
SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 25 e 27/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira (25). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
Trazer a apostila 2 na sexta-feira (27)
- Entender o conceito de Lugar para a Geografia – página (16);
- Saber o que é uma paisagem natural – página (07);
- Saber conceituar Espaço Geográfico – (16);
- A posição de visão de um mapa - (48);
- Conhecer as linhas imaginárias que atravessam o planeta - (18, 26);
- Saber a posição dos pontos cardeais e colaterais - (29);
- Entender os que são elementos naturais e culturais – (07);
- Identificar uma coordenada geográfica (latitude e longitude) – (39, 40)
|
A Terra no Universo: [Apostila 2, páginas 4 a 10]
-
Prova trimestral
-
O Universo ou um raio x do Universo;
-
Sistema Solar;
OBJETIVOS:
-
Conceituar Universo e Sistema Solar;
-
Definir planetas, estrelas, asteróides, cometas, meteoróides e meteoritos;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23 e 25/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira (23). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
Trazer a apostila 2 na quarta-feira (25)
- Saber o cálculo de escala gráfica – página (16);
- Saber as linhas imaginárias que cortam o Brasil (4, 5, 7));
- Os principais produtos de exportação do Brasil – (51);
- Saber identificar os tipos de migrações internas - (27);
- Saber conceituar e diferenciar PIB de PNB - (40);
- Saber o conceito e as causas da urbanização - (24 e 32);
- Conceito de êxodo rural – (31 e 32);
- Situação demográfica (populacional) do Brasil atual (como está a evolução da população – (25);
- Saber o significado de IDH e quais são os indicadores que o definem - (44);
Saber características do Mercosul – (57, 58 e 59); - Saber definir taxa de natalidade, mortalidade infantil, renda per capita, expectativa de vida e saber interpretar pirâmide etária, avaliando as diferenças destes dados entre países ricos e pobres (22 a 25) – esses dados são iguais em países ricos e pobres?
|
Industrialização: [Apostila 2, páginas 4 a 8]
-
Correção atividade do Mercosul;
-
Entrega prova mensal;
-
Prova trimestral;
-
A Industrialização no Brasil;
OBJETIVOS:
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23 e 27/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na sexta-feira (27). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
- Saber diferenciar continentes e ilhas – página (20);
- Saber a diferença entre PIB e PNB (45);
- Conhecer a origem dos continentes – (22 a 24);
- Conhecer algumas características do continente Antártico - (26 a 29);
- Paisagem natural e o impacto antrópico (homem) - (30, 31 e parágrafo final 32);
- Primeiro parágrafo das paisagens naturais - (32,34,35,36,37);
- Saber o significado de IDH e quais são os indicadores que o definem – (49);
- Saber características da Globalização – O Nosso Mundo é um Só – (10 a 13)
|
Os Países do Sul–Características e Contrastes: [Apostila 1, páginas 66 a 75]
-
Corrigir as características dos países do Sul no caderno;
-
Prova trimestral;
OBJETIVOS:
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 25/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira (25). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
Trazer a apostila 2 na quarta-feira (25)
- Saber as tecnologias da Terceira Revolução Industrial – página (11);
- Saber quais os países do Norte (06);
- Imigração na Europa – (38);
- Origem da União Europeia - (24, 35 e 36);
- Conceito de urbanização - (36);
- PEA e saber o que é setor primário, secundário e terciário; alem do comportamento destes tres fatores em países desenvolvidos, no caso Europa, com outras regiões mais pobres - (48);
- Objetivos do Tratado de Maastricht – (25 e 26);
- Os países do Benelux e do Reino Unido – (53 e 56);
- Relevo da Europa - (19);
|
Europa Oriental – O Leste Europeu Atual: [Apostila 2, páginas]
-
As três nações bálticas;
-
Polônia e Hungria;
-
Romênia e Bulgária;
-
Albânia;
OBJETIVOS:
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 23 e 27/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira (23). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
- Conceito de regionalização – página (8);
- Escalas cartográficas e geográficas (7);
- Primeira e segunda natureza – (10);
- Revoluções Industriais, suas características principais - (5 a 6, segunda parte da apostila);
- Urbanização e hierarquia urbana- (22 e 23);
- Sociedades de Consumo - (8, segunda parte da apostila);
|
Países do Sul ou Industrialização Tardia: [Apostila 1-(pte 3)-págs 3 a 10]
-
Uma questão terminológica;
-
Uma industrialização tardia e incompleta;
OBJETIVOS:
-
Citar as várias expressões utilizadas para se referir aos países mais pobres do globo;
-
Associar as origens do subdesenvolvimento aos objetivos da colonização europeia nos continentes asiático, africano e latino-americano;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 26/04/2012
ATENÇÃO: Prova trimestral na quinta-feira (26). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.
- Conceito de regionalização – página (8);
- Escalas cartográficas e geográficas (7);
- Primeira e segunda natureza – (10);
- Revoluções Industriais, suas características principais - (5 a 6, segunda parte da apostila);
- Urbanização e hierarquia urbana- (22 e 23);
- Sociedades de Consumo - (8, segunda parte da apostila);
|
Países do Sul ou Industrialização Tardia: [Apostila 1-(pte 3)-págs 3 a 10]
-
Uma questão terminológica;
-
Uma industrialização tardia e incompleta;
OBJETIVOS:
-
Citar as várias expressões utilizadas para se referir aos países mais pobres do globo;
-
Associar as origens do subdesenvolvimento aos objetivos da colonização europeia nos continentes asiático, africano e latino-americano;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….