quinta-feira, 23 de junho de 2011

RETORNO PARCIAL DA QUINZENA DE GEOGRAFIA……PERÍODO: 20/06/2011 A 22/06/2011…………………………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Força da Natureza – pags 76 a 80

ATENÇÃO: Temos deveres na apostila páginas 78, 79, 80, 81 e 82

Nesta quarta-feira (22) falamos sobre os agentes externos de modelação do relevo como o intemperismo, água (chuva, rios, mares e geleiras), vento e seres vivos. Procuramos evidenciar os tipos de intemperismo: físico (expansão e contração da rocha devido a diferença de temperatura), químico (a água e compostos químicos dissolvem ou alteram os minerais da rocha) e biológico (atuação de plantas, bactérias, entre outros).

A água é o agente natural que mais atua no relevo, porque age nas suas diversas formas: chuvas, rios, mares e até sob forma sólida das geleiras. Utilizamos as imagens da apostila para mostrar a dinâmica das chuvas sobre o relevo e a diferença entre um relevo florestado e outro desmatado. agua cmo modeladora do relevo

Grand Canyon – exemplo de ação das águas (rio) na modelagem do relevo

Também apontamos algumas transformações do litoral devido a atuação das marés como destruição (usamos o exemplo da praia da Armação do Pântano do Sul que a cada “ressaca” põe em risco as moradias – apesar que atuação de avanço sobre a área de restinga também influenciou consideravelmente); como também constrói como tômbolos, restinga etc. Comentamos sobre a atuação do gelo e os vales em forma de “U”.DSCF4583

 

Exemplo de Vale Glacial. Este relevo foi produzido pelo acúmulo de gelo (glaciar) que ao se deslocar vai construindo este vale em formato de “U”.

 

Finalizamos com os ventos utilizando outra imagem de relevo formado da atuação eólica e das transformações que o ser humano impõe ao relevo com as construções de hidrelétricas e mineração. 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Águas Brasileiras/Hidrografia – pags. 92 a 94

Nesta Segunda (20) os alunos finalizaram as apresentações sobre as bacias hidrográficas da Amazônia, Leste e São Francisco. Os recursos utilizados foram cartazes, power point e vídeos.

Abaixo uma das apresentações dos alunos

Na terça-feira (21) os alunos foram questionados sobre a importância dos oceanos, com foco no Atlântico, que banha o Brasil. Os alunos foram questionados e informaram sobre o tipo de aproveitamento como  transporte, alimentação, produção de Sal e petróleo.

4085-1

Explicamos que o mar territorial brasileiro é de 12 milhas náuticas (em torno de 22 quilômetros) mas que o nosso país mantém uma Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 quilômetros), além de uma extensão sobre a Plataforma Continental, onde teoricamente, mantém o controle desta área. Também comentamos sobre o litoral brasileiro e a faixa marítima alem da restinga e a diferenças entre lago, lagoa e laguna.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Dinâmica da Natureza e Ação Humana I – págs 24 e 25

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 22 e 23.

Segunda (21) foi a entrega da atividade Maquete & Pesquisa com trabalhos de excelente qualidade. Resta apenas a correção dos trabalhos escritos.

Iniciamos o relevo brasileiro com as três definições que demonstram a evolução do conhecimento geográfico sobre o território brasileiro com os mapas de Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’ Saber e Jurandyr Ross.Brasil Relevo Classificação Jurandyr Ross

 

O relevo segundo Jurandyr Ross, que aproveitou os resultados do Projeto Radam efetuado na década de 70 para pormenorizar o território.

 

 

A classificação do relevo brasileiro seguiu técnicas e critérios propostos em momentos diferentes, conforme a evolução da geomorfologia e da cartografia brasileira. Destacamos as diferentes classificações como o de Aroldo, baseado na altimetria; no de Aziz, baseado nos processos de modelato do terreno como erosão e sedimentação e no Jurandyr Ross, já nos anos 80 que utilizará os dados do Projeto Radam para aperfeiçoar a classificação do relevo, com planaltos, planícies e depressões.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Nesta quarta feira (22) os alunos apresentaram a atividade com tema problemas urbanos, com  alguns trabalhos de qualidade (enchentes, violência, infraestrutura, mobilidade, poluição e moradia). Os grupos conseguiram finalizar as apresentações dentro do prazo de duas aulas (faixa).

Um dos temas foi a mobilidade urbana na qual a cidade de Florianópolis tem destaque negativo

transito

Alguns trabalhos conseguiram atender as especificações propostas, como conceitos, causas, consequências e até mesmo propostas de soluções. Outras apresentações foram suscintas demais ou apresentaram falta de informações. De qualquer modo, todos estão de parabéns pelas apresentações.

Abaixo uma das apresentações sobre problemas urbanos, das alunas: Letícia, Bruna e Taynara. A quantidade de slides foi reduzida do original para diminuir o tamanho do arquivo:

 


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Nesta segunda (20) utilizamos a aula padrão mais outras duas aulas (2 e 3) conseguidas das professoras Natália e Juliana,  para as apresentações sobre Geopolítica com os temas (Criação do Estado de Israel e Questão Palestina; A disputa de Caxemira; a Guerra do Afeganistão, Colômbia e a FARC). As apresentações foram boas com utilização de vídeos. Faltou apenas a Guerra do Iraque para próxima segunda.

O Estado de Israel e a questão palestina, foi um dos temas apresentados

Cópia de perdas da palestina

Até a próxima “blogagem...”

domingo, 19 de junho de 2011

PLANEJAMENTO QUINZENAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 20/06/2011 a 01/07/2011…………………………….

 

erosaoeolica

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22, 29, 30/06 e 01/07/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (22) estarei em outra sala aplicando atividade. Para este dia deixarei exercícios para os alunos.

A Força da Natureza:    [apostila 2, pags.76 a 84]

  1. Agentes externos de modelação de relevo
  2. Formas da superfície terrestre
  • Conhecer os agentes modeladores de relevo externos como o intemperismo, água (chuva, rio, oceano e gelo) e seres vivos;
  • Conhecer as diversas formas apresentadas na superfície terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


19700080

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20, 21, 27, 28/06 e 01/07/2011

ATENÇÃO: Nesta segunda-feira (20) teremos a finalização das apresentações sobre a bacias hidrográficas.

Águas Brasileiras – Hidrografia:     [apostila 2, pags. 92 a 109]

  1. Oceanos – Atlântico;
  2. Climas brasileiros;
  3. Vegetação brasileira;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância do oceano Atlântico para nosso país. Conhecer alguns aspectos da faixa litorânea brasileira.
  • Entender os fatores que definem o clima como latitude, altitude, continentalidade/maritimidade, massas de ar. Conhecer os climas predominantes no Brasil;
  • Perceber a influência do clima sobre as principais faixas de vegetação no Brasil e suas características;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


european_union

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/06 e 01/07/2011

Europa Economia e População:      [apostila 2, pags. 80 a 90]

  1. Diferentes populações da Europa;
  2. Economia européia

OBJETIVO:

  • Conhecer os aspectos demográficos da Europa como pirâmide etária, taxas demográficas e principais concentrações populacionais
  • Conhecer as principais indústrias e recursos energéticos e a formação da União Européia

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


PanamaCanal-005

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20, 27 e 30/07/2011

América Central e América do Sul:       [apostila 2, pags. 79 a 102]

  1. América Central – Canal do Panamá e Cuba;
  2. América do Sul – Aspectos físicos;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância estratégica do Canal do Panamá. Compreender a questão cubana, o sistema econômico implantado e as relações críticas entre EUA com este país.
  • Conhecer a localização, clima, relevo, hidrografia e vegetação da América do Sul.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


brazil_relief_color_thumb

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21, 22, 28 e 29/06/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade Maquete & Pesquisa para terça-feira (21).

Litosfera e Evolução Geológica da Terra:       [apostila 2, págs. 22 a 32]

  1. Entrega de atividade Maquete & Pesquisa – aplicação de exercícios sobre agentes externos de modelação de relevo;
  2. Relevo Brasileiro;
  3. Solos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as formas predominantes de relevo no Brasil e as suas principais classificações segundo Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Jurandyr Ross.
  • Conhecer a formação dos solos, seus principais horizontes e perceber os impactos na degradação dos solos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


REnergy

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 e 29/06/2011

ATENÇÃO: Na quarta-feira (22) será a apresentação dos grupos sobre os problemas urbanos. Caso seja necessário, utilizaremos a terceira aula de Bio para a finalização.

Economia e Infraestrutura:     [apostila 2, pags. 04 a 20]

  1. Apresentação de grupos sobre os problemas urbanos;
  2. Energia não-renovável;
  3. Energia renovável;

OBJETIVO:

     
  • Conhecer as principais características das fontes não-renováveis como petróleo, gás natural e nuclear;
  • Conhecer as principais características das fontes renováveis como hidráulica, eólica, biomassa, solar, geotérmica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


dublin_tempo_201

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20, 27 e 30/06/2011

ATENÇÃO: Segunda-feira (20) continuaremos as apresentações sobre Geopolítica. Estou tentando conseguir aulas extras nesta semana para a finalização, por isso, mantenham as apresentações preparadas para um destes três dias.

Clima e Atmosfera:      [apostila 2, frente 1]

  1. Precipitações: gelo e neve;
  2. Formação de geada;
  3. Domínios morfoclimáticos;
  4. Camadas atmosféricas;

OBJETIVO:

  • Conhecer a dinâmica de formação das precipitações de gelo e neve;
  • Compreender associação clima e vegetação na formatação dos domínios terrestres;
  • Conhecer as principais características e camadas da atmosfera terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.