SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 10, 11, 16, 17 e 18/03/2011
ATENÇÃO: Temos o exercícios na página 09. Foi passado uma atividade para ser feita em casa com entrega para o dia 18.03.2011, ela estará postada logo abaixo. Para sexta-feira os alunos devem trazer régua.
Composição de uma Paisagem: [apostila 1, pags. 10 e 11]
Viagem Pelo Espaço: [apostila 1, pags. 13, 14, 15, 16 e 17]
- Espaço geográfico no meio urbano e rural;
- Pontos de referência – O trajeto do nosso dia-a-dia (sexta da cartografia);
- Elementos do universo;
- Sol, Lua e Planeta Terra;
- Outros astros do universo;
OBJETIVO:
- Perceber o uso do espaço em diferentes meios (urbano e rural);
- Reconhecer elementos de destaque no espaço;
- Criar mapas mentais de trajetórias e transpô-los para o papel;
- Conhecer elementos que não se encontram na superfície terrestre;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Construçao de mapa mental. Poderemos utilizar um vídeo para o tema elementos do universo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 11, 14, 15 e 18/03/2011
ATENÇÃO: O dia 14.03.2011 é o prazo final para a entrega da reportagem sobre um problema brasileiro. Infelizmente, poucos alunos se preocuparam em retirar de uma revista, jornal ou mesmo da internet uma simples reportagem, por isso estamos apertando o prazo. Na quinta-feira (10.03.2011) passarei rapidamente na sala para informar a nova data. Esta reportagem servirá para uma atividade em grupo na sala, por isso, é essencial a participação de todos.
Gigante pela Própria Natureza: [apostila 1, pags. 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16]
- Regiões brasileiras – IBGE (Sudeste e Sul);
- Regiões Geoeconômicas (Nordeste);
OBJETIVO:
- Perceber os critérios utilizados nas regionalizações brasileiras;
- Conhecer os contrastes relacionados a região geoeconômica do Nordeste;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Dentro deste planejamento, aproveitando o tema Nordeste e seus contrastes, tomando o cuidado de não associar diretamente a esta região e sim expandir para o Brasil, poderemos iniciar uma atividade sobre os problemas brasileiros, caso o cronograma siga dentro do esperado. Serão formados grupos a partir dos temas escolhidos, e os alunos definirão o problema para a turma e produzirão propostas com mediação do professor.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. A entrega da atividade sobre os problemas brasileiros.
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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 10, 11, 17 e 18/03/2011
ATENÇÃO: Temos correção de exercícios na página 12. Temos também uma atividade de cartaz com entrega para o dia 25.03.2011, ela estará postada logo abaixo:
Divisões do Mundo – Ideologia e Economia: [apostila 1, pags. 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19]
- Capitalismo;
- Socialismo;
- Mundo Bipolar;
- Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo;
OBJETIVO:
- Compreender as principais diferenças entre sistemas econômicos;
- Conhecer a polaridade criada pela Guerra Fria e suas principais consequências;
- Entender uma antiga regionalização mundial baseada em três mundos;
METODOLOGIA:
Aula Expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 10, 14 e 17/03/2011
ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 23.03.2011, ela estará postada logo abaixo.
Estados Unidos da América – Nação Poderosa: [apostila 1, pags. 9, 10, 11…22]
- EUA – apresentação;
- EUA – aspectos geológicos;
- EUA – clima e vegetação;
- EUA – hidrografia;
OBJETIVO:
- Entender a influência econômica e cultural norte-americana;
- Conhecer os principais elementos do relevo norte-americano;
- Reconhecer a influência do clima e da extensão territorial na vegetação;
- Perceber a importância dos rios e lagos para a conquista e espacialização do território norte-americano;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada. Atividade de percepção dos alunos sobre o Estados Unidos, com formação de grande grupo e posterior formação de grupos com respostas próximas para efetivar um conceito próprio. Produção de perfil topografico longitudinal dos Estados Unidos como apoio ao assunto (EUA físico) e aplicação de exercícios específicos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Entrega de perfil com respostas.
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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 15 e 16/03/2011
ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios das páginas 6 e 7. Temos também atividade para ser entregue no dia 23.03.2011, ela está postada logo abaixo.
Origem e Movimentos do Planeta Terra: [apostila 1, pags. 10, 11 e 12]
- Origem e forma do planeta Terra;
- Movimentos do planeta Terra (rotação e translação);
OBJETIVO:
- Conhecer a formação do planeta Terra e as causas de sua forma;
- Compreender as influências dos movimentos terrestres;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
ABAIXO O GABARITO DOS “TESTES” DAS PÁGINAS 7, 8 E 9. FICARAM PARA SEREM CORRIGIDAS EM SALA AS “ATIVIDADES”. DESDE JÁ ESTOU A DISPOSIÇÃO, ATRAVÉS DE E-MAIL OU NA SALA DE AULA, PARA SOLUCIONAR QUAISQUER DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR REFERENTES A ESTE GABARITO.
01) | D) |
02) | F, F, F, V, F |
03) | A) |
04) | D) |
05) | B) |
06) | D) |
07) | B) |
08) | C) |
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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 16/03/2011
ATENÇÃO: Temos exercícios para correção nas páginas 3, 6 e 8.
Estrutura da População e Atividades Econômicas: [apostila 1, pags. 12, 13, 14, 15, 16 e 17]
- Estrutura etária;
- Pirâmide etária;
- Migrações;
- PEA E PEI;
- Setores de atividades;
OBJETIVO:
- Conhecer as faixas etárias;
- Compreender as informações contidas em pirâmides etárias;
- Perceber a dinâmica de deslocamento das populações;
- Entender que são ativos e inativos num país e seus impactos;
- Conhecer os três setores econômicos;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Que tal 0,5 pontos na média do primeiro trimestre? Para obter, você deve ler atentamente o pequeno texto abaixo e buscar as informações na internet ou outra fonte de pesquisas. Você deve responder com suas palavras, (vá por mim, eu saberei) evitando simplesmente copiar uma resposta, pois o objetivo é que voce leia, raciocine e internalize o conceito. Outro detalhe é que não deve aparecer respostas idênticas de dois ou mais alunos, pois somente considerarei a resposta que chegou primeiro, isto quer dizer “amigos, amigos, negócios aparte” – não é um trabalho em grupo. Respondidas as questões com suas palavras enviar por e-mail até as 23 horas de domingo (13.03.2011). Eu acusarei o recebimento do e-mail e após correção informarei se você conseguiu os pontos. Por último, caso uma das respostas esteja incorreta, e apenas uma, o aluno obterá 0,25 na média do primeiro trimestre. È pegar ou largar…até mais….
“Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a população do Terceiro Mundo dobrou. Se ela continuar a crescer no ritmo atual, irá dobrar novamente daqui a trinta anos, representando então 80% da humanidade. Segundo projeções, apenas na metade do século XXI poderá ocorrer uma diminuição no crescimento demográfico.
Por que esse crescimento da população é tão grande? Ao contrário dos países desenvolvidos, os países do Terceiro Mundo estão começando agora a passar por uma transição demográfica: os índices de mortalidade baixaram consideravelmente, ao passo que as taxas de natalidade se mantém elevadas. Como lei histórica fundamental, essa transição demográfica só termina quando a taxa de natalidade começa a diminuir e o índice de crescimento da população atinge um nível moderado.
Os diversos continentes, porém, chegaram a estágios diferentes de sua transição demográfica: daqui a cinquenta ou cem anos, a população deve dobrar na Ásia, enquanto poderá triplicar na América Latina e quadruplicar na África. De fato, enquanto a Ásia e a América Latina passaram por um período de intenso crescimento demográficonas últimas décadas, a Àfrica, durante muito tempo subpovoada, ainda tem diante de si a perspectiva de um crescimento vertiginoso da população.”
FERNANDES, Laetitia. Terceiros mundos. Àtica: São Paulo, 2003. pags. 11 e 12.
- O conceito de Terceiro Mundo já não é mais utilizado, pois outras denominações surgiram para substituí-lo. Mas afinal, quem são os países do Terceiro Mundo? Se existia um Terceiro Mundo, quem eram o Primeiro e o Segundo Mundos?
- O que seria Transição Demográfica? Por que na regra, independente do país, as taxas de mortalidade sempre diminuem antes das taxas de natalidade?
- O continente africano, segundo as teorias atuais, é o berço da humanidade. Se isto é verdade, se foi neste continente que o homem iniciou sua trajetória de conquista do planeta, por que então, foi durante muito tempo um continente subpovoado? Por que a população não cresceu no mesmo ritmo de outros continentes, anteriormente?
ABAIXO O GABARITO DOS “TESTES” DAS PÁGINAS 8, 9, 10 E 11. FICARAM PARA SEREM CORRIGIDAS EM SALA AS “ATIVIDADES”. DESDE JÁ ESTOU À DISPOSIÇÃO, ATRAVÉS DE E-MAIL OU NA SALA, PARA SOLUCIONAR QUAISQUER DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR REFERENTES A ESTE GABARITO.
01) | A) Proximidade com a África em virtude da curta distância do Estreito de Gibraltar, facilitando o acesso de pequenos barcos clandestinos. B) Más condições de vida locais, levando-as a migrar em direção à Europa em busca de emprego e melhorias de vida (educação, saúde) |
02) | A) |
03) | A) |
04) | B) |
05) | F, F, V, V, V |
06) | C) |
07) | C) |
08) | C) |
09) | D) |
10) | A) |
11) | B) |
12) | D) |
13) | B) |
14) | A) |
15) | B) |
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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 10, 14 e 17/03/2011
ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue até o dia 18/03/2011, ela estará postada logo abaixo.
Linguagem Cartográfica: [apostila 1 – Frente 1, pags. 40, 41, 42, 43 e 44]
- Mecanismos de orientação;
- Forma da Terra e seus movimentos;
- Coordenadas geográficas;
- Fusos horários;
- Projeções geográficas: cartografia;
OBJETIVO:
- Conhecer os sistemas mais comuns de orientação;
- Entender os principais movimentos terrestres;
- Compreender os sistema de mapeamento terrestre;
- Conhecer as zonas horárias terrestre;
- Entender as projeções em mapas e seus significados;
METODOLOGIA:
Aula expositiva com data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.