SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 09 e 11/05/2012
ATENÇÃO: Temos deveres na página 15. Temos trabalho sobre o Sistema Solar para entrega em três semanas. Os requisitos estão abaixo:
Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar Entrega: 23 ou 25 de maio; Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo) Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar. Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções). Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas; Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica. |
A Terra – Forma e Movimentos: [Apostila 2, páginas 18 a 28]
- A forma da Terra;
- Os movimentos da Terra;
OBJETIVOS:
- Reconhecer a forma da Terra e os movimentos de rotação e translação;
- Reconhecer a noção de fuso horário e identificar os fusos horários que existem no Brasil;
- Caracterizar as estações do ano;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 07 e 09/05/2012
ATENÇÃO: Temos deveres na páginas 14 (Roteiro de Estudo, exercícios 1, 2, 4 e 5); Geografia e Arte (página 17, apenas a letra A).
Não esquecer das informações, no caderno, de um produto industrializado (alimentos, eletrônicos etc.), com as seguintes informações (verificar o rótulo ou na caixa):
- Identificar a marca do produto;
- Nome da empresa;
- Estado de fabricação;
- Caso seja uma multinacional, identificar o país da Matriz;
Agricultura e Pecuária: [Apostila 2, páginas 18 a 26]
- O novo rural brasileiro;
- Produtos agrícolas;
OBJETIVOS:
- Diferenciar rural e agrário;
- Caracterizar o “novo rural brasileiro”;
- Conceituar agronegócio;
- Identificar as principais atividades desenvolvids no espaço rural brasileiro;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 07 e 11/05/2012
ATENÇÃO: Temos atividades na página 17 – Roteiro de Estudo n° 1, 2 e 3a.
México: [Apostila 2, páginas 18 a 28]
- Características gerais;
- Um poderoso vizinho ao norte;
- População;
- Riqueza histórico-cultural e turismo;
- Economia e dívida externa;
OBJETIVOS:
- Reconhecer as características gerais do México;
- Identificar a questão migratória para os Estados Unidos;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 09/05/2012
Iugoslávia e os Novos Países: [Apostila 2, páginas 26 a 36]
- Introdução;
- Desintegração da Iugoslávia;
- Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo;
OBJETIVOS:
- Identificar o processo de desintegração da ex-iugoslávia;
- Conhecer os novos países resultantes da desintegração da ex-Iugoslávia;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de vídeo e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos. Com a possibilidade de utilização de vídeo, será solicitado um ensaio sobre o tema.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 07 e 11/05/2012
Países do Sul…: [Apostila 1 – frente 3, páginas 10 a 20]
- industrialização dos países do Sul;
OBJETIVOS:
- Identificar os diferentes processos de industrialiazação em diferentes grupos de países do Sul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 10/05/2012
Países do Sul…: [Apostila 1 – frente 3, páginas 10 a 20]
- industrialização dos países do Sul;
OBJETIVOS:
- Identificar os diferentes processos de industrialiazação em diferentes grupos de países do Sul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….