sábado, 24 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 26/09/2011 a 30/09/2011………………………….

 

deserto-do-saara-clima-temperatura-noite-vegetacao

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28, 29, 30/09/2011

Influência do Clima na Vegetação:       [apostila 3, páginas 147 a 162]

  1. Exercícios (aplicação e correção) para a prova mensal;
  2. Formação de grupos para atividade em sala sobre clima e vegetação;

OBJETIVO:

  • Exercícios específicos com direcionamento para prova mensal;
  • Formar grupos em sala e produzir atividade sobre clima e vegetação;

METODOLOGIA:

Serão divididos grupos para atividade de cartaz, produzido em sala de aula, com os temas clima/vegetação. Cada grupo ficará com um tipo de clima e sua vegetação característica e deverá fazer colagens, frases e apresentação final.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a produção final do cartaz e sua devida apresentação.


D8593

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO:  26, 27 e 30/09/2011

ATENÇÃO: Temos deveres nas páginas 181, 183 e 184 da apostila 3.

Cidades Brasileiras:           [apostila 4, páginas 185 a 187]

  1. Exercícios (aplicação e correção) para a prova mensal;
  2. Introdução sobre meio urbano – cidades;

OBJETIVO:

  • Exercícios específicos com direcionamento para prova mensal;
  • Introduzir os principais aspectos urbanos do Brasil, processo de urbanização e conceito de município.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


exercicios

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 29 e 30/09/2011

ATENÇÃO: Para quinta-feira teremos a apresentação dos dois grupos faltantes sobre a atividade de religiões e sua origem asiática. Os grupos para a Feira dos Estados que ainda não entregaram o projeto, devem fazê-lo o mais rápido possivel esta semana.

Planeta Chíndia:     [Finalização da apostila 3]

  1. Apresentação final dos grupos sobre religiões e sua origem asiática;
  2. Exercícios (aplicação e correção) para a prova mensal;

OBJETIVO:

  • Finalização de apresentação dos grupos e feedback para os alunos;
  • Exercícios específicos com direcionamento para prova mensal;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


oceania

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 29/09/2011

ATENÇÃO:  Quinta-feira temos prova mensal. Na segunda vamos corrigir os exercícios preparatórios para a prova, por isso tragam a apostila 3 e 4.

Oceania - O Novíssimo Mundo continua sendo um mistério:     [apostila 4, páginas 177 a 179]

  1. Correção dos exercícios preparatórios para a prova;
  2. Oceania, localização e regionalização;
  3. Prova mensal;

OBJETIVO:

  • Correção de exercícios específicos com direcionamento para prova mensal;
  • Conhecer a localização do continente oceânico e sua principal regionalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


CicloneCatarina_MarceloMaia_750

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 27 e 28/09/2011

Atmosfera Terrestre:        [apostila 4, páginas 2 e 3]

  1. Características da atmosfera;
  2. Camadas da atmosfera;
  3. Camada de ozônio;
  4. Dinâmica climática;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características da atmosfera e sua formação;
  • Conhecer as principais camadas e suas funções;
  • Perceber o circuito energético na atmosfera. Entender a diferença entre tempo e clima;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


imagem6.bmp

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 28/09/2011

Geopolítica Brasileira:    [apostila 4, páginas 7 a 11]

  1. Região Geoeconômica do Brasil;
  2. Região Concentrada;
  3. Aplicação e correção de exercícios;

OBJETIVO:

  • Entender os critérios adotados para a regionalização Geoeconômica;
  • Entender os critérios adotados para a regionalização Concentrada;
  • Aplicação e correção de exercícios para fixação de conteúdo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


santa-catarina

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 26 e 29/09/2011

ATENÇÃO: Temos a continuação do trabalho sobre Santa Catarina. Os grupos relevo e hidrografia fiquem atentos para segunda, e os outros tragam seu material caso as duas apresentações sejam rápidas.

Santa Catarina:

  1. Continuação das apresentações sobre Santa Catarina;

OBJETIVO:

  • Conhecer os aspectos físicos e humanos do estado catarinense;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 19/09/2011 a 23/09/2011…………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – O Ar em Movimento – pags 138 a 143

Aplicamos os exercícios das páginas 140, 141 e 142.

Nesta semana tratamos sobre a umidade do ar, que é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera  em determinado momento. A umidade do ar também afeta o clima, sendo importante para a formação de nuvens e precipitações. Falando em nuvens, os alunos conheceram os principais tipos de formação de nuvens como: cirros, altos-cúmulos, cúmulos-nimbos, nimbos-estratos, estratos e cúmulos, esta última, identificada in loco no pátio do CEB.

ATMOSFERA-FATORES-DO-CLIMA-E-DOMINIOS-CLIMATICOS-2

As precipitações também foram o foco das nossas aulas com os principais tipos de chuvas, como as orográficas, frontais e convectivas. Outros tipos de precipitações como o granizo e a neve foram vistos, e explicamos que a geada se forma na superfície.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Brasil No Espaço Mundial – pags. 174 a 184.

ATENÇÃO: Temos deveres nas páginas 181, 183 e 184.

Foram aplicados os exercícios das páginas 175 e 176.

Finalizamos a apostila 3 com os assuntos sobre a qualidade de vida da população brasileira, onde posicionamos sobre a Linha de Pobreza (satisfação mínima das necessidades básicas) e a Linha de Indigência (situação de extrema miséria). Informamos que o Brasil é um país campeão em concentração de renda, onde os 10% mais ricos concentram mais de 50% da riqueza do país.

Comentamos sobre a origem da Dívida Externa, que são todas as dívidas adquiridas pelos governos, empresas privadas e públicas com bancos ou orgãos financeiros estrangeiros. Destacamos a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e círculo pernicioso dos juros que tornam o pagamento da dívida “pesada” e afetam os investimentos em educação e saúde de um país.

Mercosul_html_506375da

Finalizamos com o Mercosul, bloco econômico da América do Sul com os sócios: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além dos associados: Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Chíndia – pags. 160 a 166.

ATENÇÃO: Na quinta-feira teremos a finalização dos grupos sobre as religiões. Na semana que vem encerra-se o prazo para os alunos entregarem os projetos.

Na quinta-feira o assunto foi a Índia com sua diversidade cultural e povos, segunda população do mundo, religiões marcantes e uma pobreza considerável. Os alunos conheceram um pouco da história da ocupação do subcontinente pela Inglaterra e atuação de Gandhi com o libertador do país através da não violência e da desobediência civil. cachemiraOutro tema importante, foi a disputa pelo território da Caxemira que contrapõe Índia e Paquistão, hindus e muçulmanos.

Na sexta-feira iniciamos a apresentação dos grupos sobre as religiões e sua origem asiática.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África em Busca do Desenvolvimento – pags 170 a 176.

Na semana aproveitamos a chegada do data show na sala para falarmos sobre o tema África do Sul. País mais desenvolvido do continente africano, mas que também foi palco de umas das maiores atrocidades já feitas “oficialmente”, o Apartheid. Para entender o sistema segregacionista foi preciso conhecer a ocupação de do país com a chegada dos portugueses no século XV, os holandeses no século XVII que originará os boers e os Ingleses no século XIX que tomarão o controle do território.

A segregação foi influenciada pelos boers e impuseram a negros e indianos proibições oficiais como dividir o mesmo lado de um ônibus, escadarias, banheiros. Proibições de se locomover nas cidades sem identificação e criação de bantustões, bairros excluídos onde os negros eram impedidos de sair sem justificativas.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera – págs 17 a 20.

Nesta semana os alunos fizeram as atividades finais da apostila (primeira aula) e já corrigimos, finalizando-a (segunda aula). Não foi marcada a prova, ficando para a próxima semana. Sorteamos os temas dos grupos para o trabalho sobre as bacias hidrográficas como registrado abaixo. (Obrigado a aluna Ângela pela lista).

Grupos em ordem de apresentação:

Equipe 01 – Vivian, Maria Lídia e Vitor

Bacia do Uruguai

Equipe 02 – Ângela e Alessandra

Bacia do Paraguai

Equipe 03 – Amanda e Beatriz

Bacia Amazônica

Equipe 04 – Geovane e Letícia

Bacia do Sudeste-Sul

Equipe 05 – Bianca, Kássia, Luanna, Luiz Gustavo, Manoella e Isabela Serafim

Bacia do São Francisco

Equipe 06 – Isabela Cassilha

Bacia do Nordeste

Equipe 07 – Mariana e Paola

Bacia do Paraná

Equipe 08 – Otávio, Everton, Matheus Amaral, Mateus Elias, Igor e Leonardo

Bacia do Leste

Equipe 09 – Alisen, Graça e Nicoly

Bacia Tocantins-Araguaia

Equipe 10 – Bruno Correa

Bacia do Nordeste

Equipe 11 – Larissa Amorim, Thainá, Matheus Costa e Leandro

Bacia Amazônica

Equipe 12 – Tayane, Thuany, Monique e Larissa Andretta

Bacia do Sudeste-Sul

Equipe 13 – Camila, Jéssica, Mayara, Heloísa, Vanessa, Ianka e Matheus Esser

Bacia do Leste

Equipe 14 – Anderson e Fabiano

Bacia do Paraguai


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 4 – Geopolítica Brasileira – pags. 1 a 7

ATENÇÃO: os alunos devem fazer a linha de tempo com o título: História da Configuração do Espaço Geográfico Brasileiro, nas páginas 2, 3 e 4.

Iniciamos a apostila número 4 com o tema Brasil, seu espaço territorial como localização, tamanho territorial, variedade climática e população.

Foi solicitado aos alunos a produção de uma linha de tempo com a história da ocupação do território brasileiro.

Tratamos da organização polítca e regionalização brasileira com o IBGE, Geoeconômica e ficamos pendentes com a Região Concentrada, que terá continuidade na próxima semana.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Demografia – pags. 56 e 57

ATENÇÃO: Na segunda-feira a apresentação dos grupos Relevo e Hidrografia de Santa Catarina. Os outros grupos devem estar preparados caso sobre tempo.

Na segunda finalizamos demografia com o assunto Santa Catarina, onde enfatizamos o aumento da população do Estado e da capital Florianópolis (porcentagem superior a nacional), e todos os problemas relacionados, em especial, a mobilidade – segunda pior do mundo.

Pontuamos as maiores cidades de Santa Catarina, a origem dos principais movimentos migratórios tantos externos quanto internos e as principais razões do Êxodo Rural.


21 de Setembro – Dia da Árvore

muda-de-arvore

 

 

Plante uma Árvore. Ela é capaz de absorver uma tonelada de CO2 ao longo de sua vida.

 

Cultive essa ideia!

 

 

Nesta sexta-feira (23) inicia-se a Primavera

Relembrando as aulas de Astronomia, é o momento em que o Sol está em cima da Linha do Equador (Equinócio), iluminando igualmente os dois hemisférios (Norte e Sul), e indo em direção ao Trópico de Capricórnio para o verão no Hemisfério Sul.

SOLSTICIO-E-EQUINOCIO

Até a próxima blogagem…..