SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Lugar e Espaço Geográfico – pags 15 a 17
ATENÇÃO: Ficou pendente, devido ao trabalho de sexta-feira, o exercício das dimensões geográficas (endereço no universo – círculo da página 17).
Na segunda-feira trabalhamos o conceito de Lugar. Procuramos mostrar para os alunos que Lugar na Geografia é algo familiar, composto de ruas, praças, casas, prédios, escolas, morros, rios onde nós conhecemos bem, onde temos nossas relações familiares, de amizade.
LUGAR É ONDE TEMOS NOSSOS RELACIONAMENTOS FAMILIARES, DE AMIZADE, ONDE TEMOS SENTIMENTO. É A NOSSA CASA, ESCOLA, RUA, BAIRRO, ETC.
Na sexta-feira, dedicamos as duas aulas para um trabalho de cartaz com o tema paisagem, com identificação dos elementos e se a própria era natural ou humanizada. Permitimos uma liberdade para que os alunos atuassem criativamente, com a escolha das imagens, posição no cartaz e até mesmo na propria confecção do mesmo, onde alguns preferiram trabalhar no chão da sala do que em cima da carteira.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – O Brasil em Mapas e Gráficos – pags. 10 a 14
ATENÇÃO: Temos o exercício do gráfico de linhas para correção na segunda-feira (12/03).
Nesta semana trabalhamos os gráficos de barra, circular e linhas. O gráfico é um desenho geométrico preciso, elaborado com base em informações quantitativas sobre uma determinada realidade. Em outras palavras, é uma forma de ilustrar e representar geometricamente informações numéricas ou quantitativas. Deixamos claro que a confecção de um gráfico exige medidas exatas, tanto nos eixos, quanto da distância dos dados. Para a construção, a utilização das linhas do caderno permite precisão em um dos eixos, tendo o outro a necessidade de cuidado por parte do aluno.
O gráfico de barras é comumente utilizado na Geografia para evidenciar informações diversas, como área, população, dados socioeconômicos. Aproveitamos e construímos um gráfico de barras para que os alunos entendessem sua construção e principalmente saber interpretar a partir da sua construção.
Para o gráfico circular (pizza) utilizamos principalmente associado a porcentagem. Como sua confecção é um pouco difícil pela necessidade de cálculos em graus e pela falta de transferidor no material de alguns alunos.
O GRÁFICO DE LINHAS PROCURA DEMONSTRAR UMA EVOLUÇÃO (TEMPO) DE ALGUM DADO
No gráfico de linhas procuramos evidenciar a sua utilização para apresentar uma evolução de um dado específico. Deixamos para os alunos uma atividade que encerraremos na segunda-feira.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Continentes e Paisagens Naturais – pags. 18 a 25
ATENÇÃO: temos exercícios nas páginas 38 e 39. Lembrando que as questões relacionadas à Antártida estão entre as páginas 26 a 30.
O tema do capítulo é a regionalização a partir de critérios físicos com destaque para a disposição dos continentes, onde comentamos sobre as partes líquidas e sólidas do planeta e sua porcentagem. Os critérios adotados para definir ilha de continente (no caso Groenlândia e Austrália).
Mostramos a classificação das massas continentais: Velho Mundo (Ásia, África e Europa) áreas que conheceram grandes civilizações e onde circulavam pessoas e mercadorias durante milênios. Apesar de ser classificada conjuntamente, os continentes que representam o Velho Mundo tem uma miscelânia cultural e no caso da África uma separação física: o Mar Mediterrâneo. O Novo Mundo (América) chamado assim pela percepção europeia, mas que tinha civilizações importantes que sucumbiram ao poderio militar da Europa. Por último, o Novíssimo Continente (Oceania) que somente entra nos mapas a partir do século XVII.
Trabalhamos a formação dos continentes explicando a formação do planeta Terra, o deslocamento das massas continentais com as duas teorias que surgiram: o da Deriva Continental, de Wegener, que trouxe provas importantes, mas que não conseguia explicar o deslocamento dos continentes, segundo ele, através da atração gravitacional, rápidamente rechassada pelos cientistas. Somente com a Teoria das Placas Tectônicas e a utilização de tecnologia como os sonares, foi possivel mapear o fundo oceânico e desenvolver a ideia de placas que se movem pela ação das correntes de convecção do magma.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
APOSTILA 1 – Europa uma Visão de Conjunto – pags 16 a 22.
ATENÇÃO: temos a entrega, na quarta-feira, do resumo sobre a União Européia (máxima duas folhas) onde devem constar os países-membros, importância econômica, tipo de bloco, vantagens e desvantagens surgidas com a união.
Corrigimos os exercícios da página 14. Aplicamos e corrigimos os exercícios da página 20
Iniciamos o tema Países do Norte com Europa – aspectos físicos explicando que ela é uma “península” da Ásia, mas que devido a sua importância histórico-social tornou-se um continente. Pontuamos os limites da Europa, o que ainda é um problema para alguns alunos, pois a noção de limite no mapa parece não se muito clara.
Com um mapa físico da apostila, solicitamos que os alunos identificassem as principais planícies, planaltos, rios, ilhas e penínsulas. Mesmo estando no texto da apostila, optamos pelo visual mais desafiador.
Apresentamos os principais climas, que nesta apostila se resume a três: polar, temperado e mediterrâneo. Também visualizamos as subregiões da Europa e explicamos sua nomenclatura pois setentrional (norte), meridional (sul), ocidental (oeste) e oriental (leste) não são tão usadas, não esquecendo da região central da Europa.
A nota negativa desta semana foi a insistência de alguns alunos em não fazer os exercícios. É uma pena, pois em avaliações futuras poderá fazer falta. Para esta situação optei em mandar os alunos (oito) para a biblioteca e entregarem o exercício para o professor.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313
APOSTILA 1 – Espaço Geográfico e a Industrialização – págs 16 a 22
ATENÇÃO: para as duas turmas, próxima semana, trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1
Corrigimos os exercícios da página 18 e 19 (313)
Nesta semana trabalhamos o tema Revolução Industrial como fator impacto no espaço geográfico. Esplanamos sobre as características da industrialização na sociedade e a aceleração do “consumo” dos recursos naturais. Diferenciamos técnica de tecnologia e apresentamos as três revoluções industriais.
A FERROVIA FOI O GRANDE SISTEMA DE TRANSPORTE
DA 1° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Para a turma 313 utilizamos o power point, já para 311 por estar em manutenção, utilizamos o quadro. De qualquer modo, abaixo fica a apresentação.
Até a próxima “blogagem”…