sexta-feira, 8 de abril de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> ………..PERÍODO: 04/04/2011 a 08/04/2011…...……

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Composição de uma paisagem – pags 26 a 31.

ATENÇÃO: Tragam o Atlas a partir desta quarta-feira (13/04/2011)

Foram aplicados os exercícios da página 30 e 31 (não corrigidos).

Trabalhamos o assunto orientação através da Lua (aproveitamos para explicar as fases) e das estrelas. Eles obedecem o padrão do Sol surgindo do leste dirigindo-se para o oeste. Comentamos sobre as estrelas de referência no hemisfério norte (Estrela Polar) e no hemisfério sul (Cruzeiro do Sul).GSTBV2B_01B_LR_H

Comentamos sobre os instrumentos de orientação como a bússola e sua característica de apontar para o norte. Usamos o exemplo de imã fornecido por um aluno para mostrar que o campo magnético da Terra atrai para o norte. Finalizamos com o GPS, instrumento hoje muito vulgarizado que se comunica com satélites através de triangulação determinando a posição em terra.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – População – pags. 31 a 35

ATENÇÃO:  Grande parte dos alunos tem que trazer a prova assinada pelos responsáveis na segunda-feira sem falta.

Foram aplicados os exercícios das páginas 33, 34 e 35.

Definimos as diferenças entre população absoluta e relativa e suas definições populosos e povoados. Explicamos que a densidade demográfica e população relativa são sinônimos e que são obtidas pela divisão da população sobre a área. Utilizamos uma tabela dos países mais populosos e povoados para comparações. E explicamos o conceito de vazio demográfico

densidade-demografica-brasil

 

 

No Brasil, cerca de 75% da população vive até 600 quilômetros do oceano, gerando inúmeros vazios demográficos.

Na sexta-feira aproveitamos a entrega das provas para corrigi-las e chamar a atenção dos alunos para o resultado fraco da avaliação. Infelizmente, no conceito deste professor, houve uma queda elevada no rendimento dos mesmos perante o ano anterior. Talvez a nota sirva de alerta para os mesmos, que precisam levar mais a sério as aulas e atividades. Aguardamos melhoras.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 1 – Globalização: mocinha ou vilâ – pags. 31 a 35.

ATENÇÃO: Foi solicitado aos alunos a formação de equipes para atividade em sala na sexta-feira próxima. Os mesmos devem trazer uma pesquisa sobre os blocos econômicos sorteados pelo professor.

Foi aplicada prova no dia 07/04/2011. Foram aplicados os exercícios da página 35.

O foco da semana foi a Globalização e como ela está presente no nosso dia-a-dia. Procuramos evidenciar os prós e contras da abertura de mercados na vida dos brasileiros e do mundo. Utilizamos exemplos práticos como marcas conhecidas pelos alunos (Nike) para mostrar que essa empresa não possui indústrias próprias contratando terceirizadas em países asiáticos para manufaturarem os desenhos desenvolvidos por esta marca. Alguns alunos ficaram estupefatos pelo preço que esta empresa paga por cada tênis (contando com o transporte, mal chega a 30 dólares o par) e sua venda, que no Brasil oscila entre 100 e 500 reais.globalizacao

Utilizamos um exemplo fictício de um computador “top de linha” onde a empresa multinacional encomenda peças de diversos países e monta no país comprador ou em outro onde o lucro possa ser maior. Comentamos que a origem da globalização foi nos anos 90 com a queda do Socialismo e da estagnação dos grandes mercados mundiais da época.

A despeito da vantagem de voce ter inúmeros produtos à disposição devido a abertura de mercado, procuramos enfatizar as consequências nefastas da Globalização como a destruição da concorrência nacional, o desemprego e concentração de riqueza.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Estados Unidos:  mistura de povos e cultura – pags 23 a 27.

Aplicamos prova na quinta-feira. aplicamos exercícios na página 25.

Continuamos o tema da colonização norte-americana com foco nos tipos de colonização (exploração e povoamento). Apesar de existir questionamentos sobre a validade destes tipos de conceitos, há ainda muitos pesquisadores que defendem a tese.

Nas colônias de exploração o objetivo dos colonos, inicialmente, era a riqueza rápida para voltarem para a Europa, geralmente vinham sozinhos. Com o passar do tempo os que sedentarizam ganham ou conquistam grande quantidade de terras onde passam a plantar produtos para exportação, tornando-se as elitesdo país. Este foi um exemplo da América Latina e também do Sul dos EUA.

Nas colônias de povoamento a vinda de casais que desejam replicar a sua vida como na Europa, o clima parecido com o Velho Continente (frio) que impedia a produção de produtos tropicais (mais desejados e de grandes lucros) além da formação de pequenas propriedades vai dar um parâmetro pobre no primeiro momento, mas um “germe” de desenvolvimento manufatureiro para ao futuro. chinatownFoi o que ocorreu com as colônias do norte dos EUA que inclusive vão travar uma guerra civil com o Sul na metade do século XVIII com vitória sobre esta última.

Umas das muitas Chinatows americanas

Finalizamos com a questão do “melting pot” (cadinho para mistura de metais) que simbolizava a mistura étnica nos EUA. Esta ideia tão propagada não existiu na realidade, pois o que se vê é a formação de guetos nacionais como as Chinatowns, Littles Italies, bairros negros e hispânicos, representando um separatismo nacional que se contrapõe à miscigenação norte-americana.

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Fusos Horários – págs 22 a 27.

Aplicamos prova o dia 05/04/2011 – terça-feira.

O tema da semana foi fusos horários, procuramos evidenciar que a terra foi dividida em 24 fusos (24 horas) representando 15° graus cada (como quinze meridianos para formar um fuso). Mostramos que o nome fuso vem das antigas indústrias de tecidos que utilizavam uma peça para enrolar a linha (como os meridianos partem todos dos polos, formam um desenho parecido). A necessidade das companhias ferroviárias norte-americanas em se enquadrar nos horários que cada cidade possuia, incentivou a criação do sistema nos século XIX utilizado até hoje. 

Comentamos sobre a mudança de fusos horários no Brasil (de quatro para três) mapa fusos311200911185que era pleitiado principalmente pelas empresas de comunicação (TV’s) pois com horários atrasados (diferença de duas horas em relação a Brasília) as crianças do extremo oeste (Acre e oeste do Amazonas) ficavam expostas a programas de classificação adulta.

Anteriormente o Brasil possuia quatro fusos horários, atualmente três, mas existe uma matéria no Congresso Nacional proferida por um senador acreano que solicita a volta de quatro fusos.

Ensinamos os cálculos para encontrar os horários em qualquer fuso e da hora local. Todavia deveremos replicar este assunto pois houveram muitas dúvidas entre os alunos. Por isso, na entrega da prova e sua correção, aproveitaremos para retornar o assunto, agora com uma sistematização em data show.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – População brasileira – pags. 22 a 28.

Foi entregue a prova aplicada na semana anterior. Foram aplicados os exercícios das páginas 26 e 27.

Dentro do assunto de demografia, viramos o nosso olhar para o Brasil tratando dos conceitos trabalhados agora no “local”. Discutimos questões étnicas como a miscigenação brasileira e suas consequências nos dias de hoje. Atualizamos a apostila com a população absoluta e a densidade demográfica.idosos

Apesar de estarmos no bônus demográfico, nosso país vem apresentando um envelhecimento rápido comparado ao histórico dos países desenvolvidos.

Utilizamos os diversos gráficos para discutir a queda do crescimento vegetativo, a taxa de fecundidade (em rápido decréscimo) e expectativa de vida (de rápido aumento). Mostramos que o Brasil vem sofrendo mudanças velozes na estrutura populacional. Que atualmente o país vive o bônus demográfico (quando a população adulta e produtiva é dominante) mas que daqui uns dez anos poderemos entrar na fase de envelhecimento, como vivido pelos europeus, com sérias consequências para o processo produtivo nacional. Enquanto a Europa levou 100 anos para sofrer um processo de envelhecimento, o Brasil está fazendo este circuito em menos de 50 anos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Geologia – pags. 48 a 51.

ATENÇÃO: Teremos prova na quinta-feira, dia 14.04.2011

Aproveitei a segunda-feira para reprisar rapidamente o assunto da semana passada onde tive problemas com o data show.

Comentamos sobre a formação das rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) a formação dos solos e seus horizontes (O, A, B, “C” e R). Também comentamos sobre os tipos de relevo existentes (montanhas, planaltos, planícies e depressões).

TIPOS DE ROCHAS

tipos_rochas

Na quinta-feira iríamos encerrar a geologia, porém os alunos necessitaram da aula para se prepararem para uma apresentação sobre tecnologia para os alunos do ensino fundamental. Por isso a finalização ficará para segunda que vem com aplicação de prova na quinta-feira.

 

Até a próxima blogagem….

domingo, 3 de abril de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………...PERÍODO: 04/04/2011 a 08/04/2011………..

 

astrolabio

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06, 07 e 08/04/2011

Orientação:  [apostila 1, págs. 26 a 32]

  1. Fases da Lua e orientação;
  2. Orientação pelas estrelas;
  3. Instrumentos para localização;

OBJETIVO:

  • Entender as fases da Lua;
  • Conhecer o método de orientação à noite;
  • Conhecer os diversos instrumentos utilizados pelo homem para se localizar;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

Over-Population

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04, 05 e 08/04/2011

População:   [apostila 1, págs. 30 a 38]

  1. População absoluta;
  2. População relativa e densidade demográfica;
  3. Vazio demográfico;
  4. Distribuição populacional;

OBJETIVO:

  • Compreender os principais conceitos demográficos como população absoluta e relativo, país populoso ou povoado, além do cálculo de densidade demográfica;
  • Entender as causas que influenciam na distribuição espacial da população;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

Globalization1

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07 e 08/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá sete questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Formação dos continentes e sua distribuição (3 e 4);
Divisão histórica (7, 8 e 9)
Sistemas econômicos (14 e 15)
Primeiro, Segundo e Terceiro mundos (17)
Mundo Bipolar e Guerra Fria (16)
Subdesenvolvimento (25, 27, 28 e 29)

 

Globalização:  [apostila 1, págs 31 a 37]

  1. Conceito de globalização;
  2. Origens da globalização;

OBJETIVO:

  • Perceber como a mundialização de produtos, modismos e cultura são reflexos do intenso tráfego de mercadorias e informações;
  • Conhecer os fatores que provocaram a abertura dos mercados internacionais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

indyday

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04 e 07/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Regionalização americana – físico e cultural – seus critérios (04 e 06)           Países americanos(05)                                                                                                       América físico (03)                                                                                                            Estados Unidos  – físico (14, 15, 16, 17) – N,S,L,O – Ocidental e Oriental        IDH (07)

 

Estados Unidos da América – cultura e economia:  [apostila 1, págs. 25 a 30]

  1. Colonizaçao de povoamento/exploração;
  2. Variedade populacional e cultura nacional;
  3. Indústria estadunidense;

OBJETIVO:

  • Compreender as diferenças nos tipos de colonizações;
  • Entender a ideologia do “melting pot” e a “segregação” estadunidense;
  • Conhecer as características que impulsionaram a indústria estadunidense;

METODOLOGIA:

Aula expositiva e aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

1270657359fm7zav

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05 e 06/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 05/04/2011 (terça-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Ciência Geográfica – histórico (2 e 3)
Conceitos geográficos (4)
Movimentos terrestres (11 e 12)
Instrumentos de orientação (16)
Coordenadas geográficas – conceitos e pontos no mapa (17 e 18)

 

Fusos horários:  [apostila 1, pags. 22 a 27]

  1. Origem dos fusos horários;
  2. Linha internacional de data;
  3. Fusos horários brasileiros;

OBJETIVO:

  • Entender as motivações para criação de um sistema internacional de hora;
  • Conhecer a sistemática da linha internacional de data;
  • Entender os cálculos de hora local;
  • Conhecer os fusos horários brasileiros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

popchart

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 06/04/2011

População brasileira:  [apostila 1, pags. 22 a 29]

  1. Estrutura étnica;
  2. Dados gerais da população brasileira;
  3. Estrutura da população brasileira;
  4. Distribuição da população por gênero;
  5. População economicamente ativa do Brasil;
  6. Trabalho infantil no Brasil

OBJETIVO:

  • Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição;
  • Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução;
  • Perceber através de pirâmide etária a transformação demográfica brasileira
  • Conhecer a distribuição da população ativa e inativa, os gêneros e trabalho infantil no Brasil

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

fractalrelevo

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 04 e 07/04/2011

Geologia:  [apostila 1 – frente 1 – págs 48 a 52] 

  1. Rochas;
  2. Solos;
  3. Agentes endógenos e exógenos de formação de relevo;

OBJETIVO:

  • Entender a formação e tipos de rochas;
  • Conhecer a formação dos solos e seus horizontes;
  • Compreender os elementos formadores de relevo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.