sexta-feira, 16 de julho de 2010

ATIVIDADE PARQUE NACIONAL DE YOSEMITE – PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – ENTREGA: 10.07.2010 ATÉ 05.08.2010

ATENÇÃO ALUNO DO PRIMEIRO ANO:

LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO PARA QUE NÃO EXISTA DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES POSTERIORES. CASO HAJA ALGUMA INDAGAÇÃO ENVIE UM E-MAIL, DE PREFERÊNCIA ANTES DO ÚLTIMO DIA DE ENTREGA.

Utilize a apostila “litosfera” ela auxiliará no trabalho.

Esta atividade estará “blogada” até o término do período de vigência do trabalho. Boas Férias!

ATIVIDADE:

Baseado em um texto sobre o Parque Nacional de Yosemite o aluno deverá responder oito questões sobre o assunto, criar um glossário com vinte palavras extraídas do texto e por último, inserir imagens que corroborem com o mesmo (texto), tornando-o mais dinâmico.

O Parque Nacional de Yosemite localiza-se no estado americano da Califórnia englobando a  Serra Nevada, uma cordilheira montanhosa que faz parte do sistema de dobramentos do oeste da América do Norte.

O tema da atividade em questão será o Vale de Yosemite, onde flui o Rio Merced, que será o palco das descrições geológicas de aproximadamente 500 milhões de anos.

OBJETIVO:

Contribuir para aulas sobre litosfera e evolução geológica do planeta Terra, enriquecendo os assuntos sobre movimento de placas, mudanças climáticas e processos erosivos, através de um “estudo de caso”.

A resolução das questões, a criação do glossário e a inserção de imagens dentro do texto, exigem do aluno uma leitura acurada e a necessidade de trabalhar os conceitos apresentados em sala.

Para dinamizar o trabalho toda a produção será em formato digital, pois diminui o custo de impressão de imagens coloridas, permite que o aluno possa formatar partes do texto para que a apresentação seja do “seu jeito”, claro dentro de certas normas técnicas.

O prazo de entrega é considerado longo em virtude das olimpíadas e das férias logo a seguir. Os alunos enviarão seu trabalho por e-mail a partir da data de publicação no blog, poderão também tirar dúvidas pela mesma ferramenta se assim fizer necessário. Por isso não será tolerado atrasos ou desculpas sobre a entrega em nenhuma hipótese.

METODOLOGIA:

Dentro do blog do professor o aluno deverá clicar no arquivo Yosemite que localiza-se na parte direita superior, embaixo do “logo” Geografia.

Ao clicar o aluno será direcionado para uma página do site megauploads onde está hospedado o arquivo. O aluno deve digitar a sequência alfanumérica solicitada e aguardar uma nova página. Nesta nova página o aluno encontrará um botão “premium” e abaixo um botão “grátis” – ele demora um pouco para aparecer. Clicar no grátis e aguardar o arquivo ser “baixado” no seu computador.

Ao abrir o arquivo o aluno irá se deparar com um texto, um questionário e algumas solicitações para a atividade.

O aluno deverá responder as oito questões solicitadas – todas são respondidas a partir do texto –; criar um glossário (dicionário) de palavras tiradas do texto (vinte ao todo) e buscar imagens na internet para introduzi-las no mesmo texto. Desculpe o excesso de “texto” mas pela experiência no assuto devemos ser bem didáticos.

As imagens formarão duas partes: Uma será a introdução de imagens atuais sobre o Parque, o rio e outros elementos que se fizerem necessários (mínimo quatro). A outra parte será a introdução de imagens relacionadas a processos geológicos, climáticos e erosivos (mínimo seis). Os alunos poderão buscar desenhos, esquemas ou modelos que possam representar o que está escrito no texto.

As imagens deverão acompanhar a descrição textual, isto é, na medida que vai aparecendo o tema para a sua imagem você vai colocando-a, podendo ser logo abaixo, no lado ou qualquer outra formatação prevista pelo aluno.

ATENÇÃO:

NÃO SERÃO ACEITAS IMAGENS COMO ANEXOS NO FINAL DO TEXTO. ELAS DEVEM ESTAR JUNTO DAS CITAÇÕES EM  QUESTÃO, PARA QUE UM LEITOR LEIGO POSSA ACOMPANHAR A LEITURA COM A IMAGEM.

JUNTO COM AS IMAGENS INSERIDAS DEVE CONSTAR UMA PALAVRA, FRASE OU TEXTO EXPLICATIVO – TIPO LEGENDA DE IMAGEM – COM LETRA EM TAMANHO MENOR.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITAS IMAGENS. O MÍNIMO EXIGIDO SERÁ A PARTIR DE 10 (4 para atuais e 6 para os processos geológicos, climáticos e erosivos) AO TODO.

Com o trabalho produzido o aluno deverá enviar por e-mail (edsongeo2010@uol.com.br) até o dia vigente da entrega.

AVALIAÇÃO

Os critérios avaliativos serão: a resolução correta das questões (4 pontos); a criação do glossário (2 pontos) e a inserção de imagens ilustrativas sobre o assunto (4 pontos). Um design diferente no trabalho também poderá computar um (1) ponto extra.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

-------------DIÁRIO DAS OLIMPÍADAS – DIA 15,07.2010-------------

ENGLAND! ENGLAND! ENGLAND!

bandeira-inglesa

Estamos na reta final das olimpíadas e a equipe da Inglaterra mostrou sua garra, infelizmente, não conseguiremos estar entre os vencedores. Mas tudo bem, bola pra frente!

Nesta quinta-feira tivemos as disputas de handebol feminino contra a Coréia do Sul (masculino), e contra a Austrália (feminino) sem conseguirmos ir adiante.

Também participamos das disputas de futsal masculino e feminino em que fomos derrotados pela Argélia, franca favorita pra o título geral das olimpíadas.

Nossa única conquista neste dia foi na tarefa da carteira de identidade, que consistia em apresentar o documento com a pessoa mais idosa.

Graças a “Vó Santa” com seus incríveis 90 anos completados neste ano, conseguimos ter um gostinho de vitória, mesmo com uma disputa acirrada.

092

  

                   “VÓ SANTA”

NO SEU ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS

Nesta sexta-feira serão as disputas finais e o encerramento das Olimpíadas do CEB, infelizmente não poderei comparecer.

Deixo desde já um imenso agradecimento aos alunos que se esforçaram ao máximo para engrandecer a competição. A falta de experiência deste professor regente também influenciou um pouco em nosso desempenho, todavia garanto a vocês que procurei dar o máximo pela equipe. 

Valeu: Amanda, Ana Beatriz, Ana Carolina, Ana Carolini, Ana Paula, Ayla, Bruna, Bruno, Caio, Camila, Cindy, Francisco, Gabriel, Giovana, Giulia, Inácia, “Isadoras”, João, Júlia, Karoline, Laura, Leonardo, “Lucas´S”, Luiza, Manuela, Marcelo, Natália, Nathan, Nicolle, Rafael, Rafaela, Ramon, Raphael, Vítor, yasmin.

A gente se vê daqui a duas semanas. Boas Férias!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DIÁRIO DAS OLIMPÍADAS DO CEB – DIA 14.07.2010

ENGLAND! ENGLAND! ENGLAND!

bandeira-inglesa 

Apesar de uma manhã catastrófica para a nossa equipe, conseguimos no final da tarde recuperar o moral.

Na manhã deste dia perdemos no UNO feminino por W x O, pois nossas alunas estavam jogando vôlei em substituição a colegas que não puderam vir. Infelizmente não houve um apoio em relação a postergação do jogo em virtude do ocorrido.

Neste mesmo jogo de vôlei feminino perdemos por dois sets a zero.

Por último, fomos participar do “Qual é a música?”. Bem, para o nosso azar a música destinada para a equipe foi “Não chore mais” de Gilberto Gil, uma música dos anos 80 e nossos alunos, Vitor e Isadora, com no máximo 12 anos, dificilmente poderiam completar, o mesmo digo deste que vos escreve que conhece a música mas não a letra. Deu no que deu!

Uma pergunta:

Em plena era do MP3, por que trazer uma música do tempo do vinil?

A tarde nossa sorte virou – um pouco. Conseguimos vitória no UNO masculino.

003

           EQUIPE

FUTEBOL DE AREIA

Vítor, Lucas, Léo, Rafa, Caio, Celo, Lucas R.

Vencemos no futebol de areia masculino a equipe da Austrália por pênaltis. Logo depois enfrentamos a equipe da Coreia do Sul (oitavo ou nono ano) e perdemos por 3 a 1 com grandes chances de ganharmos, pois perdemos dois gols feitos!

001

Vítor,

Nosso Goleiro Geral  

As meninas do futebol de areia lutaram muito com a equipe da Austrália, chegamos a estar ganhando de 1 a 0 até dez segundos do final do jogo, mas sofremos um empate e perdemos nos pênaltis. Valeu meninas!

 

002

No handebol feminino e masculino conseguimos vitórias importantes com a equipe da Argélia, valeu equipe!

  EQUIPE HANDEBOL

Rafa, Caio, Chico, Celo, Rapha, Ramon, Vítor, Lucas, Natan e Léo

No final da tarde nossos alunos Isadora e Bruno participaram do desfile dos anos 80 (olha os anos 80 de novo, em  nosso caminho!) onde todos os participantes tiveram a prova concluída com 500 pontos para todos.

004

 

 

      ISADORA E BRUNO

    NO DESFILE ANOS 80

terça-feira, 13 de julho de 2010

DIÁRIO DAS OLIMPÍADAS – DIA 13.07.2010

ENGLAND! ENGLAND! ENGLAND!

bandeira-inglesa

No dia de hoje nossa equipe não conseguiu almejar grandes resultados, contudo não desistimos nunca!

Podemos destacar a brilhante atuação da equipe de dominó feminino (Júlia e Cindy) e masculino (Ramon e Leonardo). Houve até um tira-teima entre as equipes da Inglaterra para ir na final, vencido pelos garotos. Na final ficamos com o segundo lugar.

001

LEONARDO E RAMON

     EQUIPE DE DOMINÓ

No vôlei masculino perdemos para a equipe da Argélia, mas no feminino devolvemos a derrota. Parabéns meninas!

 

 

005 

EQUIPE DE VÔLEI

                Amanda, Natália, Giovana, Nicolle, Isadora, Bruna, Laura, Ana Beatriz e Camila

Conseguimos um quinto lugar na prova de vestimentas recicladas com a aluna Ana Paula num vestido de jornal.

No final da tarde tivemos o desfile do garoto e da garota CEB representados pelos alunos Bruno e Cindy.

004

            

                  

               Bruno e Cindy

             Valeu! Fui!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DIÁRIO DAS OLIMPÍADAS DO CEB - 12.07.2010

ENGLAND! ENGLAND! ENGLAND!

A equipe do sexto ano vespertino teve uma atuação brilhante neste dia. Apesar de começarmos com um WO no basquete trio feminino, nos recuperamos no xadrez feminino com a aluna Amanda. Infelizmente ela não conseguiu ir adiante pois encarou o campeão do dia.


No basquete trio masculino tivemos uma vitória retumbante de 12 X 2, isso mesmo, doze a dois contra o sexto ano matutino. Infelizmente na segunda rodada perdemos de 12 X 10, mas sem desistir nunca!


Garantimos pontos na prova da pipa e da digitação com o aluno Rafael ficando entre os primeiros colocados. Na prova de soletrando a aluna Manuela tentou mas não conseguiu ir adiante. Na prova do avião o aluno Ramon ficou na segunda colocação.

No futebol de areia masculino derrotamos facilmente a equipe da Argélia com 5 a 2 e estamos aguardando o próximo adversário. No feminino tivemos mais dificuldades, contudo ganhamos na disputa de penaltis após o empate.


Ganhamos no basquete masculino por WO e no dominó as alunas Cindy e Júlia venceram fácil as alunas da Argélia de 51 a 08.


Valeu! Fui!