sábado, 2 de outubro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ………..PERÍODO: 04/10/2010 a 08/10/2010……….

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 04/10/2010 e 08/10/2010

 Figura1

CARACTERÍSTICAS ATMOSFERICAS: Apostila Atmosfera Terrestre – pags.126 a 130  

  1. Continentalidade e Maritimidade;
  2. Correntes Marítimas;
  3. Massas de Ar;
  4. Pressão Atmosférica;

OBJETIVO:

  • Compreender a influência do calor específico dos oceanos e continentes na determinação do clima;
  • Entender a dinâmica das correntes marítimas como fator de influência climática;
  • Conhecer as principais massas de ar;
  • Identificar o funcionamento da pressão atmosférica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 05/10/2010 e 08/10/2010

relevo

CARACTERÍSTICAS ATMOSFERICAS: Apostila Atmosfera Terrestre – pags.126 a 130  

  1. Continentalidade e Maritimidade;
  2. Correntes Marítimas;
  3. Massas de Ar;
  4. Pressão Atmosférica;

OBJETIVO:

  • Compreender a influência do calor específico dos oceanos e continentes na determinação do clima;
  • Entender a dinâmica das correntes marítimas como fator de influência climática;
  • Conhecer as principais massas de ar;
  • Identificar o funcionamento da pressão atmosférica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 04/10/2010 e 08/10/2010

rios_voadores_galeria-horiz11

ATENÇÃO: Nesta segunda-feira aplicaremos uma atividade de interpretação de texto (texto impresso e da apostila) sobre o Aquífero Guarani. Ela estava agendada para sexta-feira (01/10), contudo o professor Jason, de inglês, ocupou a aula vaga neste dia.

AQUÍFERO GUARANI E RIOS:  Apostila Hidrosfera, página 11, 12 e 13

  1. Atividade de interpretação de textos;
  2. Características gerais dos rios;
  3. Poluição dos rios;

OBJETIVO:

  • Confrontar textos antagônicos sobre o Aquífero Guarani, incentivando a análise crítica;
  • Caracterizar as principais partes de um rio;
  • Reconhecer os principais focos poluidores dos rios;

METODOLOGIA:

Aplicação de textos interpretativos com questionamentos e aula expositiva dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será o resultado obtido pela resolução das questões.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08/10/2010

energias-renovaveis

ENERGIA:  Apostila Economia e Infraestrutura – pags. 09, 10, 11 e 12 

  1. Fontes renováveis e alternativas de energia

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais alternativas energéticas;
  • Entender os impactos gerados pela utilização das fontes renováveis;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada (em data show no auditório caso tenha possibilidade)

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03/10/2010

esquema2

QUESTÕES AMBIENTAIS: Apostila 2 – Frente 3 – pags. 81 a 87. 

  1. Desequilíbrio ambiental;
  2. Desenvolvimento sustentável;
  3. Problemas Ambientais;

 OBJETIVO:

  • Apresentar a evolução do movimento ambiental no mundo;
  • Entender os parâmetros que norteiam o desenvolvimento sustentável;
  • Compreender os principais problemas ambientais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

:::::::::::::::::::::ECO DO AVENCAL:::::::::::::::::::::::::

 

Nesta sexta-feira (01/10/2010) estivemos em Urubici para conhecer o Eco do Avencal, um local que recepciona visitantes para trilhas e diversas outras atividades. Segue abaixo algumas fotos:

001

Vista de uma parte do Eco do Avencal

 006

Aluna Inácia tendo em suas mão um aracnídeo…

008

Aluna Rafaela aceitou o desafio de “grudar” um anfíbio….

011

Camila foi corajosa e segurou um réptil…

019

Marina e Nicole em momento de distração…

 

030

Lucas, Rafael e Rafaela praticando arvorismo…

 051

Aluno André aguardando a sua descida na tirolesa

053

Adriana (ao fundo), Glorinha (centro) e professor André (de costas) superando desafios…

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Este professor que vos escreve e professor André Borges (esquerda).

139

Aguardando a descida da tirolesa, eu, André e Sidney.

domingo, 26 de setembro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: …….….PERÍODO: 27/09/2010 a 01/09/2010…….…

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 27/09/2010 e 01/10/2010

ATENÇÃO: Conforme foi informado em sala, os alunos poderão deixar suas anotações da tabela atmosférica na apostila, se não quiserem entregar. Poderá também haver falta de algumas informações, caso os alunos não consigam obter os dados.

Na sexta-feira (01/09/2010) haverá a possibilidade do professor acompanhar algumas turmas em uma saída de campo. Contudo, será deixada atividade para os alunos.

Atmosfera: Pags. 123 a 127

  1. Latitude
  2. Altitude
  3. Maritimidade e Continentalidade
  4. Correntes Marítimas

OBJETIVO:

  • Perceber a influência de fatores geográficos na determinação do clima;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 28/09/2010 e 01/10/2010

ATENÇÃO: Conforme foi informado em sala, os alunos poderão deixar suas anotações da tabela atmosférica na apostila, se não quiserem entregar. Poderá também haver falta de algumas informações, caso os alunos não consigam obter os dados.

Na sexta-feira (01/09/2010) haverá a possibilidade do professor acompanhar algumas turmas em uma saída de campo. Contudo, será deixada atividade para os alunos.

Atmosfera: Pags. 123 a 125

  1. Latitude
  2. Altitude

OBJETIVO:

  • Perceber a influência de fatores geográficos na determinação do clima;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.aaa

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 27/09/2010 e 01/10/2010

ATENÇÃO: Na sexta-feira (01/09/2010) haverá a possibilidade do professor acompanhar algumas turmas em uma saída de campo. Contudo, será deixada atividade para os alunos.

Hidrosfera: – Pag. 11 e 12 

  1. Aquífero Guarani

OBJETIVO:

  • Conhecer uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo;
  • Perceber a importância deste aquífero para os países do Cone Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com apresentação de data show.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será uma atividade de interpretação de texto para ser efetuada em sala.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 01/10/2010

ATENÇÃO: Na sexta-feira (01/09/2010) haverá a possibilidade do professor acompanhar algumas turmas em uma saída de campo. Contudo, será deixada atividade para os alunos.

Energia: Pags 3 a 7. 

  1. Fontes energéticas não-renováveis;

OBJETIVO:

  • Relacionar no espaço geográfico atual as principais questões energéticas dos não-renováveis;

METODOLOGIA:

Interpretação de texto;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a aplicação de questões sobre o texto (ainda indefinido);

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 27/09/2010

ATENÇÃO: Segunda-feira será o dia da apresentação sobre a temática água no auditório. Lembro que os alunos devem “testar” seus vídeos, apresentações em data show e, principalmente, verificar se todo o material está em ordem. Temos duas aulas – estimando apresentações de 15 minutos – para concluir o assunto.

Hidrosfera:

  1. Apresentação de textos em grupos sobre o assunto hidrosfera;

OBJETIVO:

  • Demonstrar conhecimento sobre o tema proposto;
  • Reforçar conteúdo anteriormente estudado;
  • Incentivar a pesquisa em grupo;
  • Desenvolver técnicas de apresentação;

METODOLOGIA:

Atividade em grupo com apresentação;

AVALIAÇÃO:

A capacidade dos alunos de trabalharem em grupo, o domínio do assunto solicitado e a apresentação em si, serão os critérios avaliados.