sábado, 16 de abril de 2011

…………………..RETORNO DA SEMANA…….…………. ………....PERÍODO: 11/04/2011 a 15/04/2011…………

 

            SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO            APOSTILA 1 – Mapas: auxílio aos viajantes – pags 33 a 37.

ATENÇÃO:  Alguns alunos estão esquecendo o Atlas, por favor, continuem trazendo para eventuais utilizações, pois estamos dentro do tema cartografia.

Na quarta-feira apresentamos um histórico sobre as primeiras representações de lugares que o homem produziu. Utilizamos a imagem de um mapa babilônico de 4 mil anos que estava na apostila para mostrar que o ser humano sempre teve a necessidade de registrar os locais por onde passava. Procuramos evidenciar algumas técnicas para a produção de mapa como a aerofotogrametria (fotos aéreas), imagens de satélites artificiais, radares e sensores remotos, além do emprego de computadores.

Ainda na quarta-feira, procuramos apresentar as projeções cartográficas através de uma simples atividade. Com um globo terrestre inflável de bom tamanho, solicitamos aos alunos que desenhassem os continentes e oceanos que eles estavam vendo. O globo ficou na frente do quadro e dependendo o do ângulo de visão, os alunos localizados nos extremos da sala e no centro percebiam apenas uma parte da esfera terrestre.  IMG0014ANa sexta-feira indaguei com eles se os desenhos estavam parecidos, e os alunos responderam que não, pois cada uma apresentava uma parte do globo que conseguiam ver.

Globo inflável do CEB utilizado como ponto de partida para conversarmos sobre projeções cartográficas

Também perguntei se era possível representar toda a esfera, o que eles prontamente responderam que não, pois havia uma parte que não podia ser vista. Partindo da dedução dos alunos, perguntei como era possível representar o nosso planeta em um plano. Eles responderam que devia “partir” a esfera para que pudesse ser vista completamente. Perguntei se ao “partir” a esfera teríamos uma imagem perfeita do nosso planeta. Os alunos concordaram que sim. Contudo, utilizei a imagem da Antártida no Atlas para que eles percebessem o formato, e mostrei o mesmo continente no globo. Os alunos se surpreenderam pelos formatos diferentes. Então expliquei que ao ser “descascado” o planeta em uma forma cilíndrica existem distorções que afetam a projeção do planeta. cartoo

 

Exemplo de como é difícil representar uma esfera em um plano sem apresentar distorções.

Imagem: BLOGGEO-LUCI@N@ MELO SISILIO VELOSO FONSECA

Um dos alunos tinha um Atlas que apresentava um encarte onde era possível mostrar o globo sendo “esticado” deixando partes que deveriam ser compensadas com o aumento de regiões, no caso específico a Groelândia que ao ser observado em alguns mapas parece ter o tamanho da América do Sul sendo que as diferenças entre eles é de 16 milhões de quilômetros quadrados.

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        SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO      APOSTILA 1 – População – pags. 36 a 39.

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho sobre os Estados brasileiros para quarta-feira, apesar de não ter aula de Geografia neste dia. Quem puder entregar na segunda, agradeço.

Foram aplicados os exercícios das páginas 36, 37 e 38.

Os Diferentes e os Iguais

Na segunda-feira me deparei com uma situação inusitada. Há uns tempos atrás solicitei uma pesquisa para os alunos sobre problemas brasileiros. Os alunos tinham liberdade na escolha do tema. Dias depois baseado na escolha dos alunos, e pensando numa solicitação da Coordenação Pedagógica em integrar os alunos e evitar “panelinhas” tradicionais, aproveitei para criar grupos de temas semelhantes. num primeiro momento não houve reclamação, pois a atividade consistia em utilizar a pesquisa dos mesmos para apresentar o problema e propor uma solução, isso tudo em uma aula. Quando retornei com as notas, alguns alunos protestaram sobre a verdadeira participação de cada um em seus grupos. Alguns alunos achavam injusto ter trabalhado mais enquanto outros não tinham feito nada. Queriam inclusive apresentar os nomes daqueles que não tinham trabalhado, o que rapidamente neguei, por questões éticas. Expliquei que devido ao tempo escasso para a atividade não observei a atuação de cada um detalhadamente, por isso não segreguei notas, e sim criei uma nota conjunta.

Devido aos protestos fiquei de avaliar a situação e talvez criar uma segunda atividade sobre o assunto para diferenciar notas. Mas ao analisar a questão me fiz a seguinte pergunta: E se fosse o contrário? Se invés de escolher aleatóriamente os grupos, deixasse eles formarem os seus pares tradicionais? Será que ao estarem com os seus “iguais” todos trabalhariam? Será que não haveria alunos que se aproveitariam para também não trabalhar? Será que haveria contestação sobre a nota do meu amigo? Baseado nas respostas que obtive e uma conversa na Coordenação, optei em não continuar a atividade, pois como posso “diminuir” notas já dadas, ou inventar notas complementares? Fica aqui o meu compromisso de numa futura atividade, perceber mais claramente a atividade individual dos alunos perante trabalhos em grupo.

Na terça-feira continuamos a explicação sobre a distribuição da população mundial com os alunos trazendo informações sobre suas famílias. Cada aluno deveria trazer quantos irmãos seus avós tiveram, quantos irmãos seus pais tinham e quantos irmãos eles próprios tinham (especifiquei que eles não deveriam considerar seus meios-irmãos, caso tivessem). O objetivo era mostrar para eles a redução de membros da família brasileira neste últimos anos, onde era comum avós terem até 30 irmãos, como foi afirmado por uma aluna, e que seus pais tinham uma média de 5 irmãos, e que eles próprios tinham no máximo de 2 a 3 irmãos (uma parte considerável da turma são de filhos únicos, sem considerar outros casamentos).

Na sexta-feira iniciamos migrações (deslocamento de pessoas de um lugar para outro) com as externas, quando há deslocamento para fora do país. Deixei claro que as pessoas que saem de um país são chamadas de emigrantes e que ao chegarem num país estrangeiro passam a serem chamadas de imigrantes.

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        OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO          APOSTILA 1 – Globalização: mocinha ou vilã,  pags. 38 a 45 (blocos econômicos – atividade realizada).

Foram entregues: atividade sobre Capitalismo e Socialismo; trabalho de cartaz sobre turismo continental e prova aplicada no dia 07.04.2011.

Na quinta-feira houve entrega de atividades. Na sexta-feira aproveitamos a aula faixa para trabalhar o assunto blocos econômicos. Os alunos formaram seus grupos e foram sorteados os blocos econômicos (UE, Nafta, Pacto Andino, ASEAN, SADC, MERCOSUL, APEC, CARICOM E CEI). blocos economicosEles deveriam trazer pesquisas sobre os seus blocos para responderem dez perguntas que o professor colocaria no quadro. A atividade fluiu normalmente e todos conseguiram terminar dentro do prazo.

Blocos econômicos mundiais

Como na próxima semana não teremos aula devido ao feriadão, na outra semana os alunos devem trazer a nova apostila, pois o tema trabalhado em sala fechou o assunto.

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                    NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO                 APOSTILA 1 – Maior economia do planeta– pags 29 a 34

Foram entregues: Atividade de perfil topográfico, trabalho de pesquisa sobre América Físico e prova aplicada no dia 07/04/2011.

Nesta semana trabalhamos as áreas industriais norte-americanas com o nordeste (manufactoring belt, rust belt ou também chamado de snow belt) com suas indústrias clássicas de siderurgia, metalurgia e manufatureiras que foi privilegiado pela presença de carvão e ferro mas que nas últimas décadas viu sua mão-de-obra encarecer e perder concorrência com as novas tecnologias das recentes áreas industriais do Sun Belt (Califórnia, Texas, Flórida e proximidades) que devido a descentralização orquestrada pelo governo (estratégico), os incentivos fiscais e a intensa entrada de imigrantes, legais e ilegais, tornaram-se atrativas para a chegada das indústrias.

Comentamos sobre o Vale do Silício na Califórnia, polo pioneiro da alta tecnologia em termos de software, hardware e microeletrônica,  que associou universidades com o capital de risco, gerando inúmeras empresas de sucesso; da indústria petrolífera e eletrônica do estado do Texas e das novas indústrias e de entretenimento do Sul-atlântico.

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Empresas do Vale do Silício na Califórnia, próximo ao São Francisco. O sucesso da associação de Universidades com o Capital de Risco. Você conhece algumas delas?

Incluímos os temas imperalismo norte-americano (política de expansão e domínio territorial/e ou econômico de uma nação sobre a outra) e do modelo fordista de produção em série que possibilitou a expansão industrial norte-americana.

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                       PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                         APOSTILA 1 – Fusos horários – págs 22 a 28.

Foram entregues: Atividade de paisagem e prova aplicada no dia 05/04/2011.

Nesta semana retomamos o assunto fusos horários pois alguns alunos tiveram problemas no seu entendimento. Comentamos que o planeta Terra poderia ser dividida em 360 meridianos, cada um representando uma longitude em graus que como a o dia tem 24 horas ao dividirmos 360 por este número anterior obteríamos 15° para cada hora. Esses 15° de cada hora chamaríamos de fusos. 72Que o fuso zero é que está sobre o Meridiano de Greenwich; que o Brasil tem três fusos horários atualmente (já teve quatro, atualmente tramita no Congresso Nacional uma proposta de retorno aos 4 fusos), sendo o primeiro o das ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha, o de Brasília e o de Oeste.

O fuso do oceano fica a (–2) horas de Greenwich (GMT), Brasília (–3) horas e o fuso do oeste a (–4) horas deste fuso principal.

À medida que nos deslocamos para oeste, diminuímos as horas e aumentamos quando vamos para leste. expomos cálculos de fusos horários e da hora local. Ficaram exercícios para serem corrigidos.

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                          SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO                          APOSTILA 1 – População brasileira – pags. 28 a 31.

 

Finalizamos a apostila 1 com os temas População Econõmicamente Ativa brasileira que considera todas as pessoas que estão em atividade ou desempregadas até um ano. Que no no caso brasileiro considera-se crianças a partir de 10 anos, apesar de existir uma lei que proibe trabalho antes dos 16 anos, o que aproveitamos para comentar sobre o trabalho infantil no país com destaque para os produtores de carvão de Minas Gerais, filhos de agricultores da região Sul, além de casos como catação de reciclaveis, serviços domésticos e prostituição.

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O “Templo” da economia informal brasileira.

O assunto economia informal entrou em pauta e foi dada a importância de termos carteira assinada para contribuição previdenciária, mas que revela um alto custo para o empregador o que incentiva a terceirização (transferência de atividades de uma empresa para outra a custos menores). Outro fator importante é a má administração destes recursos, a corrupção existente nos orgãos responsáveis e as fraudes que desviam milhões de reais dos contribuíntes.

Finalizamos com o IDH e suas três dimensões: longevidade, educação e renda per capita.

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                           TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                      APOSTILA 1 – Frente 1 – Estrutura terrestre e suas formas– pags. 49 a 50

Foi aplicada prova no dia 14/04/2011.

Na segunda finalizamos o tema geologia com os agentes endógenos e exógenos de formação de relevo. Apresentamos o tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos que a partir do interior da Terra levantam cordilheiras, constroem vulcões e modificam relevos.

No caso dos processos exógenos temos a água (rios, oceanos, gelo e chuva), o intemperismo físico (sol), químico (água), orgânicos; e o vento que esculpem as formas em tempos geológicos. Segue abaixo a apresentação.

Até a próxima blogagem…..

domingo, 10 de abril de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………...PERÍODO: 11/04/2011 A 15/04/2011..….……

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13, 14 a 15/04/2011

ATENÇÃO: Tragam o Atlas a partir desta quarta-feira.

Mapas - Auxílio aos viajantes:   [apostila 1, pags 30 a 38]

  1. História cartográfica
  2. Projeções cartográficas
  3. Elementos cartográficos

OBJETIVO:

  • Entender a origem dos mapas
  • Conhecer os tipos de mapas e suas projeções
  • Compreender os elementos característicos de uma mapa

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11, 12 e 15/04/2011

População:   [apostila 1, pags. 35 a 40]

  1. Fatores que interferem na distribuição populacional
  2. Migrações

OBJETIVO:

  • Conhecer a distribuição irregular da população e suas origens
  • Compreender os diversos tipos de migrações internas e externas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14 e 15/04/2011

ATENÇÃO: Na sexta-feira teremos atividade em sala sobre os Blocos Econômicos. As equipes formadas já possuem seu bloco. Não esquecer de trazer o material de pesquisa.  Na quinta-feira será entregue a prova e feita a sua correção, atividade de cartaz e atividade feita em sala.

Globalização - Mocinha ou vilã: 

  1. Blocos econômicos.

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características dos blocos econômicos.

METODOLOGIA:

Trabalho em grupo com resolução de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a entrega de atividade sobre blocos econômicos.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11 e 14/04/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira teremos entrega das provas e sua correção, do trabalho de perfil e o trabalho de pesquisa sobre América físico.

Maior economia do planeta:   [29 a 36]

  1. EUA – indústria
  2. Imperialismo
  3. Pobreza nos EUA

OBJETIVO:

  • Conhecer a dinâmica industrial norte-americana e sua espacialização
  • Compreender a influência político-econômico-militar norte-americana
  • Entender os problemas sociais norte-americanos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 12 e 13/04/2011

ATENÇÃO: Na terça-feira teremos a entrega e correção de prova e entrega da atividade sobre paisagem.

Cartografia:   [apostila 1, pags. 30 a 33]

  1. História dos mapas
  2. Elementos que compõem um mapa
  3. Projeções cartográficas

OBJETIVO:

  • Conhecer as origens da cartografia
  • Compreender as características de um mapa
  • Entender as diversas projeções e tipologias cartográficas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 13/04/2011

População Brasileira:   [apostila 1, pags 28 a 35]

  1. PEA brasileira
  2. Trabalho infantil no Brasil
  3. IDH brasileiro

OBJETIVO:

  • Conhecer a distribuição populacional pelos setores econômicos
  • Entender as causas para o trabalho infantil no Brasil
  • Compreender o IDH e suas características brasileiras

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11 e 14/04/2011

ATENÇÃO: Temos prova no dia 14/04/2011 (quinta-feira). São sete questões com os temas: Ciência Geográfica, cartografia, astronomia e geologia

Agentes Modeladores de Relevo:

  1. Agentes endógenos
  2. Agentes exógenos

OBJETIVO:

  • Compreender as forças modeladoras internas e externas que definem os perfis de relevo

METODOLOGIA:

Aula expositiva com data show.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.