SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21, 22 e 23/09/2011
O Ar em Movimento: [apostila 3, páginas 138 a 146]
- Umidade do ar;
- Precipitações atmosféricas;
OBJETIVO:
- Entender a origem e importância da umidade para os seres vivos; conhecer as principais formações de nuvens;
- Conhecer os tipos de precipitações atmosféricas. Diferenciar as precipitações pluviais;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 19, 20 e 23/09/2011
Brasil no Espaço Mundial: [apostila 3, páginas 170 a 184]
- IDH brasileiro;
- Qualidade de vida brasileiro;
- Dívida externa brasileira;
- Mercosul;
OBJETIVO:
- Entender as dimensões que formam o Índice de Desenvolvimento Humano e seu resultado no Brasil;
- Conhecer os dados relacionados à desigualdade social no Brasil e perceber que o país se destaca negativamente na concentração de renda;
- Associar a falta de investimentos as questões da dívida externa como limitador do desenvolvimento;
- Compreender a importância da formação de um bloco regional na América do Sul e a liderança brasileira no Mercosul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 22 e 23/09/2011
ATENÇÃO: Sexta-feira se iniciará as apresentações sobre as religiões (origem Ásia). Os alunos devem testar seus arquivos antecipadamente para evitar problemas no dia. Os grupos que estão devendo os projetos para a Feira dos Estados tragam no máximo até sexta.
Nasceu o Planeta Chíndia: [apostila 3, páginas 160 a 168]
- Índia, caldeirão de povos, línguas e cores;
- Questões históricas;
- País de conflitos;
OBJETIVO:
- Compreender a riqueza cultural de uma sociedade formada por diversos povos;
- Perceber os impactos da chegada do “colonizador europeu” tem território indiano;
- Entender a presença de diversos conflitos associados à religião, ideais políticos, entre outros;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 19 e 22/09/2011
África em Busca de Desenvolvimento: [apostila 3, páginas 170 a 176]
- África do Sul, quantos contrastes;
- Invasão europeia;
- Construção de regime segregacionista;
OBJETIVO:
- Perceber as diferenças que dividem este país da maioria africana;
- Entender o processo de ocupação do território, em três fases: português, holandês e inglês e os conflitos gerados que marcaram a sociedade sulafricana;
- Perceber as consequências para o país e sociedade a institucionalização do racismo na África do Sul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 20 e 21/09/2011
Hidrosfera: [Apostila 3, páginas 17 a 20]
- Aplicação e correção de exercícios de fixação com objetivo de avaliação sobre o tema hidrosfera – apostila 3
OBJETIVO:
- Reforçar o conteúdo já visto e dirimir dúvidas pendentes;
Aplicação e correção de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 21/09/2011
ATENÇÃO: Estamos iniciando a apostila 4, por favor não esqueçam de trazer na quarta-feira.
Geopolítica Brasileira: [apostila 4, páginas 1 a 8]
- Espaço territorial brasileiro;
- História da configuração do espaço geográfico brasileiro;
- Organização política e regionalização brasileira;
OBJETIVO:
- Conhecer os principais dados sobre o espaço brasileiro;
- Entender a formação do território, da colonização aos dias de hoje;
- Compreender a organização e regionalizações do Brasil como o IBGE, Geoeconômico e Região Concentrada;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 19/09/2011
ATENÇÃO: Na quinta-feira inicia-se as apresentações sobre Santa Catarina.
Demografia: [apostila 3, frente 1]
- Dados populacionais do Estado de Santa Catarina;
- Apresentação das equipes com o tema Santa Catarina;
OBJETIVO:
- Conhecer os principais dados estatísticos de Santa Catarina;
- Apresentação de grupos sobre questões físicas e humanas de Santa Catarina;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios. Apresentação de grupos (dinâmicas independentes).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala na apresentação de conteúdo.