domingo, 22 de maio de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …….…..PERÍODO: 23/05/2011 a 27/05/2011……...…

 

ValedosDinossauros

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25,26 e 27/05/2011

ATENÇÃO:  Na sexta-feira tragam o Atlas para continuação dos exercícios.

Geologia:      [apostila 2, pags. 58 a 61]

  1. Teoria das Placas Tectônicas
  2. Fósseis no Brasil
  3. Trabalhando com Atlas – parte 2 (sexta da cartografia)

OBJETIVO:

  • Entender as teorias sobre o deslocamento dos continentes e suas consequências;
  • Explorar os mapas do atlas em atividades

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

brasil_hidrografia

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23, 24 e 27/05/2011

ATENÇÃO:  Temos exercícios para correção nas páginas 69 e 70

Relevo Brasileiro / Águas Brasileiras:       [apostila 2, págs. 69 a 74]

  1. Degradação ambiental
  2. Rios brasileiros

OBJETIVO:

  • Conhecer tipos de problemas ambientais relacionadas ao relevo, como desertificação, exploração de minérios, voçorocas, contaminação do solo, desmoronamentos, etc.
  • Entender os tipos de regimes de rios e de volume
  • Conhecer os principais rios brasileiros

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

europa_transp_reno

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 e 27/05/2011

Europa Físico:     [apostila 2, págs. 63 a 70]

  1. Relevo Europeu
  2. Hidrografia européia

OBJETIVO:

  • Conhecer a formação e disposição do relevo europeu
  • Conhecer os principais rios da Europa

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

Chiapas1

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23 e 26/05/2011

ATENÇÃO: Temos exercício da página 62 sobre os problemas atuais do México.

México:    [apostila 2, págs. 63 a 68]

  1. Problemas sociais – Rebelião de Chiapas
  2. Economia mexicana
  3. Atividades turísticas no México
  4. México no Nafta

OBJETIVO:

  • Compreender as causas da rebelião de cunho social no Sul do México
  • Conhecer as principais atividades econômicas do México
  • Conhecer as principais trocas comerciais do México no Nafta

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

Rochas e minerais

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 24 e 25/05/2011

Litosfera:    [apostila 2, págs. 3 a 5]

  1. Estrutura Interna da Terra
  2. Minerais e rochas

OBJETIVO:

  • Conhecer as divisões internas da Terra e compreender os fenômenos associados
  • Conhecer as rochas conforme a origem

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

78F4B

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 25/05/2011

Indústria:    [apostila 1, págs. 6 a 15]

  1. Fatores locacionais das indústrias
  2. Indústria no Brasil
  3. Urbanização

OBJETIVO:

  • Compreender as características que incidem na localização de uma indústria
  • Entender a industrialização brasileira e suas peculiaridades
  • Perceber o fenômeno da urbanização

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

ONU

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:  23 e 26/05/2011

ATENÇÃO:  Está marcado para segunda-feira o aulão sobre atualidades com foco no terremoto/tsunami no Japão. Serão quatro disciplinas (Química, Física, Biologia e Geografia). O horário da Geografia é das 20h30min até 21h15min.

Geopolítica:    [apostila 1, frente 3, págs. 73 a 84]

  1. Estado
  2. Organizações supranacionais
  3. Políticas energéticas

OBJETIVO:

  • Compreender os conceitos relacionados a Geopolítica
  • Conhecer as principais organizações internacionais e suas atuações
  • Entender a influência que o setor energético faz nas relações internacionais

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.