ATENÇÃO:
ALUNO DO PRIMEIRO ANO, LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO PARA QUE NÃO EXISTA DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES POSTERIORES. CASO HAJA ALGUMA INDAGAÇÃO ENVIE UM E-MAIL, DE PREFERÊNCIA ANTES DO ÚLTIMO DIA DE ENTREGA.
Esta atividade estará “blogada” até o término do período de vigência do trabalho. Boas Férias!
ATIVIDADE:
Individual ou em duplas. Entrega: 10.07 até o dia 05.08.2010.
Baseado em um texto sobre o Parque Nacional de Yosemite o aluno deverá responder oito questões sobre o assunto, criar um glossário com vinte palavras extraídas do texto e por último, inserir imagens que corroborem com o mesmo (texto), tornando-o mais dinâmico.
O Parque Nacional de Yosemite localiza-se no estado americano da Califórnia englobando a Serra Nevada, uma cordilheira montanhosa que faz parte do sistema de dobramentos do oeste da América do Norte.
O tema da atividade em questão será o Vale de Yosemite, onde flui o Rio Merced, que será o palco das descrições geológicas de aproximadamente 500 milhões de anos.
OBJETIVO:
Contribuir para aulas sobre litosfera e evolução geológica do planeta Terra, enriquecendo os assuntos sobre movimento de placas, mudanças climáticas e processos erosivos, através de um “estudo de caso”.
A resolução das questões, a criação do glossário e a inserção de imagens dentro do texto, exigem do aluno uma leitura acurada e a necessidade de trabalhar os conceitos apresentados em sala.
Para dinamizar o trabalho toda a produção será em formato digital, pois diminui o custo de impressão de imagens coloridas, permite que o aluno possa formatar partes do texto para que a apresentação seja do “seu jeito”, claro dentro de certas normas técnicas.
O prazo de entrega é considerado longo em virtude das olimpíadas e das férias logo a seguir. Os alunos enviarão seu trabalho por e-mail a partir da data de publicação no blog, poderão também tirar dúvidas pela mesma ferramenta se assim fizer necessário. Por isso não será tolerado atrasos ou desculpas sobre a entrega em nenhuma hipótese.
METODOLOGIA:
Dentro do blog do professor o aluno deverá clicar no arquivo Yosemite que localiza-se na parte direita superior, embaixo do “logo” Geografia.
Ao clicar o aluno será direcionado para uma página do site megauploads onde está hospedado o arquivo. O aluno deve digitar a sequência alfanumérica solicitada e aguardar uma nova página. Nesta nova página o aluno encontrará um botão “premium” e abaixo um botão “grátis” – ele demora um pouco para aparecer. Clicar no grátis e aguardar o arquivo ser “baixado” no seu computador.
Ao abrir o arquivo o aluno irá se deparar com um texto, um questionário e algumas solicitações para a atividade.
O aluno deverá responder as oito questões solicitadas – todas são respondidas a partir do texto –; criar um glossário (dicionário) de palavras tiradas do texto (vinte ao todo) e buscar imagens na internet para introduzi-las no mesmo texto. Desculpe o excesso de “texto” mas pela experiência no assuto devemos ser bem didáticos.
As imagens formarão duas partes: Uma será a introdução de imagens atuais sobre o Parque, o rio e outros elementos que se fizerem necessários (mínimo quatro). A outra parte será a introdução de imagens relacionadas a processos geológicos, climáticos e erosivos (mínimo seis). Os alunos poderão buscar desenhos, esquemas ou modelos que possam representar o que está escrito no texto.
As imagens deverão acompanhar a descrição textual, isto é, na medida que vai aparecendo o tema para a sua imagem você vai colocando-a, podendo ser logo abaixo, no lado ou qualquer outra formatação prevista pelo aluno.
ATENÇÃO:
NÃO SERÃO ACEITAS IMAGENS COMO ANEXOS NO FINAL DO TEXTO. ELAS DEVEM ESTAR JUNTO DAS CITAÇÕES EM QUESTÃO, PARA QUE UM LEITOR LEIGO POSSA ACOMPANHAR A LEITURA COM A IMAGEM.
JUNTO COM AS IMAGENS INSERIDAS DEVE CONSTAR UMA PALAVRA, FRASE OU TEXTO EXPLICATIVO – TIPO LEGENDA DE IMAGEM – COM LETRA EM TAMANHO MENOR.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITAS IMAGENS. O MÍNIMO EXIGIDO SERÁ A PARTIR DE 10 (4 para atuais e 6 para os processos geológicos, climáticos e erosivos) AO TODO.
Com o trabalho produzido o aluno deverá enviar por e-mail (edsongeo2010@uol.com.br) até o dia vigente da entrega.
AVALIAÇÃO
Os critérios avaliativos serão: a resolução correta das questões (4 pontos); a criação do glossário (2 pontos) e a inserção de imagens ilustrativas sobre o assunto (4 pontos). Um design diferente no trabalho também poderá computar um (1) ponto extra.