SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28 e 30/03/2012
ATENÇÃO: Temos exercício de coordenadas geográficas no caderno (caso exista dúvidas, verificar o retorno da semana passada, abaixo, onde dou explicações sobre o exercício. Também temos deveres nas páginas 32, 33 e 34 (n° 3, 4 e 5).
Para sexta-feira, trazer o atlas e o Suplemento de Cartografia – que veio junto com a apostila 1.
Espaço Geográfico – Representação: [Apostila 1, páginas 46 a 51]
- Mapas: o que são? Para que servem?
- Leitura dos Mapas;
- Trabalhando com Atlas;
OBJETIVOS:
- Definir e ler mapas;
- Interpretar convenções cartográficas e legendas;
- Aplicar o atlas em sala de aula;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 26 e 28/03/2012
Desenvolvimento Econômico e Social: [Apostila1, páginas 38 a 44]
- PIB e renda per capita;
- A distribuição de renda;
- Distribuição do desenvolvimento humano;
OBJETIVOS:
- Conceituar PIB, PNB e renda per capita;
- Criticar a distribuição de renda no Brasil;
- Conceituar inflação e taxa cambial;
- Identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 26 e 30/03/2012
ATENÇÃO: A semana é de entrega de trabalho, precisamente na sexta-feira. Por favor, fiquem atentos.
TRABALHO Regiões Climáticas; Entrega: 30/03/2012 ; Individual (um clima) ou duplas (dois climas). *Estamos retificando postagem anterior que permitia até trios. Climas: equatorial, subtropical, tropical, mediterrâneo, polar e frio, desértico, temperado. Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada. Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante. |
O Sul Subdesenvolvido: [Apostila 1, páginas 54 a 61]
- Diferenças entre países do Sul;
- Origens do Subdesenvolvimento;
- Democracia frágil ou inexistente;
- Autoritarismo e Corrupção;
- A industrialização;
OBJETIVOS:
- Reconhecer as diferenças culturais entre os países do Sul;
- Associar corrupção e autoritarismo;
- Associar desenvolvimento e democracia;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28/03/2012
Europa Ocidental – Aspectos Regionais: [Apostila 1, páginas 44 a 65]
- Países europeus altamente industrializados;
- Outros países europeus industrializados;
- Países europeus ocidentais de menor industrialização;
- Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
- Miniestados europeus;
OBJETIVOS:
- Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental
- Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 26 e 30/03/2012
ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.
TRABALHO Entrega: 311 (30/03) Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia). Físico: A4, maquete, etc. Individual, dupla ou Trio Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico
EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho. |
Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, páginas 10 a 13];
Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais: [apostila 1, páginas 04 a 06]
- Fusos Horários;
- Etapas da Industrialização;
OBJETIVOS:
- Entender o sistema de fusos horários planetário
- Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
- Conhecer Taylorismo e Fordismo;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 29/03/2012
ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.
TRABALHO Entrega: 313 (29/03) Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia). Físico: A4, maquete, etc. Individual, dupla ou Trio Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico
EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho. |
Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais: [apostila 1, páginas 04 a 15]
- Etapas da Industrialização;
- Países desenvolvidos;
OBJETIVOS:
- Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
- Conhecer Taylorismo e Fordismo;
- Identificar o conjunto de países desenvolvidos;
- Associar o elevado padrão de vida desses países as conquistas sociais de seus habitantes;
- Associar democracia a desenvolvimento;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….