sábado, 27 de agosto de 2011

EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA/UFSC PARA O TERCEIRÃO

 

GEOGRAFIA

Questão 1

A partir de meados da década de 1960, a política agrícola posta em prática visava a estimular o processo de modernização da agricultura brasileira e catarinense.

Sobre as melhorias ocorridas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Incentivou-se a criação de órgãos de pesqui-sas objetivando a busca de variedades de sementes capazes de adaptar-se às condições edafoclimáticas brasileiras.

02. Buscou-se a produção de excedente agrícola capaz de abastecer o mercado interno em detrimento do mercado externo.

04. Foram estimulados e incentivados os empréstimos subvencionados para a aquisição de insumos modernos.

08. Todo o espaço agrário brasileiro foi transformado através dos elevados índices de tratorização.

16. No estado de Santa Catarina ocorreu uma modernização da agricultura, associada à expansão de grandes agroindústrias.


Questão 2

A beleza cênica de Florianópolis, a fragilidade de seus ecossistemas montanhosos, lagunares, eólicos e fluviomarinhos, a elevada quantidade de depósitos sedimentares e de sambaquis, patrimônio da História natural e cultural, fornecem à cidade uma vantagem comparativa que deve ser explorada de forma consciente pelo Poder Público e por sua população: a vantagem de possuir atratividade social elevada.

(GUERRA, Antonio J. Teixeira, CUNHA, Sandra B. da. Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 165).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

01. Desenvolver o turismo em uma cidade lito-rânea como Florianópolis, devastando o meio físico-natural, reduz o valor contido no lugar.

02. A atratividade citada no texto deve-se ao dinamismo e à expansão da indústria do turismo e do veraneio.

04. No circuito turístico litorâneo catarinense destacam-se: no centro, a Ilha de São Francisco do Sul; em direção ao norte, o Balneário de Camboriú e, em direção ao sul, Garopaba.

08. As planícies de marés da faixa costeira catarinense guardam suas feições e dimensões originais.

16. Valendo-se, principalmente, de modificações oportunistas nos planos diretores dos municípios, diversas construções de porte variado são autorizadas no litoral catarinense, sem levar em consideração as limitações infra-estruturais da área.


Questão 3

Com base no mapa abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

 

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01. A área hachuriada corresponde à região mais industrializada de Santa Catarina, tendo como destaque os municípios de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul.

02. A região hachuriada apresenta uma estrutura urbana extremamente deficitária.

04. O pólo metal-mecânico concentra-se no Nordeste de Santa Catarina e tem Blumenau e Brusque como as principais cidades especializadas no setor.

08. O sistema de acumulação de capital implantado pelos colonizadores alemães foi uma das alavancas do desenvolvimento industrial da região.

16. Apesar de distantes das fontes de determinadas matérias-primas e dos grandes centros consumidores, algumas indústrias existentes na área hachuriada inseriram-se dinamicamente no mercado nacional e internacional.

32. Na área hachuriada, o segmento produtor de maior destaque econômico é o ervateiro.


Questão 4

Com relação à localização do Brasil e de Santa Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

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01. O território brasileiro localiza-se totalmente em áreas de baixas latitudes.

02. Santa Catarina encontra-se com 2/3 de suas terras na porção setentrional do trópico de Capricórnio.

04. Em relação ao meridiano de Greenwich, o território de Santa Catarina está totalmente inserido no hemisfério oriental.

08. Na América do Sul, o Brasil é o único país que é cortado pelos paralelos de 0° e 23°27’S.

16. Santa Catarina possui fronteira com um dos países membros do Mercosul.

32. O Brasil possui fronteiras com todos os países da América Andina.

64. Devido à sua localização, Santa Catarina encontra-se no segundo fuso horário brasileiro.


Questão 5

No período pós-guerra, a França começa a perder prestígio no Brasil e essa influência passa a ser exercida pelos Estados Unidos. O processo migratório não começa quando as pessoas saem do Brasil. Primeiro há a criação do sonho americano. As primeiras histórias de emigração remontam à década de 1960. Em Governador Valadares (MG), por exemplo, havia um contato direto e permanente com os Estados Unidos por causa da vinda dos americanos em busca de minérios, pedras preciosas e para construir a estrada de ferro depois da Segunda Guerra Mundial.

(Adaptado de MARTES, Ana Cristina B. Istoé. São Paulo: p. 12 , 01 jun. 2005).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

  1. O baixo crescimento econômico da década de 1980 – conhecida como “década perdida” – intensificou a emigração de brasileiros.

  1. Devido à estagnação econômica, o estado brasileiro citado no texto (MG) sempre foi considerado repulsor populacional.

  1. Os movimentos populacionais da nova ordem mundial mudaram de direção; realizam-se de países do Eixo Norte para países do Eixo Sul.

08. Entre os movimentos migratórios distinguem-se duas categorias: as migrações por motivos econômicos e as migrações por motivos políticos.

16. Para barrar o tráfico ilegal de imigrantes, o governo americano propõe, através do projeto ALCA, não só o livre comércio entre os países membros mas também a livre circulação de pessoas.


Questão 6

Com base no mapa da dinâmica das massas de ar no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

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01. O número 1 representa a massa equatorial continental.

02. O elevado índice pluviométrico registrado no verão, no Nordeste brasileiro, deve-se à atuação das massas de ar de números 2 e 5.

04. Identificada com o número 3, a massa tropical atlântica, formadora dos ventos alísios de sudeste, atua na faixa litorânea brasileira.

08. Em localidades que sofrem a influência da continentalidade, a amplitude térmica sazonal é bem maior do que a das localidades que sofrem influência da maritimidade.

16. No inverno, a massa de ar identificada com o número 4 atinge todo o Complexo Regional da Amazônia, provocando quedas bruscas na temperatura, o que constitui o fenômeno da friagem.


Questão 7

Com base no mapa dos ecossistemas brasileiros, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

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01. Baixas altitudes e solos com baixos índices de nutrientes são características predominantes do ecossistema identificado com o número 1.

02. Os ecossistemas identificados com os números 2 e 3 representam, respectivamente, o cerrado e a caatinga.

04. No ecossistema de número 4 predominam as formações arbóreas e arbustivas.

08. O ecossistema de número 5 é classificado como Mata de Araucária e ocupa as áreas de baixas altitudes da Região Sul.

16. As formações vegetais do ecossistema identificado com o número 6 correspondem a uma floresta tropical. A sua intensa devastação deve-se principalmente à intensa urbanização e industrialização.

32. O ecossistema identificado com o número 7 apresenta-se como uma formação vegetal complexa.

64. Duas formações vegetais caracterizam o ecossistema 8: a mata de galeria e os manguezais.


Questão 8

A natureza sempre ocupou papel de destaque na história do Brasil. A idéia de exuberância e de grandiosidade que o país sugeria representava um paraíso infinito para os desbravadores. Essa motivação já estava presente na primeira carta de Pero Vaz de Caminha a Portugal. Os relatos de viagem idolatravam a natureza e simultaneamente lançavam sobre os recursos naturais um olhar mercantilista, interessado em explorar novas riquezas.

(MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2000, p. 445.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

01. O desenvolvimento dos ciclos econômicos do Brasil está associado a uma sucessão de desequilíbrios ambientais.

02. Na atualidade, a atividade extrativa vegetal no Brasil ocorre, principalmente, em áreas de fraca densidade demográfica, deficiente infra-estrutura de escoamento da produção e populações de baixo poder aquisitivo.

04. A desertificação é um processo de degradação da capacidade produtiva da terra causado por ação do homem.

08. A substituição do carvão mineral por carvão vegetal pelas usinas minimizará a poluição atmosférica e o desmatamento das florestas nativas.

16. Em virtude do elevado consumo de água na irrigação, os principais afetados pela escassez do recurso são os habitantes das áreas rurais, principalmente os da Região Norte.


Questão 9

Eram 8h51min (Greenwich Meridium Time). A primeira bomba explodiu dentro de um vagão. Os terroristas não só prepararam uma matança coordenada em vários pontos de Londres, como o fizeram no dia em que na Escócia era inaugurado o encontro do G8, o grupo dos oito países mais ricos e poderosos do mundo.

(Adaptado da REVISTA VEJA. São Paulo: p. 84, 13 jul. 2005).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

01. Na década de 1990, pelo seu poderio econômico, a Rússia foi incorporada ao Grupo dos Sete países mais ricos do mundo.

02. Devido à sua posição longitudinal, em Brasília, eram 11h51min no momento da explosão da bomba.

04. De forma geral, no G8, os interesses individuais suplantam o coletivo, pois há divergências quanto ao estabelecimento e à condução de políticas globais.

08. Inspirados na Jihad, os fundamentalistas islâmicos procuram nos atos terroristas um modo de combater costumes ocidentais.

16. Todos os países da América do Norte pertencem ao G8.

32. Todos os países do G8 possuem alto poder de investimentos no exterior.

64. Alguns dos maiores devedores mundiais pertencem ao G8.


Questão 10

Como resposta à crise do fordismo, as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnologicamente cada vez mais avançados e novos métodos de organização da produção, como o toyotismo. As várias mudanças implantadas no sistema produtivo e nas relações de trabalho, particularmente nos países desenvolvidos, ficaram conhecidas como produção flexível e serviram para dar continuidade à acumulação capitalista.

(Adaptado de MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 293).

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) quanto ao assunto abordado no texto acima.

01. O desemprego conjuntural é provocado apenas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, que extinguem muitos postos de trabalho.

02. O toyotismo propunha uma intensificação da divisão do trabalho, fracionando as etapas do processo produtivo.

04. O desenvolvimento da produção flexível tem gerado novos processos produtivos. A palavra de ordem passa a ser competitividade.

08. A redução de estoques e a racionalização do fluxo de insumos nas fábricas reduzem os custos porque diminuem o volume de capital imobilizado em estoques.

16. A padronização das peças e a fabricação de um único produto em grande escala são alguns dos princípios fundamentais do fordismo.

32. Com a atual divisão internacional do trabalho, os trabalhadores necessitam, cada vez mais, garantir a sua empregabilidade.

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 22/08/2011 A 26/08/2011……………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags. 111 a 116.

Foram aplicados os exercícios das páginas 114, 115 e 116.

Iniciamos a terceira apostila de Geografia com o tema atmosfera. Com a página de apresentação, onde três imagens dispostas instigavam o aluno a percepções sobre os fenômenos atmosféricos. Trabalhamos com o conceito de atmosfera (fina camada de gases, sem cor, cheiro e gosto que envolve a Terra), sua composição quimíca, com predomínio de nitrogênio e oxigênio.

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As principais camadas atmosféricas. Onde se lê “Termosfera”, na apostila está como “ionosfera”.

 

Outro assunto tratado na semana foi as camadas atmosféricas, onde buscamos enfatizar as características de cada uma delas. Para a troposfera destacamos a ocorrência dos fenômenos atmosféricos e a grande concentração de gases. Na estratosfera destacamos a camada de ozônio e sua importância para a absorção parcial dos raios ultravioleta (UV) – neste ítem procuramos evidenciar que a radiação solar apresenta uma parte de luz visível e de infravermelho. Ainda no tema do ozônio, foi destacada a participação dos CFC’s (clorofluorcarbonos) na decomposição da camada, e que estavam presentes principalmente em aparelhos de refrigeração e aerossóis. demostramos também que não são apenas os seres humanos os mais atingidos, mas flora e fauna como um todo. A mesosfera foi comentada e a importância da Ionosfera para reflexão das ondas radiofônicas; por último, encerramos com a Exosfera, onde se encontram os satélites de telecomunicações, sondas espaciais, entre outros.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Relações entre espaço urbano e rural – pags. 140 a 146

ATENÇÃO: Temos deveres para correção na página 146.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 140, 141, 142, 143, 145.

Na terça-feira, foi aplicado um texto intitulado “As Lições que Não Aprendemos” onde narra a relação dos índios Kayapó com a terra. O modo como eles plantavam e preservavam a mata, bem como as técnicas utilizadas para garantir a sobrevivência da tribo. Os alunos leram o texto e responderam as perguntas interpretativas. O objetivo era criar um contraponto com a agricultura comercial e de subsistência, ambas causadoras de impactos ambientais. Claro, a cultura kayapó não é tão sustentável como deveria, contudo, ela interfere menos no meio quando busca atender apenas as necessidades da tribo.

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Um dos gráficos da apostila que apresenta os estados com o maior número de famílias com terras insuficientes para o seu sustento.

 

A semana iniciou com a correção de exercícios que tinham como tema o deslocamento de pessoas das cidades para o interior, ou o crescimento acelerado das cidades do interior. Nestes exercícios trabalhavam-se conceitos como movimentos migratórios, expansão industrial e de aparatos urbanos. Outro tema importante é a estrutura fundiária brasileira que está associada ao tamanho e distribuição das propriedades. Mostramos que no Brasil a terra está muito mal distribuída, com grande concentração na mãos de poucos. Que esta realidade causa impacto na sociedade, principalmente para aqueles que necessitam de terra para trabalhar e não encontram perspectivas futuras. A apostila, através de gráfico, apresentava os estados brasileiros que tinham o maior número de famílias cujas terras eram insuficientes para o seu sustento.

MOVIMENTO DOS TRALHADORES SEM TERRA

mst

Os alunos também trabalharam exercícios a partir de poema “A terra dos posseiros de Deus” de Assaré, com foco na má distribuição de terras. Finalizamos com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), onde deixamos no quadro a sigla MST e registramos lado a lado os aspectos positivos e negativos que o movimento trazia nas interpretações dos alunos. Apesar de ter uma tendência para o negativo, foi importante “forçar” os alunos a buscarem coisas positivas sobre o movimento. Mas, enfatizo aqui, que deixamos claro que o respeito a propriedade privada deve imperar em todas as situações.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Ásia: berço de culturas milenares – pags. 124 a 137

Foram corrigidos os exercícios das páginas 124, 125 e 126.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 129, 130, 135, 136 e 137.

Nas correções dos exercícios foram trabalhados conceitos como vegetação e clima (fitoclimáticos) da Àsia, a formação e circulação das monções e formação geológica da Cordilheira do Himalaia. Hidrografia asiática, localização; importância dos rios para a população asiática. Demografia, com os maiores países mais populosos da Ásia, maiores cidades asiáticas e controle demográfico.

Na quinta-feira o tema foi hidrografia com os principais rios da Àsia, trabalhando conceitos de regime fluvial, principalmente o misto (neve e chuvas) devido as altas montanhas com neve eternas no continente. A Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Tibete são os centros de dispersão das águas formadoras do rios. Vimos algumas características dos principais rios como o Ganges, Indo, Yang-tse-Kiang, Huang-ho, Mekong, Ienissei, Ob, Tigre e Eufrates.

Finalizamos a semana com os aspectos populacionais da Àsia onde estão estabelecidos mais da metade da população mundial, gerando grandes problemas sociais.

chinabeach040806_600x399 Na China, devido aos seus 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, tudo pode se tornar um caos, como um dia de verão na praia.

Aproveitamos para trabalhar o controle de natalidade da China, um país de 1,3 bilhões de habitantes que introduziu um sistema drástico de contenção de nascimentos impondo, graças ao seu sistema político, uma criança por casal, diminuindo, o crescimento acelerado. Evidenciamos a importância da criança do sexo masculino para a cultura chinesa e as distorções causadas pela proibição de ter mais de um filho. Utilizamos diversos exemplos como a proibição dos ultrasons para saber o sexo, pois casais que esperassem menina poderiam abortar para evitar a proibição posterior; o abandono de recém-nascidas nas ruas, evitando o registro da criança; o comércio de bebês meninos, raptados em regiões do interior para a venda nas grandes cidades da China. Na Índia, com as campanhas de esterilização em massa, aproveitei para lembrar aos alunos um caso que ocorreu nos anos 70 no Nordeste com a esterilização – sem consentimento – de milhares de mulheres nordestinas.


 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: o continente redescoberto – pags 135 a 145.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 135, 136, 137, 138, 139, 140 e 145. Os conceitos trabalhados foram: associação clima e hidrografia (Rio Nilo), bacias hidrográficas (Nilo e Congo); hidrografia e vegetação (Congo), agricultura, clima e hidrografia (Egito); acidentes geográficos da África, Canal de Suez; relevo, clima hidrografia em geral. Expansão marítima portuguesa e contorno da África; associação de impedimentos do meio para penetração do território da Àfrica (Saara) e Brasil (Amazônia, Serra do Mar, etc).

Iniciamos a semana (com aula-faixa) exercitando os conhecimentos dos alunos, aproveitando um recente trabalho de mapa onde eram identificados os principais acidentes geográficos, rios, lagos com intuito de reforçar a assimilação de conhecimento sobre o continente. Apesar de extenuante, a produção dos alunos foi boa.

MALI E GANA 2

 

 

 

Resquícios arquitetônicos da grande civilização de Mali, que foi uma das mais importantes da África.

 

 

 

Na quinta-feira, iniciamos a parte humana deste continente com as grandes cilivilizações e impérios africanos. Foi importante para que os alunos percebessem que a África antes de ser uma variedade de países com infinitos problemas sociais, foi o palco de grandes civilizações como a de Mali, Songa, Iorubá, Gana entre outros. Que os europeus chegaram a comercializar com esses impérios antes de destruí-los com suas armas e cultura.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera– página 8 e 9.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios da página 9. Os conceitos trabalhados foram: características dos oceanos; tipos de mares; controle estratégico das águas; dessalinização das águas; correntes marítimas (classificação, influencia do clima) e poluição marítima.

Na terça-feira, foi aplicado um texto interpretativo sobre a formação do “lixão do Pacífico”, ele poderia ser individual ou em duplas. O tema tinha como objetivo sensibilizar os alunos para o descarte indiscriminado de lixo em locais impróprios que podem ocasionar, indiretamente, a poluição dos oceanos. O texto era composto de 8 perguntas interpretativas e de pesquisa com auxílio da apostila. As principais questões giravam em torno da formação do lixão, os impactos para a vida marinha, origem do lixão utilizando o conceito de correntes marítimas, tipos de descartes de materiais, países colaboradores para o lixão, “caminhos do lixo até o oceano”, propostas de soluções, e idéias e atitudes dos alunos para evitar a poluição dos oceanos.

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O “lixão” do Pacífico é um acúmulo anormal de lixo em determinada parte deste oceano devido ao giro de correntes marítimas que deixam uma área de calmaria no centro onde está localizado este acúmulo. O lixo somente é percebido com olhar atento, pois grande parte dele está abaixo da superfície da água. Como está no hemisfério norte, a origem principal dos descartes está em países como os EUA, Japão, Coréia do Sul, entre outros.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Mundo Contemporâneo – pags. 7 a 17.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 7, 8. Os conceitos utilizados foram: características do Capitalismo; modo de produção e concentração econômica (trustes).

A Guerra Fria foi o foco de nossas aulas nesta semana. Iniciamos com as principais características do Socialismo, como a sua origem de pensamento (Owen, Fourier, Marx e Engels); o seu abarcamento pelo movimento sindical e grupos organizados na Europa com a constituição do primeiro país socialista do mundo – União Soviética, atual Rússia. Continuamos com o período pós-guerra de 1945 e a divisão ideológica entre capitalismo (EUA) e socialismo (União Soviética). A introdução da Doutrina Truman e Plano Marshall para evitar a expansão do socialismo e a formação de alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia. Finalizamos com a divisão da Alemanha (Ocidental e Oriental) e a cidade de Berlim (Ocidental e Oriental) uma cidade com uma situação inusitada, totalmente localizada na Alemanha Oriental – socialista – mas com um “pedaço” ou, se preferir, um “enclave” capitalista.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 1 – Águas e Urbanização – pags. 59 a 61

ATENÇÃO: Publicarei uma lista de exercícios da UFSC na postagem posterior a esta “blogagem”. Façam as questões e tragam as dúvidas.

Na segunda-feira finalizamos o tema hidrosfera com o conceito de bacias hidrográficas e as principais bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica (grande volume de água, excelentes condições de navegabilidade e energia, contudo longe dos grandes centros); Tocantins-Araguaia; São Francisco (totalmente brasileiro, intensamente utilizado para produçãode energia, discussões sobre a transposição de suas águas para áreas do sertão nordestino e a bacia Platina (bacias do Uruguai, Paraguai e Paraná).

Iniciamos o tema urbanização com a origem das cidades, histórico do processo de urbanização, diferentes urbanizações no mundo, diferenças entre centro e periferia no países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Aguas
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Até a próxima “blogagem…..”

domingo, 21 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………… PERÍODO: 22/08/2011 A 26/08/2011…………………………….

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24, 25, 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Nesta semana, quarta-feira, estaremos iniciando a terceira apostila, por favor, não esqueçam dela.

Atmosfera terrestre:       [apostila 3, páginas 112 a 117]

  1. Principais características da atmosfera;
  2. Camadas da atmosfera e suas características;
  3. Clima e tempo;

OBJETIVO:

  • Conhecer o conceito de atmosfera e sua composição química;
  • Entender que a atmosfera não é uma camada única, apresentando características diferenciadas;
  • Compreender as diferenças entre clima e tempo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22, 23 e 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Temos deveres para segunda-feira, páginas 140 e 141.

Relações entre espaço urbano e espaço rural:      [apostila 3, páginas 142 a 148]

  1. Estrutura Fundiária do Brasil;
  2. Texto interpretativo sobre o campo brasileiro;
  3. Trabalhadores do campo no Brasil;

OBJETIVO:

  • Compreender a distribuição de terras no Brasil e modo de exploração, além dos movimentos sociais envolvidos na questão agrária;
  • Entender a relação trabalhista e econômica no campo brasileiro;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Entrega de texto interpretativo sobre o campo brasileiro.


estação de trem em patel nagar

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25 e 26/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Ásia: berço das civilizações milenares:        [apostila 3, páginas 124 a 133]

  1. Correção dos exercícios das páginas 124, 125 e 126;
  2. Hidrografia asiática;
  3. Aspectos populacionais da Ásia;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância dos rios asiáticos para as grandes civilizações deste continente;
  • Conhecer os principais rios da Ásia;
  • Perceber o impacto da explosão demográfica neste continente e os diversos mecanismos de controle populacional;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22 e 25/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

África: o continente redescoberto:    [apostila 3, páginas 136 a 144]

  1. Aplicação e correção de exercícios das páginas 136 a 140;
  2. Civilizações africanas;
  3. Exploração do continente africano;

OBJETIVO:

  • Conhecer as civilizações importantes da África pré-navegações;
  • Entender a participação da África como entreposto comercial no início das grandes navegações;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Hidrosfera:      [apostila 3, páginas 8 a 10]

  1. Atividade de texto sobre oceanos;
  2. Águas continentais;

OBJETIVO:

  • Através de interpretação de texto, compreender o impacto antrópico nos oceanos;
  • Conhecer os tipos de águas continentais e sua distribuição no mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Aplicação de texto interpretativo sobre os oceanos.


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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 24/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Mundo contemporâneo:     [apostila 3, páginas 7 a 17

  1. Correção dos exercícios das páginas 7 e 8;
  2. Guerra Fria;

OBJETIVO:

  • Conhecer as origens do mundo bipolar e sua maior expressão: a Guerra Fria;
  • Entender as relações políticas entre Ocidente e Oriente;
  • Compreender o significado das alianças militares e a tensão nuclear imposta ao mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 a 25/08/2011

ATENÇÃO: Para os alunos que estão em recuperação trimestral, as páginas e os temas estão na postagem anterior, abaixo desta.

Hidrosfera e Urbanização:       [Apostila 2, frente 1, páginas 60 a 62]

  1. Bacias hidrográficas brasileiras
  2. Processo de urbanização;
  3. Configuração dos centros urbanos;
  4. Estruturas urbanas e distribuição no espaço;

OBJETIVO:

  • Entender o sistema de drenagem de uma região. conhecer as principais características das bacias hidrográficas brasileiras;
  • Entender o processo de formação das cidades. Conhecer as principais funções das cidades. Compreender a dinâmica de concentração urbana e a influência das cidades globais no mundo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.