SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 04/10/2010 e 08/10/2010
CARACTERÍSTICAS ATMOSFERICAS: Apostila Atmosfera Terrestre – pags.126 a 130
- Continentalidade e Maritimidade;
- Correntes Marítimas;
- Massas de Ar;
- Pressão Atmosférica;
OBJETIVO:
- Compreender a influência do calor específico dos oceanos e continentes na determinação do clima;
- Entender a dinâmica das correntes marítimas como fator de influência climática;
- Conhecer as principais massas de ar;
- Identificar o funcionamento da pressão atmosférica;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 05/10/2010 e 08/10/2010
CARACTERÍSTICAS ATMOSFERICAS: Apostila Atmosfera Terrestre – pags.126 a 130
- Continentalidade e Maritimidade;
- Correntes Marítimas;
- Massas de Ar;
- Pressão Atmosférica;
OBJETIVO:
- Compreender a influência do calor específico dos oceanos e continentes na determinação do clima;
- Entender a dinâmica das correntes marítimas como fator de influência climática;
- Conhecer as principais massas de ar;
- Identificar o funcionamento da pressão atmosférica;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 04/10/2010 e 08/10/2010
ATENÇÃO: Nesta segunda-feira aplicaremos uma atividade de interpretação de texto (texto impresso e da apostila) sobre o Aquífero Guarani. Ela estava agendada para sexta-feira (01/10), contudo o professor Jason, de inglês, ocupou a aula vaga neste dia.
AQUÍFERO GUARANI E RIOS: Apostila Hidrosfera, página 11, 12 e 13
- Atividade de interpretação de textos;
- Características gerais dos rios;
- Poluição dos rios;
OBJETIVO:
- Confrontar textos antagônicos sobre o Aquífero Guarani, incentivando a análise crítica;
- Caracterizar as principais partes de um rio;
- Reconhecer os principais focos poluidores dos rios;
METODOLOGIA:
Aplicação de textos interpretativos com questionamentos e aula expositiva dialogada
AVALIAÇÃO:
A avaliação será o resultado obtido pela resolução das questões.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 08/10/2010
ENERGIA: Apostila Economia e Infraestrutura – pags. 09, 10, 11 e 12
- Fontes renováveis e alternativas de energia
OBJETIVO:
- Conhecer as principais alternativas energéticas;
- Entender os impactos gerados pela utilização das fontes renováveis;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada (em data show no auditório caso tenha possibilidade)
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 03/10/2010
QUESTÕES AMBIENTAIS: Apostila 2 – Frente 3 – pags. 81 a 87.
- Desequilíbrio ambiental;
- Desenvolvimento sustentável;
- Problemas Ambientais;
OBJETIVO:
- Apresentar a evolução do movimento ambiental no mundo;
- Entender os parâmetros que norteiam o desenvolvimento sustentável;
- Compreender os principais problemas ambientais;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.