SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – A Superfície da Terra – pags 38 a 41
Foram corrigidos os exercícios das páginas 37 a 38.
Os temas de quarta-feira foram os tsunamis e as placas tectônicas. Procuramos evidenciar o mecanismo de formação do tsunami, que através de abalos sísmicos no fundo oceânico cria uma sequência de ondas que podem viajar até 800 km/h.
Formação do Tsunami.
A intensa liberação de energia de um terremoto em um fundo oceânico, cria uma sequência de ondas, que podem viajar até 800 km/h;
Apesar que não apresentar elevações consideráveis no meio oceânico, sua proximidade com o litoral (redução da distância entre o leito e alinha média do mar) ocasiona ondas gigantes que podem alcançar até 12 metros de altura e correntezas de até 40 km/h após arrebentar.
A onda chegando perto da costa se eleva devido a redução da profundidade.
Dentro deste assunto, comentamos a participação das placas tectônicas na formação dos tsunamis. Procuramos mostrar que o planeta tem uma crosta fraturada em grandes placas e que o deslocamento delas, por força da atuação do material magmático, criam montanhas, vulcões, abalos sísmicos, tsunamis e falhas.
Falha de San Andreas
Marca o encontro a Placa do Pacífico com a Placa Norte-americana. As duas placas “escorregam”, isto é, deslizam no sentido noroeste (Placa do Pacífico) e sudeste (placa Norte-americana).
A Falha de San Andreas passa próxima a uma importante zona urbana, capitaneada pela cidade de São Francisco. Um terremoto de grandes proporções poderia gerar destruição e inúmeras mortes.
As placas tectônicas apresentam três tipos de movimentos: placas que se chocam (convergentes), placas que se separam (divergentes) e placas que “escorregam” (transformantes);
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – Urbanização – pags. 43 a 50
Trabalhamos o conceito de metropolização (concentração demográfica nas metrópoles), regiões metropolitanas (conjunto de municípios contíguos, integrados) do Brasil utilizando uma tabela disponível na apostila.
Grande Florianópolis
As principais cidades desta região metropolitana são: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, contudo, existem outros 18 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.
Compartilhamos os conceitos de conurbação (junção ou encontro de cidades vizinhas); hierarquia das cidades, com a subordinação entre elas; o conceito de cidade no Brasil (toda a sede de município); categorias de cidades no país (pequenas, médias, grandes e metrópoles). A classificação das cidades, de acordo com o IBGE como metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), metrópoles nacionais (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília) e centros regionais (São Luiz, Maceió, João Pessoa e outras 65 cidades).
Na quarta-feira os alunos deveriam trazer no caderno uma reportagem ou pesquisa sobre um problema urbano. Os problemas retornados pelos alunos foram: poluição (atmosférica, sonora, visual); saneamento básico; falta de infraestrutura; mobilidade, violência, lixo e favelização. Aproveitamos para trabalhar estes problemas, principalmente a questão da mobilidade na Grande Florianópolis que foi agravada com a recente greve de ônibus.
A mobilidade na Grande Florianópolis (principalmente na ilha) é um dos grandes desafios para as futuras administrações públicas
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – América Central – pags. 44 a 47
ATENÇÃO: Na segunda-feira iniciaremos as apresentações dos tópicos sobre Cuba.
Na segunda-feira os alunos formaram grupos para prepararem tópicos que consideram importantes sobre Cuba.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 2 – CEI: Aspectos Gerais – pags 48 a 53
Finalizamos as apresentações dos grupos sobre a trajetória russa – da formação do Império até os dias atuais na CEI.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311
Na segunda-feira os últimos grupos apresentaram a as questões sociais dos países do Sul. Ficou pendente apenas um grupo.
Até a próxima “blogagem”…