sábado, 1 de maio de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL GEOGRAFIA DATA: 03.05.2010 – 07.05.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO               DATA: 03.05.2010 E 04.05.10

Atenção: Na segunda-feira será feita novamente a atividade de coordenadas geográficas, em virtude de problemas nos trabalhos.

Será solicitado um trabalho de pesquisa sobre os fusos horários (mundial e Brasil) e linha internacional de data, para entrega no dia 11.05.2010.

Apostila 2 – Grandes Transformações

  • Tempo Geológico
  • Fósseis
  • Estrutura Interna da Terra (núcleo, manto e crosta)

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO               DATA: 05.05.2010 E 07.05.2010

Atenção: Na sexta-feira (07.05.2010) será o prazo máximo de entrega do trabalho de pesquisa sobre os fusos horários (mundial e Brasil) e linha internacional de data.

Apostila 2 – Grandes Transformações

  • Tempo Geológico
  • Fósseis
  • Estrutura Interna da Terra (núcleo, manto e crosta)
  • Teoria da Deriva Continental e a sepação dos continentes.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO          DATA: 07.05.2010

ATENÇÃO: Na sexta-feira (07.05.2010) será o término da atividade cartográfica. Todos os grupos, sem exceção, deverão apresentar seus mapas para a finalização em sala de aula. Não serão postergadas entregas futuras em virtude do final do trimestre. Lembrando: foi dado um prazo de três semanas, houve a explicação do professor em sala de aula e o passo-a-passo foi disponibilizado no blog.

Atenção: os alunos devem trazer na sexta-feira (07.05.2010) a nova apostila para a resolução dos exercícios da aula passada.

ATIVIDADE CARTOGRÁFICA

COMPLEMENTAÇÃO E ENTREGA - 07.05.2010.

OBJETIVO:

Proporcionar uma atividade de confecção de mapa utilizando a ferramenta Google Earth. Compreender o sistema de escalas e as coordenadas geográficas. Atuar em trabalho de campo.

METODOLOGIA:

Em virtude de alguns problemas logísticos e técnicos, uma parte da atividade deverá ser feita extra-classe, sendo reservado para a aula os cálculos de escala e possíveis dúvidas inerentes á atividade.

Material Necessário:

Computador com acesso rápido de internet (a escola possui laboratório, caso necessário).

Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).

Uma impressora.

Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.

Atividade:

Atividade poderá ser feita com até quatro alunos.

Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, no mínimo dez ao todo, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos, situação improvável em relação a casas.

Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.

Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.

Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).

Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos deverão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.

Com este modelo os alunos deverão imprimi-lo para a futura confecção manual.

De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Lembrar da aula do dia 09.04.2010, quando foi mostrada a imagem de satélite da escola onde não existia o prédio que está sendo construído.

Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.

Em sala de aula, com o mapa pronto, calculadora, lápis preto e de cores, serão feitos os cálculos de escala, pois cada mapa terá a sua própria escala, finalização do mesmo, e resolução de eventuais dúvidas.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO           DATA: 05.05.2010

Atenção: Apesar de solicitado por alguns alunos um trabalho de pesquisa para este trimestre, devido as notas baixas, lamento informar que não será possivel em virtude da falta de tempo, tanto para corrigir outras atividades, quanto para a preparação das provas trimestrais.

  • Aplicação de exercícios da aula anterior – Espaço rural.
  • Espaço Agrário no Brasil

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                                       DATA: 05.05.2010 E 07.05.2010

Frente 3 – Geopolítica

  • Conceitos de Nação e Estado
  • Fronteiras
  • Organizações Supranacionais
  • Origens Capitalismo.