SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – A Terra: Forma e Movimentos – pags 21 a 29
ATENÇÃO:
- Para a entrega do trabalho-maquete nesta semana.
- Temos deveres nas paginas 30 e 31.
Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar Entrega: 23 ou 25 de maio; Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo) Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar. Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções). Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas; Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica. |
Apresentamos o movimento terrestre de rotação e suas consequencias como o dia e a noite, os fusos horários, o desvio para oeste das massas líquidas e de ar, o abaulamento no Equador e achatamento nos polos. Tambem comentamos sobre o movimento de translação e sua principal consequência as quatro estações. Evidenciamos que a inclinação do planeta é o diferencial para a desigualdade de iluminação e energia na Terra. Que no período do verão e do inverno um dos polos fica 3 meses na escuridão ou dia.
Como a Terra é inclinada (aproximadamente 23°), a iluminação solar, e sua consequente energia, se apresenta “desigualmente” durante o ano. Isto gera nas regiões abaixo dos trópicos, quatro estações bem definidas. Observe nos polos que há um iluminado e outro na escuridão. Isto é o reflexo de uma estação do ano onde os polos vivem a situação apresentada durante 3 meses consecutivos. Observando esta figura, você conseque identificar qual é o hemisfério (N ou S) mais iluminado e qual estação se apresenta? (Não esquecer que a linha do Equador segue a inclinação do eixo).
Apresentamos as principais posições do planeta durante o ano que marcam o inicio das estações. Explicamos que os solstícios marcam a posição do sol em um dos trópicos (capricórnio ou câncer) e que os equinócios posicionam o Sol na Linha do Equador.
Comentamos sobre fusos horários; que a cada 15° temos uma hora, (24x15°=360°). Como a Terra gira no sentido oeste-leste, todos os horários a leste estão adiantados em relação ao oeste (utilizamos exemplos de países como Austrália em comparação com o Brasil). Que os fusos são adaptados pelos países para evitar muitas horas diferentes. Que no caso brasileiro, nós possuímos 3 fusos horários devido a sua extensão leste-oeste (fusos das ilhas, de Brasília e do Oeste). O país que apresenta o maior número de fusos horários é a Rússia (onze ao todo).
O horário de verão inicia-se quando adiantamos uma hora no relógio, aumentando as horas de iluminação (geralmente escurece por volta das 20 horas). Para estados muito próximos da linha do Equador, este efeito é praticamente nulo, por isso não adotam o horário de verão.
Pontuamos que o Brasil criou o horário de verão para economizar energia; que o maior pico de consumo é no período das 18 as 21 horas e que a economia oscila em torno de 5 a 7%. Com a mudança em uma hora, no período deste horário, temos mais horas de iluminação, o que diminui a utilização de lâmpadas, chuveiros etc.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – Agricultura e Pecuária – pags. 27 a 32
TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS ENTREGA: 28 E 30/05/2012; GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show; É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado. RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito. O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto; TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):
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Na segunda-feira corrigimos a atividade das características dos principais produtos agrícolas do Brasil, destacando a produção, a origem, e as funções de importação e exportação. Explicamos o trabalho que os alunos deverão apresentar.
comentamos sobre a pecuária e seu destaque no Brasil como principal exportador de carnes do mundo (frango, suino e bovino). O Brasil apesar de não ter o maior rebanho do mundo (cerca de 200 milhões de cabeças) é o maior produtor comercial, pois a Índia (maior número de cabeças) considera a vaca um animal sagrado. Mostramos sobre os principais estados produtores de cada segmento (aviário, bovino, suíno e caprino).
Tipos de Pecuária. O Brasil é o principal exportador de carnes e derivados de aves, suínos e bovinos. Apesar de ter uma população grande, o seu foco é para exportação. A carne suína ainda enfrenta “preconceitos”; as aves, intensamente consumidas, se destacam quando a carne bovina está com preços altos. Já esta última, com o controle da febre aftosa no Brasil, vem ganhando mercados mundo a fora, pois o boi brasileiro leva vantagem já que pasta regularmente (país tropical, grandes áreas) com acréscimo de alguma ração, diferente de outros países que aplicam exclusivamente ração em grande parte do ano. A introdução de proteínas animais na dieta bovina (restos de ossos na ração), como ocorreu no Reino Unido, gerou a doença da vaca louca que obrigou o governo a sacrificar milhares de cabeças de gado.
Finalizamos com a estrutura fundiária do Brasil, onde existem grandes propriedades inaproveitadas ou mal utilizadas (latifúndios), grandes extensões de terras com intuito de produção para exportação, propriedades médias e minifúndios (neste último explicamos que a mão-de-obra é familiar), com função de atender o mercado interno. Fizemos um comentário sobre reforma agrária e sua importância para a geração de renda e produção interna de alimentos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – México – pags. 24 a 30
ATENÇÃO: Temos deveres para corrigir nas páginas 32 e 33 (continuação do exercício 5).
TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO ENTREGA: 01/06/2012 GRUPOS: Individual, dupla ou trio; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios). TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):
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Evidenciamos a questão populacional do México. Suas antigas civilizações, o impacto com a chegada dos europeus. Comentamos sobre a Cidade do México, um dos maiores aglomerados urbanos do mundo.
Na sexta-feira, destacamos as atividades econômicas mexicanas como as principais indústrias, o turismo, produção agrícola e extração mineral, com destaque ao petróleo, que desde a década de 70 é o principal produto de exportação.
Acapulco, um dos grandes destinos turísticos do México e importante gerador de renda para o país.
Demonstramos que um dos elementos que prejudica um país com tantos recursos e uma população grande é a inflação (aumento descontrolado dos preços dos produtos e achatamento dos salários) que limita o consumo de um país e gera grandes desigualdades e desemprego. Explicamos que a dívida externa do México é parecida com a brasileira, porém, como o PIB é menor, acaba sendo mais onerosa para o país. Aproveitamos e conceituamos dívida externa, pois alguns alunos acham que o Brasil já pagou a sua dívida externa.
Outro tema trabalhado foi a questão agrária do México, um país latino-americano tão parecido com os outros, com concentração de terras. Contudo, nos anos 30 viveu uma reforma agrária que possibilitou ao país independência na produção de alimentos, pois com o seu tamanho, o país usava as terras para exportação ou especulação.
Subcomandante Marcos, líder do Exército Zapatista, localizada na região de Chiapas, extremo sul do México e região mais pobre do país. A ocupação de cidades da região e os conflitos armados com o exército oficial, chamou a atenção do mundo para esta parte do México e possibilitou um início de diálogo entre governo e os zapatistas
Finalizamos com o conflito da região de Chiapas, formada por camponeses descendentes de maias e que é a área mais pobre do México. A formação de guerrilheiros chamados zapatistas (em homenagem Emiliano Zapata) para enfrentar o governo na região resultou em diálogo para a melhoria das condições dos camponeses.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – Iugoslávia– pags diversas
ATENÇÃO: Temos a entrega do trabalho sobre o filme “Welcome to Sarajevo” para a proxima semana.
TRABALHO IUGOSLÁVIA |
Como complemento das aulas sobre a Antiga Iugoslávia levamos aos alunos um vídeo chamado “Welcome to Sarajevo” que apresenta um retrato do conflito que houve nesta cidade, a principal do Bósnia-Herzegovina. Os alunos tiveram a oportunidade de observar um conflito civil onde as maiores vitimas são as crianças e mulheres e idosos. Também foca no dia-a-dia de um reporter entre a neutralidade da profissão e sua participação ativa no conflito.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313
APOSTILA 1 – Frente 3 – págs 12 a 19.
ATENÇÃO:
- Turma 311 temos atividades na apostila 1 – páginas 19 a 22.
- Turma 313 trazer a apostila 2;
TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL ENTREGA: 31/05/2012 ---- Turma 313 28/05 e 01/06/2012 ---- Turma 311 APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional; TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteadas e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasi. Será uma apresentação, com nota específica para o grupo; TEMAS: 1° Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania); 2° Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc. 3° Imagens, mapas; 4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil; 5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados. A utilização de vídeo não impede o grupo de ser questionado, bem como comentários obrigatórios; 6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc. 7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é, o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social; |
Na semana passada apresentamos as principais características do Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong*) como parte do capitulo da apostila “Países do Sul, países periféricos ou de industrialização tardia” onde evidenciamos as políticas governamentais que atraíram o capital e as índustrias para os Tigres; o incremento do mercado consumidor interno; as características da cultura asiática para o trabalho e educação; as atividades econômicas da Coreia do Sul e o significado dos Chaebols (grandes conglomerados de empresas).
Cingapura, um grande candidato a se tornar país desenvolvido
Nesta semana continuamos a industrialização do Sul com a África do Sul e suas principais riquezas e o desafio de superar os atrasos sofridos pelos negros devido ao Apartheid. A inflação como elemento de achatamento de salários e consequente redução do mercado interno, além de ser um inibidor do crescimento econômico. O projeto de atração de capital dos chineses que criaram uma situação sui generis onde a política e o sistema interno é socialista e a economia e mercado externo é capitalista. Por último, identificamos as principais atividades da ìndia, como a produção de softwares, cinema, call centers e informática em geral.
Uma das grandes empresas de produção de software da ìndia. Ex-colônia do Reino Unido, a Índia possui um grande número de pessoas que dominam a língua inglesa, facilitando a atuação deste país em área de software, call center etc.
Nesta situação os alunos puderam trabalhar mapas, pois algumas questões exigiam a interpretação dos mesmos, criticidade e temas que chamaram a atenção como inflação, produção de softwares e Apartheid
* Cidade pertencente à China , porém com autonomia econômica até determinado tempo.
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Até a próxima “blogagem”…