sábado, 26 de março de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> ………..PERÍODO: 21/03/2011 A 25/03/2011…………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO - APOSTILA 1  Viagem pelo Espaço - pags 13 a 20.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 18, 19 e 20.

Aplicamos prova no dia 25.03.2011.

Nesta semana trabalhamos os movimentos terrestres, rotação e translação, utilizando um globo inflável, o que “bombou” a sala. mostramos o movimento que a Terra faz sobre si mesmo incidindo em dias e noites. A maioria dos alunos já possuia um conhecimento prévio, seja das aulas de biologia ou de anos anteriores, o que facilitou em nossa mediação.

Outro tema foi o movimento de translação onde os alunos participaram do movimento em quatro estações. Começamos em dezembro (verão) quando os alunos conseguiram perceber através do desenho na lousa a maior incidência da energia solar no Hemisfério Sul, depois fomos para junho (inverno), onde por associação, os alunos notaram que o Hemisfério Norte recebia maior quantidade de energia. Finalizamos com as estações intermediárias (outono e primavera) quando o Sol atua com a mesma quantidade de energia sobre os dois hemisférios.

Projeção solar

 

 Projeção do Sol em relação a posição no planeta Terra. Para quem está nos Polos, o Sol está sempre na visão do horizonte e jamais ele sobe sobre a cabeça do espectador, como nas outras partes do globo.

 

Para explicar a posição do Sol em relação aos polos exageramos o tamanho de uma pessoa com objetivo de mostrar a posição da estrela nas áreas polares.

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1  Gigante pela Própria Natureza – pags. 14 a 23

ATENÇÃO: Temos prova marcada para o dia 01/04/2011 (não é mentira) páginas 01 a 24 – no planejamento da semana focaremos nos temas. Temos exercícios, que serão cobrados, nas páginas 23 (n° 02) e 24.

Foram corrigidos os exercícios da página 14.

Foram aplicados os exercícios da página 20.

Com a correção dos exercícios sobre o Sertão discutimos os alguns problemas brasileiros – até para evitar uma ideia de exclusividade nesta região. Explicamos as atividades econômicas desta região geoeconômica, como a produção de cana-de-açúcar, frutas, grãos e da agricultura de subsistência. A região vem sendo alvo de novas indústrias, localizadas principalmente na região Zona da Mata, pois oferece incentivos fiscais e vantagens (menos impostos, doação de terrenos, facilidade em empréstimos, etc). Já o turismo, o que dizer? Para os alunos, praias, carnaval e micaretas.

Quanto a região Centro-Sul focamos na importância desta região para economia brasileira. Na agricultura a presença de Estados como Mato Grosso do Sul (bovinocultura), Rio Grande do Sul (bovinocultura e produção de grãos), Santa Catarina (suinocultura), Paraná (grãos), Goiás (bovinocultura e grãos), São Paulo (café e laranja), Rio de Janeiro e Minas Gerais (café) são alguns exemplos da pujança da região. Industrialmente, a região mais dinâmica do país é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, com destaque para o eixo Rio-São Paulo.

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São Paulo é a cidade mais representativa da Região Geoeconômica do Centro-Sul

 

Na região Amazônica mostramos a riqueza da floresta e da hidrografia, as atividades minerais são importantes, apesar de estarem em uma zona “conflituosa” na questão indígena e ambiental. finalizamos com a questão do desmantamento e seus impactos (explicamos a importância da evapotranspiração desta floresta para a formação de uma massa de ar que leva chuva do Acre até o oeste do Rio Grande do Sul).

 

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 1  Divisões do Mundo – ideologia e economia – pags. 22 a 24.

ATENÇÃO: Os alunos se comprometeram em atualizar o gráfico da página 24 devido a erro de impressão, por isso, conto com a participação de todos.

Aplicamos os exercícios das páginas 23 e 24.

Nesta semana os alunos entregaram a atividade de cartaz sobre o roteiro turístico então aproveitamos para questiona-los sobre a produção do trabalho. Nem todos quiseram fazer uma rápida introdução para a turma, outros já pareciam mais empolgados. A variedade de cartazes demostrou a criatividade dos alunos – alguns chegaram a produzir um folder gigante.

Aproveitamos duas reportagens sobre comércio exterior para iniciarmos a conversa sobre balança comercial (diferença entre exportações e importações) e os superávits e déficits. Explicamos que um país precisa exportar (vender produtos para o exterior) para conseguir moedas estrangeiras (preferencialmente dolar e euros) para formar reservas que possam ser utilizadas para investimentos, compras externas ou pagamento de dívidas, quanto maior a exportação em relação a importação, temos um superávit. Quando a importação em valores supera a exportação temos um déficit no país, forçando a solicitar empréstimos.

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Alguns produtos típicos da exportação brasileira que “transformados” em dolares ou euros ajudam a compor as reservas cambiais do país

 

Para auxiliar o aluno neste assunto, pensamos em associar a exportação de um país com o salário “virtual” do mesmo (R$ 1.000) e suas dívidas (importações) R$ 2.000. Quando você gasta mais do que ganha, invariavelmente, você precisa de empréstimos para cobrir a dívida, e aí entramos com a Dívida Externa (dívida contraída pelos governos, empresas estatais e empresas privadas). Os alunos ficaram um pouco indignados quando souberam que as filiais das empresas multinacionais contraem empréstimos lá fora (juros mais baixos) para investimento no país e que isso é computado na nossa dívida externa. Com um gráfico sobre a dívida externa percebemos “sem querer” o sobe e desce das dívidas nos países, pois na minha apostila tinha dados de 2006, enquanto na apostilas dos alunos dados de 2000. Na apostila deles, os países do Sul (subdesenvolvidos) lideravam o ranking, já na minha, os países do Norte estavam nas primeiras posições. Por esses problemas, resolvi convocar os alunos a atualizarem o ranking das maiores dívidas externas, veremos o que vai dar.

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1  EUA – Nação poderosa– pags 14 a 19.

Como havia relatado anteriormente, iniciamos na segunda um novo perfil topográfico, pois os alunos tiveram dificuldades na produção do gráfico, além do desenho ser pequeno para ser traçado. Com uns EUA em formato de paisagem e a prática da sexta anterior, ficou mais fácil a projeção do perfil. Mesmo assim, alguns alunos levaram as duas aulas para o término.

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Com mapa em formato paisagem, ficou mais fácil construir o perfil topográfico.

 

Na sexta aproveitamos este perfil para discutirmos questões físicas com a cobrança de um exercício que acompanhava o mapa (alguns alunos deixaram a desejar nas respostas o que foi observado e anotado pelo professor). Focamos na formação de desertos nos EUA devido á area montanhosa que impede a passagem de massas de ar e da corrente marítima fria da California (que condensa a massa de ar que está em contato com ela). Que as planícies formam um “corredor” para as massas de ar que vem da região Ártica e do Golfo do México. Que o Montes Apalaches é um maciço antigo com importância na produção de minério. Terminamos com a vegetação e suas representações climáticas, como florestas, campos naturais e vegetação desértica.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Origem e movimentos do planeta Terra – págs 12 a 14.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 13 e 14.

O tema da semana foi o movimento de translação. Procuramos evidenciar que o movimento é eliptico com oscilações e que devido a este movimento e a inclinação do Planeta Terra havia uma distribuição irregular de energia (luz e calor do Sol) no planeta. Estas diferenças são percebidas nas estações do ano, nas diversas posições do Sol em sua trajetória leste-oeste.

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Solstício de Verão (21 de dezembro) no hemisfério Sul. O Sol atua perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio, iluminando intensamente o hemisfério. Observando a Linha do Equador para o Norte, os raios solares estão mais declinados, por isso, inverno no hemisfério Norte. Percebam que há uma projeção de sombra no Polo Norte, esta noite dura 4 meses, enquanto no sul, quatro meses de luz ininterrupta.

 

Focamos nos soltícios (quando o Sol atua perpendicularmente em um dos Trópicos e determina maior ou menor luminosidade e calor em um dos hemisférios) e nos equinócios (passagem do Sol nas proximidades da Linha do Equador, com igualdade de energia nos dois hemisférios). Alguns alunos tiveram algumas dificuldades para abstrair a ideia do movimento e suas diversas posições. Isto foi refletido na execução de alguns exercícios.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Estrutura da população e atividades econômicas – pags. 14, 16, 17 e 18

ATENÇÃO: Temos prova para o dia 30/03/2011. Os temas são: crescimento da populãção mundial, taxas demográficas, crescimento vegetativo natural, densidade demográfica, teorias demográficas, estrutura etária, pirâmides etárias, migrações (internas e externas), PEA, PEI.

Nesta semana corrigimos e aplicamos diversos exercícios com objetivo de preparação para a prova do dia 30/03/2011.

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Pirâmide Etária estará presente na prova desta quarta-feira

 

Devido ao tempo utilizado para correções, ainda sobraram os testes que passamos como gabarito (pags 18 a 21).

 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Dinâmica terrestre do universo– pags. 45 e 46

Corrigimos os exercícios das páginas 124 e 125.

Começamos a semana corrigindo exercícios sobre fusos horários, projeções cartográficas e de escala.

Como nosso tempo é curto na semana, não é possivel aplicar e corrigir muitos exercícios, por isso, alguns acabam destacando. O exercício de escala foi o mais interessante pois exigiu raciocínio dos alunos. Veja abaixo:

Num mapa desenhado na escala de 1:15.000.000, a distância entre duas cidades é de 20 cm. Qual é a escala de outro mapa no qual as mesmas cidades distem 4 cm entre si?

A primeira atitude era descobrir a distância entre as duas cidades:

20cm * 15.000.000 = 300.000.000 , Como eram mapas diferentes, as escalas também eram diferentes. Mas a distância continua a mesma. Por isso, 300.000.000 / 4cm = 75.000.000, isto é, a escala do outro mapa é 1:75.000.000 (um para 75 mil).

Na aula de quinta apresentamos Astronomia básica com assuntos relacionados a origem do universo e a controversa Teoria do Big Bang, o Sistema Solar, os diversos tipos de astros e heliocentrismo.

Até a próxima blogagem…..

domingo, 20 de março de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………..PERÍODO: 21.03.2011 a 25.03.2011…………

 

ZonasClimaticas 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23, 24 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos prova marcada para o dia 25.03.2011, com os temas: elementos naturais e culturais, paisagem, lugar, espaço geográfico, pontos de referência, astros do universo (apostila 1 – páginas 1 até 18) e caderno.

Temos exercícios para corrigir na página 18.

Movimentos do planeta Terra e distribuição da luz/calor solar:  [apostila 1, páginas 19, 20, 21, 22]

  1. Movimento de rotação
  2. Movimento de translação
  3. Zonas climáticas

OBJETIVO:

  • Compreender os movimentos terrestres e suas consequências
  • Entender a distribuição da energia solar sobre o planeta e a formação de zonas climáticas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21, 22 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir na página 14.

Região Geoeconômica do Nordeste e do Centro-Sul:   [apostila 1, páginas 15 a 20]

  1. Nordeste, problemas no Sertão
  2. Nordeste, atividades econômicas
  3. Centro-Sul, Atividades econômicas

OBJETIVO:

  • Compreender os problemas sociais da sub-região do Sertão e associá-los ao Brasil
  • Conhecer as principais atividades econômicas do Nordeste
  • Entender a dinâmica econômica da principal região do Brasil

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Interpretação de pequeno texto do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos para finalizar a atividade sobre os problemas sociais.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho/cartaz sobre os roteiros turísticos com prazo final em 25.03.2011. Abaixo desta postagem do oitavo ano tem a atividade solicitada.

Diversidades econômicas - colonizadores e colonizados:  [apostila 1, páginas 24 a 28]

  1. Economia no mundo atual
  2. Diversidades econômicas – impactos sociais
  3. Colonizadores versus colonizados
  4. Indicadores de desenvolvimento

OBJETIVO:

  • Entender a economia no mundo atual como reflexo histórico de exploração dos países do Sul.
  • Avaliar as condições dos países pelos indicadores de desenvolvimento

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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Montanhas Rochosas

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 24/03/2011

ATENÇÃO:  Na quinta-feira (24) temos entrega de atividade sobre os aspectos físicos do continente americano. Abaixo desta postagem do nono ano tem a atividade solicitada.

Estados Unidos da América – aspectos físicos:  [apostila 1, páginas 14 a 20]

  1. EUA – aspectos geológicos;
  2. EUA – clima e vegetação;
  3. EUA – hidrografia;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais elementos do relevo norte-americano;
  • Reconhecer a influência do clima e da extensão territorial na vegetação;
  • Perceber a importância dos rios e lagos para a conquista e espacialização do território norte-americano;

METODOLOGIA:

Produção de perfil topográfico longitudinal dos Estados Unidos como apoio ao assunto (EUA físico) e aplicação de exercícios específicos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 e 23/11/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (23) encerra-se o prazo para entrega do trabalho sobre paisagem, lugar e espaço geográfico. Abaixo desta postagem do primeiro ano tem a atividade solicitada.

Movimentos Terrestres e Orientação no Espaço:  [apostila 1, páginas 12 a 16]

  1. Movimento de Translação
  2. Localização e Orientação

OBJETIVO:

  • Compreender como ocorrem as estações do ano
  • Conhecer os métodos de localização pelos astros
  • Conhecer o funcionamento básico dos principais instrumentos de orientação

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 23/03/2011

Faixas etárias, pirâmides etárias, migrações, PEA e PEI e setores de atividade:  [apostila 1, páginas 16, 17, 18, 19, 20 e 21.

  1. Aplicação de exercícios e correção dos temas com objetivo de avaliação.

OBJETIVO:

  • Reforçar o conteúdo para futura avaliação.

METODOLOGIA:

Aplicação e correção de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21/03/2011

ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios da página 124 e 125.

Dinâmica terrestre do universo e formações geológicas:   [apostila 1 – frente 1 – páginas 45 a 52] 

  1. Formação do universos e do planeta Terra
  2. Geologia histórica
  3. Estrutura da Terra
  4. Rochas
  5. Solos
  6. Agentes internos e externos de formação de relevo

OBJETIVO:

  • Entender a formação do universo e do planeta Terra
  • Conhecer as Eras e Períodos do Planeta
  • Compreender a estrutura do planeta e a formação das rochas e solos
  • Compreender a dinâmica terrestre de formação de relevo

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.