sábado, 24 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL – PERÍODO: 26 a 30/03/2012

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28 e 30/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercício de coordenadas geográficas no caderno (caso exista dúvidas, verificar o retorno da semana passada, abaixo, onde dou explicações sobre o exercício. Também temos deveres nas páginas 32, 33 e 34 (n° 3, 4 e 5).

Para sexta-feira, trazer o atlas e o Suplemento de Cartografia – que veio junto com a apostila 1.

 

Espaço Geográfico – Representação:       [Apostila 1, páginas 46 a 51]

  1. Mapas: o que são? Para que servem?
  2. Leitura dos Mapas;
  3. Trabalhando com Atlas;

OBJETIVOS:

  • Definir e ler mapas;
  • Interpretar convenções cartográficas e legendas;
  • Aplicar o atlas em sala de aula;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 28/03/2012

 

Desenvolvimento Econômico e Social:   [Apostila1, páginas 38 a 44]

  1. PIB e renda per capita;
  2. A distribuição de renda;
  3. Distribuição do desenvolvimento humano;

OBJETIVOS:

  • Conceituar PIB, PNB e renda per capita;
  • Criticar a distribuição de renda no Brasil;
  • Conceituar inflação e taxa cambial;
  • Identificar os fatores que dificultam o crescimento econômico no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


capitalismo

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 30/03/2012

ATENÇÃO: A semana é de entrega de trabalho, precisamente na sexta-feira. Por favor, fiquem atentos.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual (um clima) ou duplas (dois climas). *Estamos retificando postagem anterior que permitia até trios.

Climas: equatorial, subtropical, tropical, mediterrâneo, polar e frio, desértico, temperado.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 

O Sul Subdesenvolvido:        [Apostila 1, páginas 54 a 61]

  1. Diferenças entre países do Sul;
  2. Origens do Subdesenvolvimento;
  3. Democracia frágil ou inexistente;
  4. Autoritarismo e Corrupção;
  5. A industrialização;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferenças culturais entre os países do Sul;
  • Associar corrupção e autoritarismo;
  • Associar desenvolvimento e democracia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


pequenos paises europeus

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/03/2012

Europa Ocidental – Aspectos Regionais:      [Apostila 1, páginas 44 a 65]

  1. Países europeus altamente industrializados;
  2. Outros países europeus industrializados;
  3. Países europeus ocidentais de menor industrialização;
  4. Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
  5. Miniestados europeus;

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental
  • Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


fusos-horarios

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 26 e 30/03/2012

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Fusos Horários:      [Suplemento de Cartografia, páginas 10 a 13];

Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais:      [apostila 1, páginas 04 a 06]

  1. Fusos Horários;
  2. Etapas da Industrialização;

OBJETIVOS:

  • Entender o sistema de fusos horários planetário
  • Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
  • Conhecer Taylorismo e Fordismo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 29/03/2012

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho esta semana.

TRABALHO

Entrega: 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Países do Mundo Desenvolvido que Acompanharam as Três Revoluções Industriais: [apostila 1, páginas 04 a 15]

  1. Etapas da Industrialização;
  2. Países desenvolvidos;

 

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as três fases da Revolução Industrial;
  • Conhecer Taylorismo e Fordismo;
  • Identificar o conjunto de países desenvolvidos;
  • Associar o elevado padrão de vida desses países as conquistas sociais de seus habitantes;
  • Associar democracia a desenvolvimento;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

ATIVIDADE OPCIONAL EXTRA-CLASSE PARA TODAS AS TURMAS–ENSINO FUNDAMENTAL (6°,7°,8°,9°) MÉDIO (1°)

 

Prazo de vigência da atividade: até o dia 06/04/2012Atenção: não é obrigatório!

Estou postando um documentário norte-americano “Story of Stuff” ou “História das Coisas” que tem por objetivo alertar sobre o exploração indiscriminanada dos recursos naturais e as consequências do consumo em larga escala.

O documentário é baseado na realidade norte-americana, contudo, podemos trazer diversas situações para o nosso país, seja na extração de recursos ou porque o consumo no Brasil se elevou devido a melhoria das condições sociais nos últimos anos.

O documentário é dublado e apresenta várias palavras escritas em inglês mas é bem interessante. Tem aproximadamente 21 minutos.

O aluno de qualquer turma  (6, 7, 8, 9 ou 1° ano médio) que tiver interesse deve postar um comentário próprio no blog, mínimo oito linhas, pertinente sobre o assunto, levando em consideração a idéia apresentada pelo documentário, receberá 0,5 na média. O melhor comentário levará um ponto na média e outros, que apesar de participarem, não conseguiram fazer um comentário próximo do tema, mas associado a questão, receberão 0,25.

Atentem para o prazo de vigência da atividade.

A História das Coisas – Story of Stuff

sexta-feira, 23 de março de 2012

RETORNO DA SEMANA – PERÍODO: 21/03 a 23/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: Orientação/Localização – pags 22 a 40 

ATENÇÃO: Temos atividade de Coordenada Geográfica para ser terminada. e exercícios da apostila n° 3, 4 e 5 das páginas 32, 33 e 34.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios 1 e 2 da página 32.

Trabalhamos as direções cardeais (N, S, L, O), colaterais (SE, SO, NO, NE) e subcolaterias (NNE, NNO, SSE, SSO, LSE, LNE, OSO, ONO) e a Rosa dos ventos. Também focamos a Bússola, instrumento antigo utilizado até nos dias de hoje. Explicamos que a agulha imantada (Imã) é atraída para polo norte magnético, que não está localizado no polo norte geográfico. Comentamos que o núcleo da terra, composto basicamente por ferro e níquel, funciona como um grande imã, atraindo a agulha e permitindo a pessoa que o utiliza saber as outras direções. Rosa dos Ventos 03

As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre, chamadas de paralelos e meridianos que se cruzam. Também vimos latitude e longitude que são distâncias medidas em graus a partir da Linha do Equador (latitude) ou do Meridiano de Greenwich (longitude). Deixamos um exercício de coordenadas para os alunos, que encontraram algumas dificuldades, mas na sua correção, deveremos redimi-las. Para auxiliar, deixo um exemplo para os alunos

 

abaixo temos uma grade onde o ponto A representa um cruzamento. O aluno deve identificar primeiro a latitude, que é observada pela linha horizontal (15°) e verificar em que hemisfério ele está (em que posição está a partir da Linha do Equador – 0° – linha horizontal) ao Norte (acima do Equador) ou Sul (abaixo do Equador). Logo após, identificar a longitude (45°) identificada na linha vertical) e perceber se ele está a Oeste (esquerda do Meridiano de Greenwich – vertical 0°) ou a Leste (direita da linha de Greenwich). O resultado final na letra A:

Latitude: 15° Norte e longitude 45° Oeste – resumindo: 15° N 45° O.

 

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – População Brasileira – pags. 25 a 30 

Continuamos o tema população com as faixas etárias: Jovens (0 a 19 anos), adultos (20 a 59) e idosos (60 anos em diante). Mostramos os dados fornecidos pelas pirâmides etárias que auxiliam no entendimento da dinâmica demográfica de um país. Apresentamos tipos diferentes de pirâmides, típicas de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

As migrações são deslocamentos da população no espaço. Temos alguns tipos de migrações: como rural-urbana; inter-regional (dentro de regiões, estados de um país); pendulares que é o deslocamento diário casa-trabalho-casa, que em algumas cidades grandes pode levar horas. Para migrações entre países temos os emigrantes (saem do país de origem) e os imigrantes (chegam de outro país).

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Norte e Sul: Regionalização Geoconômica – pags. 42 a 51 

ATENÇÃO: Para a entrega, na próxima semana, do trabalho sobre regiões climáticas.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual (um clima) ou duplas (dois climas). *Estamos retificando postagem anterior que permitia até trios.

Climas: equatorial, subtropical, tropical, mediterrâneo, polar e frio, desértico, temperado. 

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

Aplicamos uma série de exercícios (7 ao todo) onde atuamos nas questões socieconômicas dos países do Norte e Sul. Com auxílio da apostila, que apresentava diversos mapas e tabelas com dados, solicitamos aos alunos identificar os países ou continentes na “fronteira” Norte/Sul; países com maior e menor rendas per capita e PIB (através de tabela), mapa de renda per capita (este e outros mapas a seguir não apresentavam identificação dos países, fazendo o aluno ir para outra página para descobrir), mapa de expectativa de vida e mapa de IDH, onde o aluno deveria apresentar até três países de acordo com a legenda dos mapas. mapa_mundo_sobre_IDHTabelas de IDH e distribuição social de renda, com identificação de países e seus índices. Foi uma dinâmica interessante, fazendo o aluno buscar identificação de paises, ter um novo olhar para as tabelas e mapas, se interar com alguns dados socioeconômicos, mesmo que indiretamente. Na semana que vem vamos corrigir esta atividade e aproveitarei para apresentar os conceitos que eles vivenciaram nesta semana, como IDH, renda per capita, expectativa de vida, índice de pobreza, entre outros.

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Regionais – pags 44 a 65.

Para trabalharmos o capítulo 4 da apostila, solicitamos aos alunos uma atividade para ser entregue sobre os países da Europa Ocidental. Utilizamos a própria divisão da apostila: Países Europeus de Alta Industrialização (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Benelux), via mapa, identificar os recursos naturais, indústrias, cidades, multinacionais e PEA. W300px_1012-eco-industrialOutput

 

Montadora de automóveis na Europa

 

Outros Países Europeus Industrializados (Suécia, Austria e e Suiça) principais atividades econômicas. Países Europeus de Menor Industrialização (Islândia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Espanha e Irlanda), informação de destaque econômica ou social. Países Europeus de Fraca Industrialização (Portugal e Grécia) elementos comuns nestes dois países. Miniestados Europeus (Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Lietchtenstein e Vaticano) via mapa identificar suas fronteiras.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

SUPLEMENTO DE CARTOGRAFIA – Localização e Orientação – págs 9 e10.

ATENÇÃO: Sexta-feira é o prazo para entrega do trabalho do espaço geográfico.

Como na segunda-feira foi feriado em São José, na sexta trabalhamos apenas coordenadas geográficas, paralelos, meridianos, latitudes e longitudes. Deixamos um exercício em grade para os alunos terminarem em casa e posteriormente faremos as correções.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

SUPLEMENTO DE CARTOGRAFIA – Localização e Orientação – págs 9 a 14.

ATENÇÃO: Quinta-feira é o prazo para entrega do trabalho do espaço geográfico. Temos exercícios para corrigir página 47 – 1,2 e 3.

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Trabalhamos coordenadas geográficas e a sua importância na orientação no espaço. apresentamos os conceitos de paralelos, meridianos, latitudes e longitudes. Apresentamos um exercício de coordenadas para os alunos treinarem. Alguns tiveram problemas com a questão Leste-Oeste e confusões com os pontos que estão localizados em cima dos graus zero (Equador e Greenwich).

Deixamos outro exercício, abaixo, caso o aluno queira treinar mais.

 

Coordenadas Geograficas

Também atuamos nos fusos horários, explicamos que 360° divididos por 24 horas (um dia) obteríamos 15° para cada fuso. Evidenciamos que o Brasil já teve 4 fusos horários e que atualmente possui 3 (desde de 2008). Temos o fuso das ilhas oceânicas (- 2 horas em relação a Greenwich), de Brasília (- 3 horas) e do Oeste (- 4 horas). Finalizamos com a aplicação do horário de verão no Brasil e o por quê da sua necessidade.

Até a próxima “blogagem”…

domingo, 18 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 21/03 a 23/03/2012

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 23/03/2012

Espaço Geográfico: Orientação:    [Apostila 1, páginas 28 a 35]

Espaço Geográfico:  Localização:  [Apostila 1, páginas 36 a 39]

  1. As direções de orientação;
  2. Coordenadas Geográficas;

OBJETIVOS:

  • Identificar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais;
  • Reconhecer a importância das coordenadas geográficas;
  • Definir latitude e longitude;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


tipos de pirâmides etárias

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21/03/2012

ATENÇÃO: Prazo final (21/03/2012) para entrega da atividade de gráficos para quem levou para casa.

População Brasileira:        [Apostila 1, páginas 25 a 32]

  1. Estrutura da população por idade e sexo;
  2. As migrações;
  3. Migração rural-urbana ou êxodo rural;

OBJETIVOS:

  • Interpretar pirâmides etárias;
  • Caracterizar diferentes tipos de migração;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23/03/2012

ATENÇÃO: Nesta semana solicitamos um trabalho de pesquisa sobre os climas terrestres. Foi dividida a sala, pelas filas onde os alunos se encontram, em sete climas: Equatorial, mediterrâneo, altas montanhas, desértico, polares e frios, tropical e temperado. Como foi no final da aula de sexta, no nosso próximo encontro, trataremos mais detalhes.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual, duplas ou trios.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 

Norte e Sul: Regionalização Geoeconômica do Mundo:  [Apostila 1, páginas 48 a 53]

  1. Países ricos e países pobres;

OBJETIVOS:

  • Identificar os critérios utilizados para classificar os países como desenvolvidos e subdesenvolvidos;
  • Diferenciar os países do Norte e os países do Sul;
  • Associar desenvolvimento com expectativa de vida;
  • Definir PIB, PNB, renda per capita e IDH

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 40 a 43.

 

Europa Ocidental: Aspectos Regionais:     [Apostila 1, páginas 44 a 64]

  1. Diferenciais regionais;
  2. Países europeus ocidentais altamente industrializados;
  3. Países europeus ocidentais de menor industrialização;
  4. Países europeus ocidentais de fraca industrialização;
  5. Miniestados Europeus;

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferenças nos níveis de industrialização dos países da Europa Ocidental;
  • Identificar algumas características sociais, políticas e econômicas dos países da Europa Ocidental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios. klkllk

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 23/03/2012

ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 12]

  1. Coordenadas Geográficas;
  2. Fusos Horários;

OBJETIVOS:

  • Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;
  • Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


timezones

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 22/03/2012

ATENÇÃO: tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

 

Coordenadas Geográficas e Fusos Horários: [Suplemento de Cartografia, pág 9 a 14]

  1. Coordenadas Geográficas;

  2. Fusos Horários;

  3. Horário de Verão;

OBJETIVOS:

  • Compreender o sistema de posicionamento global, latitudes e longitudes;

  • Conhecer o sistema de fusos horários, mundial e do Brasil;
  • Entender o horário de verão aplicado no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

RETORNO DA SEMANA–PERÍODO: 12/03/2012 a 16/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico: Orientação – pags 24 a 28  

 

Foram aplicados os exercícios das paginas 21 e 23. Corrigimos a página 21 onde o aluno deveria pesquisar informações de um país a sua escolha e página 23 que trabalha com as mudanças do espaço no tempo.

O espaço construído e reconstruído no tempo pelos seres humanos foi o tema de quarta-feira para finalizarmos o segundo capítulo da apostila.antes_e_depois____terceira_ponte_4d3a01af59b02-400405-4d3a01af61417 Também comentamos sobre as dimensões geográficas, que chamei de endereço no universo, onde os alunos partiam do local para o global na identificação das dimensões (rua, bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, galáxia).

 

 

As transformações do espaço no tempo histórico

 

 

Sexta-feira iniciamos o capítulo 3 sobre orientação, uma necessidade desde os primórdios do homem, que utilizava pontos de referência (montanhas, rios, etc.) e à medida que vai  aperfeiçoando a sua sociedade, passa a utilizar os astros (Sol, Lua e estrelas) e posteriormente instrumentos (bússola, astrolábio, etc.). Também trabalhamos os hemisférios e polos do planeta, com os alunos identificando as linhas imaginárias; a posição de um mapa e a localização dos continentes como visão de mundo, isto é, a Europa está em cima no mapa por opção simbólica, pois o Brasil poderia ser do hemisfério norte, virando de cabeça para baixo, se assim lhe conviesse.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – A População Brasileira – pags. 20 a 25 

ATENÇÃO: Alguns alunos deverão entregar a atividade de gráfico que levaram para casa. Quarta-feira (21/03/2012) é o prazo final.

A população brasileira foi tema na segunda-feira (ver slide abaixo) onde questionamos os alunos o que fazia uma população de um país crescer. Os alunos apresentaram diversas respostas, mas nenhuma satisfatória. Então comentamos que a população de um país cresce pela diferença de nascimentos (natalidade) e óbitos (mortalidade) ou pela chegada de pessoas (imigrantes) ou saídas de pessoas (emigrantes) deste mesmo país. Apresentamos casos como o do Brasil, país em que a população cresce, mas cada vez mais em ritmo lento. Dos Estados Unidos como um país receptor de pessoas do mundo todo, o que mantém sua taxa de crescimento populacional mediana, e de alguns países europeus como a Alemanha e Itália que apresentam decréscimo em sua população. Incluímos os conceitos de densidade demográfica e apresentamos um exemplo simples de cálculo para os alunos. Finalizamos este dia com as causas da diminuição da mortalidade (vacinas, saneamento básico, dedetização de espaços, água encanada, evolução da medicina e melhores condições de atendimento, etc.), e de natalidade (urbanização, mulher no trabalho, custo de vida, disseminação de métodos contraceptivos).brasil_urbanizacao_1

 

A urbanização (quando a população da cidade supera a do campo em um país) auxiliou na redução das taxas de natalidade no Brasil.

 

Na quarta, reservamos o dia para uma atividade de gráfico, onde os alunos deveriam construir um (individual) ou dois gráficos (grupo). Apesar de trabalharmos exercícios anteriores e explicarmos diversas vezes a sua construção, alguns alunos tiveram dificuldades para a confecção, principalmente aqueles que não deram a devida atenção aos exercícios. Fica aqui um alerta, para prestarmos atenção o que é apresentado, questionarmos sempre que houver dúvida e nos dedicarmos com afinco. Alguns alunos conseguiram entregar na aula, outros ficaram pendentes, por isso, contamos com sua entrega na quarta-feira (21).


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Continentes e Paisagens Naturais  – pags. 30 a 39 

ATENÇÃO: Nesta semana solicitamos um trabalho de pesquisa sobre os climas terrestres. Foi dividida a sala, pelas filas onde os alunos se encontram, em sete climas: Equatorial, mediterrâneo, altas montanhas, desértico, polares e frios, tropical e temperado. Como foi no final da aula de sexta, no nosso próximo encontro, trataremos mais detalhes.

 

TRABALHO

Regiões Climáticas;

Entrega: 30/03/2012 ;

Individual, duplas ou trios.

Material: trabalho de pesquisa com introdução, conclusão, capa, bibliografia e desenvolvimento. O trabalho deve conter várias imagens da região climática, principalmente a vegetação associada.

Sugestões: localização, principais médias térmicas (temperaturas) vegetação associada, produtos, alimentos, plantas características, ocupação humana, questões ecológicas e outras características que o aluno considere importante.

 Compartilhamos o conceito de paisagem natural e os elementos que estão interligados como clima e relevo, vegetação e solo e hidrografia. Para clima e relevo destacamos a influência das montanhas no deslocamento dos ventos, do resfriamento das massas de ar à medida que aumenta a altitude. Para vegetação e solo a área amazônica foi utilizada para explicar que a riqueza desta floresta está associada ao seu próprio “consumo”, pois a umidade e calor intensos geram o rápido apodrecimento das folhas, galhos, árvores, entre outros, que geram nutrientes para a floresta. Contudo, a região tropical é pobre em solos, o que significa que a retirada da floresta para cultivos nem sempre é uma boa idéia, pois as chuvas intensas e regulares lavam o solo, retirando nutrientes. Quanto à hidrografia destacamos a velocidade destas águas em áreas de montanha e planície, o trabalho de erosão, a importância de presença de umidade em semi-áridos.

Finalizamos com os climas terrestres onde cada coluna de alunos deveria pesquisar alguns dados da apostila, servindo como exemplo para o trabalho solicitado.

Clima Polar

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa Ocidental: Aspectos Gerais – pags 30 a 40 

ATENÇÃO: Temos exercícios nas páginas 40 a 43.

Na semana anterior tínhamos solicitado um resumo-pesquisa sobre a União Europeia onde os alunos deveriam escolher algum dado interessante para comentar. Nem todos quiseram comentar, mas, além da entrega do resumo, isto contava na avaliação.

Pontuamos os principais aspectos da Europa Ocidental, onde solicitei que os alunos observassem mapa com estes países e a partir deste ponto comentamos sobre a Revolução Industrial como ponto de inicio de transformação desta região, a Divisão Internacional do Trabalho, a competição entre Inglaterra e Alemanha e as duas Guerras Mundiais, o Imperialismo e concorrência com um jovem país, Estados Unidos. O Plano Marshall e Otan como resposta ao avanço do Socialismo, a formação de blocos comerciais para o fortalecimento da Europa Ocidental; a urbanização e a estabilização da população através da redução das taxas de natalidade e mortalidade e o preconceito com os trabalhadores migrantes com aumento do xenofobismo.

Xenofobismo e Racismo

Movimentos de direita culpam os imigrantes pelo desemprego na Europa. É mais fácil culpar os de “fora” do que acusar os políticos de seu país e o sistema no qual eles vivem.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

Suplemente de Cartografia – Localização e Orientação – págs 3 a 8.

ATENÇÃO:  tragam o encarte de cartografia semana que vem.

 

TRABALHO

Entrega: 311 (30/03) 313 (29/03)

Lógico: em Power point, vídeos (para o lógico, gravar em CD, enviar via e-mail com aguardo de resposta de recebimento ou pen drive desde que o professor possa levar para casa com entrega no outro dia).

Físico: A4, maquete, etc.

Individual, dupla ou Trio

Trabalhando o Conceito de Espaço Geográfico

  • Obter imagens de um local em tempos diferentes (duas imagens no mínimo, mas podem ser mais)
  • Descrever os elementos visíveis naturais (natureza nas imagens) e culturais (transformações humanas nas imagens)
  • Situar as paisagens no tempo (período, seja o ano ou século), respondendo a seguinte pergunta: É possível perceber a história do lugar através das construções, maquinários e outros?
  • Identificar as atividades humanas.
  • Verificar a “utilidade do espaço”, sua função antigamente e o agora. Por que houve a mudança espacial, isto é, tem um novo significado?

EXCEÇÃO: Como utilizamos no slide recente a Avenida Paulista, esta fica de fora do trabalho.

Esta semana e a próxima estaremos utilizando o encarte de cartografia – apesar de não entender por está separado da apostila. Apresentamos os temas orientação, a sua necessidade e importância, a utilização dos astros e instrumentos para se locomover. A rosa-dos-ventos e os principais pontos (cardeais, colaterais e sub-colaterais). A forma da Terra (geóide, com muitas deformações devido a sua formação e o relevo). Os principais movimentos e suas conseqüências: Rotação (dia e noite, fusos horários, desvio das águas e massas de ar para oeste, forma achatada nos pólos e abaulada na região do Equador) e translação (quatro estações).

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Movimento de Translação e as quatro estações

 

Explicamos que graças à inclinação terrestre (em torno de 23°) e sua trajetória em torno do Sol o planeta recebe energia solar desigual nos hemisférios, excetuando nos equinócios (setembro e março), quando o Sol está na Linha do Equador. Que a inclinação permite que nos pólos, em determinado momento, haja grandes períodos de iluminação ou escuridão. Que o solstício marca o período em que o Sol está na posição das linhas dos trópicos (capricórnio e câncer), dezembro (verão HS e inverno HN) e junho (inverno HS e verão HN).

 

UM BREVE COMENTÁRIO

Preocupante a questão disciplinar de algumas turmas, infelizmente vários alunos estão no chamado “oba-oba” sem dar importância à aula em si. Concordo que muitas vezes a aula de Geografia é maçante e extremamente teórica, todavia, percebemos que alguns alunos não se preocupam em abrir uma apostila ou caderno. Não são poucas as anotações nas agendas, mas parece que isto já não está assustando mais. Resta no meu caso, rever atuações e estratégias para alcançar estes alunos, de preferência, com auxilio da Coordenação e Inspetoria com atuação mais incisiva em alguns casos.

Até a próxima “blogagem”…