SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 20/09/2010 e 24/09/2010
ATENÇÃO: Alunos não esqueçam da atividade da página 117.
Lembro que quatro alunos ainda estão devendo a atividade de cartaz sobre a hidrosfera (terá desconto de três pontos).
A atividade postada no final ainda será explicada pelo professor, por isso aguardem!
ATMOSFERA: Páginas 118 até 122.
- Observação do tempo atmosférico (atividade de uma semana);
- Fenômenos atmosféricos;
- Temperatura do ar;
- Máxima, mínima, média e amplitude térmica;
- Importância das previsões meteorológicas;
OBJETIVO:
- Entender o conceito de tempo atmosférico;
- Conhecer as medições de temperatura atmosférica;
- Compreender a relevância das previsões atmosféricas para a sociedade;
METODOLOGIA:
Aula expositiva-dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será da participação dos alunos em uma atividade de observação do tempo atmosférico, disposto neste blog e na página 118.
SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE
Condiçóes do Ceu | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira | Sábado | Domingo |
Ensolarado | |||||||
Sol e Nuvens | |||||||
Nublado | |||||||
Chuvisco | |||||||
Chuva Forte | |||||||
Temporal com Granizo | |||||||
Temperatura Mínima | |||||||
Temperatura Máxima | |||||||
Amplitude Térmica | |||||||
Média Semanal |
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO
PERÍODO: 21/09/2010 e 24/09/2010
ATENÇÃO: Alunos não esqueçam da atividade da página 117.
Lembro que quatro alunos ainda estão devendo a atividade de cartaz sobre a hidrosfera (terá desconto de três pontos).
A atividade postada no final ainda será explicada pelo professor, por isso aguardem!
ATMOSFERA: Páginas 118 até 122.
- Observação do tempo atmosférico (atividade de uma semana);
- Fenômenos atmosféricos;
- Temperatura do ar;
- Máxima, mínima, média e amplitude térmica;
- Importância das previsões meteorológicas;
OBJETIVO:
- Entender o conceito de tempo atmosférico;
- Conhecer as medições de temperatura atmosférica;
- Compreender a relevância das previsões atmosféricas para a sociedade;
METODOLOGIA:
Aula expositiva-dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será da participação dos alunos em uma atividade de observação do tempo atmosférico, disposto neste blog e na página 118.
SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE
Condiçóes do Ceu | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira | Sábado | Domingo |
Ensolarado | |||||||
Sol e Nuvens | |||||||
Nublado | |||||||
Chuvisco | |||||||
Chuva Forte | |||||||
Temporal com Granizo | |||||||
Temperatura Mínima | |||||||
Temperatura Máxima | |||||||
Amplitude Térmica | |||||||
Média Semanal |
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 20/09/2010 e 24/09/2010
ATENÇÃO: Segunda-feira é o prazo máximo de entrega das seis questões sobre a Distribução Política da Água. Segue no final a última postagem desta atividade.
HIDROSFERA: Página 9 a 12
- Continuação da correção dos exercícios da página 9;
- Águas Continentais;
- Águas Subterrâneas;
OBJETIVO:
- Conhecer as águas continentais;
- Perceber a importância das águas subterrâneas;
- Entender a dinâmica do Aquífero Guarani;
METODOLOGIA:
Aula expositiva-dialogada
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 24/09/2010
ATENÇÃO: Nesta sexta-feira deve ser entregue os exercícios da apostila EUA/Japão. Lembro esta será a primeira nota do trimestre. Por favor não esqueçam!
Segue no final da postagem do segundo ano, atividade que deve ser entregue sexta-feira.
ENERGIA: Página 2 até 8
- Consumo, Energia e Desenvolvimento;
- Fontes de Energia;
- Fontes de Energia Não-Renováveis;
- Carvão Mineral;
- Petróleo;
- Gás Natural;
- Xisto Betuminoso;
- Energia Nuclear;
OBJETIVO:
- Associar a energia ao desenvolvimento;
- Conhecer as fontes de energia;
- Compreender o processo de utilização das energias não-renováveis e os impactos na utilização de combustíveis fósseis e radioativos;
METODOLOGIA:
Aula expositiva-dialogada com apresentação de data-show e aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 20/09/2010
ATENÇÃO: Nesta semana chegamos ao final da frente 1 da apostila 2 com o tema urbanização. Aproveitaremos para irmos ao tema urbanização brasileira, para evitar o que vem ocorrendo, uma repetição de assuntos, pois o Brasil, invariavelmente, sempre está em nossas conversas. Na próxima aula após as apresentações retomaremos os assuntos pendentes.
URBANIZAÇÃO MUNDO E BRASIL: Páginas 60,61,62 e 76,77,78 e 79
- Das Cavernas ás Megalópoles;
- Processo de Urbanização;
- Estruturas Urbanas e Distribuição no Espaço;
- Infra-Estrutura;
- Conceitos de Metrópole, Megalópole, Cidade Global e Megacidade;
- Rede Urbana Brasileira;
- Hierarquia Urbana Brasileira;
- Regiões Metropolitanas Brasileiras;
OBJETIVO:
- Conhecer os mecanismos internos das cidades, suas origens, caracteristicas, estruturas;
- Entender os conceitos primordiais da urbanização;
- Analisar o processo de urbanização brasileira;
METODOLOGIA:
Aula expositiva-dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.