183369317_f

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02/03/2012

 

O Sul Subdesenvolvido:         [Apostila 1,   páginas 54 a 61]

  1. Diferenças entre os países do Sul;
  2. Origens do subdesenvolvimento;
  3. Democracia frágil ou inexistente;
  4. Autoritarismo e Corrupção;
  5. A Industrialização;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferenças culturais entre os países do Sul;
  • Associar corrupção e autoritarismo;
  • Associar desenvolvimento e democracia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


uniao-europeia

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04/03/2012

ATENÇÃO: Preparamos exercícios para a prova que ocorrerá no dia 11/04/2012. O exercício deverá estar pronto no caderno para o dia 04/04. Para aqueles alunos que entregarem como trabalho, será dada uma nota extra.

Questões para a prova

  1. Quais são os países do Norte?
  2. Aponte dois países do Norte que estão abaixo da Linha do Equador.
  3. Por prevaleceram as denominações países do Norte e do Sul?
  4. Defina Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-científica.
  5. Aponte os limites da Europa.
  6. Escreva o nome de três: climas, rios, planícies, montanhas, ilhas, penínsulas europeias.
  7. Como, regionalmente, podemos dividir a Europa?
  8. Como se chama o bloco econômico europeu? Quando iniciou a unificação monetária e qual o nome deste tratado?
  9. Defina Divisão Internacional do Trabalho.
  10. A Europa é um continente intensamente urbanizado. Defina Urbanização, e por que esse conceito é diferente de crescimento das cidades?
  11. Aponte elementos que explicam a redução de n° de filhos na Europa.
  12. De que os europeus acusam os imigrantes que entram em seus países?
  13. Quais são os países europeus ocidentais altamente industrializados? Escolha um país para caracterizar sua economia.
  14. Que são os “outros países ocidentais altamente industrializados”. Quais são as suas características principais?
  15. Quais são os “países europeus ocidentais de menor industrialização”, e apresente uma característica principal.
  16. Quais são os “países europeus ocidentais de fraca industrialização”?
  17. Quais são os miniestados europeus?

 

 

Europa Ocidental: Aspectos Regionais:      [Apostila 1,  páginas 66 a 70]

  1. Correção dos exercícios para prova;
  2. Aplicação dos exercícios do capítulo 4;

OBJETIVOS:

  • Preparação para a prova mensal;
  • Aplicar os conhecimento adquiridos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


recursosenergeticos03

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 02/03/2012

Países do Mundo Desenvolvido….:       [Apostila 1, páginas 4 a 10]

  1. Etapas da Industrialização;
  2. Países Desenvolvidos;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
  • Conceituar Taylorismo e Fordismo;
  • Identificar os conjunto de países desenvolvidos;
  • Associar democracia a desenvolvimento

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

RETORNO DA SEMANA–PERÍODO: 26/03/2012 A 30/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: localizaçao/representação – pags 38 a 50 

ATENÇÃO: Trazer o atlas na quarta-feira (04).

Foram corrigidos os exercícios das páginas 32, 33 e 34.

Na semana passada deixamos uma grade de coordenadas para os alunos fazerem e aproveitamos para corrigir e verificar as dúvidas dos mesmos. Reforçamos a questão das latitudes e longitudes.

Iniciamos o tema cartografia onde os alunos deveriam trazer o atlas de casa para um exercício. Solicitei que os alunos escolhessem um mapa e observamos os títulos. Como a escolha no atlas era aleatória, os alunos apresentaram diversos tipos de mapas, facilitando a observação que os mesmos não são apenas políticos. Aproveitamos para criar um exercício onde o aluno deveria identificar no mapa o título, legenda, escala, orientação e coordenadas geográficas.

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Desenvolvimento Econômico e Social – pags. 38 a 44 

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 45 (atividades e roteiro de estudo), 46 e 47 para segunda-feira.

Temos trabalho sobre os imigrantes no Brasil, parte do capítulo população da apostila.

 

 

IMIGRANTES NO BRASIL

Foram criados grupos, ou individual, para pesquisarem os seguintes imigrantes:

Entrega: 09/04/2012 – Padrão de pesquisa com introduçao, conclusão, bibliografia.

  • Portugueses, Espanhóis, Alemães, Sírio-libaneses, Italianos, Japoneses e Eslavos;

Os alunos devem buscar informações sobre:

  • Período de chegada no Brasil;
  • Quantidade aproximada;
  • Local onde se estabeleceram;
  • Cultura em geral: objetos, roupas, músicas, danças, alimentos, etc.
  • Influência cultural no Brasil.
 

 

Trabalhamos os conceitos de PIB (produto interno bruto) e PNB (produto nacional bruto) que possuem significados próximos que são toda a geração de riqueza (produção) de um país em um ano. A diferença é que no PNB são somados as entradas e saídas de capital do país. Os alunos puderam observar os maiores PIB´s do mundo em 2007 (onde não consta o Brasil), atualmente a sexta economia do mundo, e as maiores rendas per capita (riqueza de um país em um ano dividido pelo número de habitantes).

Vimos a distribuiçao social de renda em alguns países, com destaque negativo para o nosso país (dados de 2007, de lá pra cá houve uma melhoria nos indicadores) onde demonstrava a distribuição da riqueza em três patamares: 10% mais ricos; 30% intermediários e 60% mais pobres.

Finalizamos com tabelas que apresentavam indicadores de analfabetos acima de 15 anos, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida e linha internacional de pobreza. Explicamos sobre o IDH e seus indicadores.

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – O Sul Subdesenvolvido – pags. 54 a 57

Esta semana corrigimos exercícios da anterior (página 43 a 51) que exigiu um tempo maior. Utilizando mapas e tabelas com temas socioeconômicos trabalhamos conceitos de países do Norte/Sul; renda per capita; distribuição social de renda; expectativa de vida; IDH e dimensões associadas.

Iniciamos o capítulo 4 – Sul subdesenvolvido com dois questionamentos:

  1. Quais são as origens do subdesenvolvimento?
  2. Diferenças entre colônias de exploração e colônias de povoamento?


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Regionais – pags 44 a 65.

ATENÇÃO: Preparamos exercícios para a prova que ocorrerá no dia 11/04/2012. O exercício deverá estar pronto no caderno para o dia 04/04. Para aqueles alunos que entregarem como trabalho, será dada uma nota extra.

 

Questões para a prova

  1. Quais são os países do Norte?
  2. Aponte dois países do Norte que estão abaixo da Linha do Equador.
  3. Por prevaleceram as denominações países do Norte e do Sul?
  4. Defina Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-científica.
  5. Aponte os limites da Europa.
  6. Escreva o nome de três: climas, rios, planícies, montanhas, ilhas, penínsulas europeias.
  7. Como, regionalmente, podemos dividir a Europa?
  8. Como se chama o bloco econômico europeu? Quando iniciou a unificação monetária e qual o nome deste tratado?
  9. Defina Divisão Internacional do Trabalho.
  10. A Europa é um continente intensamente urbanizado. Defina Urbanização, e por que esse conceito é diferente de crescimento das cidades?
  11. Aponte elementos que explicam a redução de n° de filhos na Europa.
  12. De que os europeus acusam os imigrantes que entram em seus países?
  13. Quais são os países europeus ocidentais altamente industrializados? Escolha um país para caracterizar sua economia.
  14. Que são os “outros países ocidentais altamente industrializados”. Quais são as suas características principais?
  15. Quais são os “países europeus ocidentais de menor industrialização”, e apresente uma característica principal.
  16. Quais são os “países europeus ocidentais de fraca industrialização”?
  17. Quais são os miniestados europeus?

A semana foi de correção de exercício que os alunos tinham entregue anteriormente. Com a divisão dos países da Europa Ocidental por critérios socioeconômicos, foi solicitado identificação de recursos via mapa, multinacionais, população economicamente ativa (PEA), principais atividades econômicas, informações de destaque, fronteiras e elementos em comum.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

APOSTILA 1 (parte 2) – Países Desenvolvidos… – págs 03 a 06

Corrigimos a página 47 do encarte de cartografia.

Iniciamos o capítulo 1 da segunda parte da apostila 1. Questionamos sobre os países desenvolvidos (quem são?) e os critérios que definiam esta denominação.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

APOSTILA 1 (parte 2) – Países Desenvolvidos… – págs 03 a 06

Corrigimos a página 47 do encarte de cartografia.

Iniciamos o capítulo 1 da segunda parte da apostila 1. Questionamos sobre os países desenvolvidos (quem são?) e os critérios que definiam esta denominação.

Também comentamos sobre as três revoluções industriais com suas principais características, pois o tema é sobre os países que “estiveram nas três revoluçoes”, contudo não podemos levar ao pé da letra pois Alemanha não esteve presente na primeira, entre outros questionamentos. Em suma, o título não foi muito feliz.

Associamos desenvolvimento econômico e social à presença de democracia. Comentamos sobre a sociedade de consumo, como são chamados os países mais desenvolvidos, e os mecanismos para gerar consumo como o marketing/propaganda e a obsolescência, seja ela técnica (tempo de vida menor dos objetos ou mudança de tecnologia) ou de percepção (relacionado a questões de “modismos”). 

Até a próxima “blogagem”…