sexta-feira, 8 de junho de 2012

RETORNO DA SEMANA_-_PERÍODO: 04 a 06/06/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Superfície da Terra – pags 38 a 41 

 

Foram corrigidos os exercícios das páginas 37 a 38.

Os temas de quarta-feira foram os tsunamis e as placas tectônicas. Procuramos evidenciar o mecanismo de formação do tsunami, que através de abalos sísmicos no fundo oceânico cria uma sequência de ondas que podem viajar até 800 km/h. tsunami-formation

 

Formação do Tsunami.

 

A intensa liberação de energia de um terremoto em um fundo oceânico, cria uma sequência de ondas, que podem viajar até 800 km/h;

 

Apesar que não apresentar elevações consideráveis no meio oceânico, sua proximidade com o litoral (redução da distância entre o leito e  alinha média do mar) ocasiona ondas gigantes que podem alcançar até 12 metros de altura e correntezas de até 40 km/h após arrebentar. tsunami

A onda chegando perto da costa se eleva devido a redução da profundidade.

Dentro deste assunto, comentamos a participação das placas tectônicas na formação dos tsunamis. Procuramos mostrar que o planeta tem uma crosta fraturada em grandes placas e que o deslocamento delas, por força da atuação do material magmático, criam montanhas, vulcões, abalos sísmicos, tsunamis e falhas.

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Falha de San Andreas

Marca o encontro a Placa do Pacífico com a Placa Norte-americana. As duas placas “escorregam”, isto é, deslizam no sentido noroeste (Placa do Pacífico) e sudeste (placa Norte-americana).

A Falha de San Andreas passa próxima a uma importante zona urbana, capitaneada pela cidade de São Francisco. Um terremoto de grandes proporções poderia gerar destruição e inúmeras mortes.

 

 

As placas tectônicas apresentam três tipos de movimentos: placas que se chocam (convergentes), placas que se separam (divergentes) e placas que “escorregam” (transformantes);

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Urbanização – pags. 43 a 50 

 

Trabalhamos o conceito de metropolização (concentração demográfica nas metrópoles), regiões metropolitanas (conjunto de municípios contíguos, integrados) do Brasil utilizando uma tabela disponível na apostila. 1297710325727Mapa UnimedGF_novo

 

Grande Florianópolis

As principais cidades desta região metropolitana são: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, contudo, existem outros 18 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

 

Compartilhamos os conceitos de conurbação (junção ou encontro de cidades vizinhas); hierarquia das cidades, com a subordinação entre elas; o conceito de cidade no Brasil (toda a sede de município); categorias de cidades no país (pequenas, médias, grandes e metrópoles). A  classificação das cidades, de acordo com o IBGE como metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), metrópoles nacionais (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília) e centros regionais (São Luiz, Maceió, João Pessoa e outras 65 cidades).

Na quarta-feira os alunos deveriam trazer no caderno uma reportagem ou pesquisa sobre um problema urbano. Os problemas retornados pelos alunos foram:  poluição (atmosférica, sonora, visual); saneamento básico; falta de infraestrutura; mobilidade, violência, lixo e favelização. Aproveitamos para trabalhar estes problemas, principalmente a questão da mobilidade na Grande Florianópolis que foi agravada com a recente greve de ônibus.

 

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A mobilidade na Grande Florianópolis (principalmente na ilha) é um dos grandes desafios para as futuras administrações públicas

 

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – América Central  – pags. 44 a 47

ATENÇÃO: Na segunda-feira iniciaremos as apresentações dos tópicos sobre Cuba.

Na segunda-feira os alunos formaram grupos para prepararem tópicos que consideram importantes sobre Cuba.

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – CEI: Aspectos Gerais – pags 48 a 53

Finalizamos as apresentações dos grupos sobre a trajetória russa – da formação do Império até os dias atuais na CEI.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

Na segunda-feira os últimos grupos apresentaram a as questões sociais dos países do Sul. Ficou pendente apenas um grupo. 

 

Até a próxima “blogagem”…

terça-feira, 5 de junho de 2012

domingo, 3 de junho de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL_-_PERÍODO: 04 a 06/06/2012

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06/06/2012

ATENÇÃO: Temos deveres nas páginas 37 e 38.

 

A Superfície da Terra:      [Apostila 2, páginas 38 a 42]

  1. A Terra: um planeta em constante mudanças (placas tectônicas)

 

OBJETIVOS:

  • Definir e diferenciar placas tectônicas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04 e 06/06/2012

 

Urbanização:       [Apostila 2, páginas 42 a 50]

  1. Regiões Metropolitanas;
  2. A rede urbana;
  3. Problemas urbanos;

OBJETIVOS:

  • Identificar as principais regiões metropolitanas;
  • Definir rede urbana;
  • Identificar os problemas urbanos no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04/06/2012

 

América Central:     [Apostila 2, páginas 44 a 47]

  1. Cuba, um caso especial;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer aspectos gerais de Cuba;

METODOLOGIA:

Produção de resumo em tópicos com as principais características de Cuba, segundo os conceitos dos alunos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a produção e apresentação do resumo.

 


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06/06/2012

ATENÇÃO: Temos a finalização das apresentações sobre a Rússia (do império até a CEI)

 

CEI – Aspectos Gerais: [Apostila 2 páginas 48 a 56]

  1. Apresentações finais da Rússia

OBJETIVOS:

  • Conhecer a formação do império russo até os dias atuais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada  e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através das apresentações dos alunos quanto ao assunto em questão, bem como o entendimento dos mesmos a respeito do tema proposto.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 04/06/2012

ATENÇÃO: Temos a finalização das apresentações sobre os problemas sociais dos países do Sul.

 

Países do Sul – Problemas Sociais:     [Apostila 2 páginas finais]

  1. Apresentação dos grupos sobre problemas sociais nos países do Sul

 

OBJETIVOS:

  • Compreender os principais problemas sociais que afligem os países do Sul através de amostragem dos principais dados sociais em comparação com país do Norte e do Brasil;

METODOLOGIA:

Apresentações com utilização de vídeos, power point etc.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita pela apresentação e domínio dos alunos no tema proposto.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”…

 

Bom Feriado

Nossa galáxia colidirá com outra em 4 bilhões de anos, diz Nasa

 

Fonte: Site Terra, Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5806933-EI301,00-Nossa+galaxia+colidira+com+outra+em+bilhoes+de+anos+diz+Nasa.html

Nossa galáxia está em rota de colisão com sua vizinha mais próxima, Andrômeda, e o choque está previsto para ocorrer em 4 bilhões de anos, anunciou nesta quinta-feira a agência espacial americana.

Os astrônomos levaram anos teorizando sobre uma possível colisão entre as duas enormes galáxias, embora não se saiba a gravidade do impacto, com previsões que variavam de três a seis milhões de anos.

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Mas, depois de anos de "observações extraordinariamente precisas" do telescópio Hubble, da Nasa, que acompanhou a movimentação de Andrômeda, "se dissipa toda a dúvida de que está destinada a colidir e se fundir com a Via Láctea", reportou a Nasa em um comunicado. "Levará milhões de anos antes que ocorra o impacto", destacou.

Após o impacto inicial, levará outros dois bilhões de anos para "que se fundam completamente sob a força da gravidade e que tomem a forma de uma galáxia única elíptica, similar às que são comumente vistas no universo", acrescentou a agência espacial.

As estrelas dentro de cada galáxia se encontram tão distantes umas das outras que não se acredita que possam se chocar entre si, mas é possível que as estrelas "sejam lançadas a uma órbita diferente ao redor do novo centro galáctico".

Os cientistas sabiam há tempos que Andrômeda, também conhecida como M31, se move na direção da Via Láctea a uma velocidade de 402 mil km por hora, rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em uma hora.

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Mas a natureza da colisão e sua trajetória foram um mistério para os cientistas durante mais de cem anos, até que foram analisados os últimos resultados do Hubble.

Estes "foram obtidos observando repetidamente regiões específicas da galáxia, em um período entre cinco e sete anos", disse Jay Anderson, do Space Telescope Science Institute, em Baltimore.