sexta-feira, 10 de setembro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ……….PERÍODO: 13/09/2010 a 17/09/2010…………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 13/09/2010 e 17/09/2010

ATENÇÃO: Segunda-feira será a prova de recuperação do segundo trimestre para os alunos que obtiveram nota inferior a 6,5. Para aqueles que tiraram 6,5 será opcional.

Nesta sexta-feira deverá ser entregue o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera. Caso haja dúvidas em relação do trabalho, observar o detalhamento da atividade no final desta postagem do sexto matutino.

ATMOSFERA 

  1. Principais características da atmosfera
  2. Composição química da atmosfera
  3. Camadas da atmosfera
  4. Camada de ozônio
  5. Clima e tempo
  6. Fenômenos atmosféricos

OBJETIVO:

  • Conhecer as diversas propriedades da atmosfera e os gases que a compõem.
  • Compreender as várias camadas atmosféricas.
  • Entender a dinâmica e importância da camada de ozônio.
  • Aprender a diferenciar clima de tempo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

Será solicitado um exercício, presente na apostila, de acompanhamento do tempo atmosférico, onde os alunos registrarão através de jornais, radio e televisão, as temperaturas e condições do céu.

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 14/09/2010 e 17/09/2010

ATENÇÃO: Na terça-feira, conforme prometido, utilizaremos a aula para a discussão sobre a Feira das Nações.

Nesta sexta-feira deverá ser entregue o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera. Caso haja dúvidas em relação do trabalho, observar o detalhamento da atividade no final desta postagem do sexto vespertino.

ATMOSFERA:

  1. A camada de ozônio
  2. Clima e tempo
  3. Fenômenos atmosféricos – temperatura do ar
  4. Importância das previsões meteorológicas

OBJETIVO:

  • Entender a dinâmica e importância da camada de ozônio.
  • Aprender a diferenciar clima de tempo.
  • Compreender a diversas utilidades da previsão meteorológica.

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

    AVALIAÇÃO:

    Será solicitado um exercício, presente na apostila, de acompanhamento do tempo atmosférico, onde os alunos registrarão através de jornais, radio e televisão, as temperaturas e condições do céu.

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    PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

    PERÍODO: 13/09/2010 e 17/09/2010

    ATENÇÃO: Nesta semana será solicitado a resolução de seis questões sobre o assunto “Distribuição Política da Água” do autor Wagner C. Ribeiro. O texto está disponível na internet em arquivo PDF, sendo necessário um leitor adobe acrobat, disponível gratuitamente nos sites de downloads. Segue no final da postagem do primeiro ano as questões e o endereço de consulta do texto.

  • A data de entrega das questões está marcada para dia 19/09/2010 (domingo) até as 22:00 – via e-mail – ou na segunda-feira, 20/09/2010 em sala de aula (digitado ou manuscrito).

    Apenas corrigindo o que está escrito logo abaixo: ESTAS QUESTÕES PODEM SER ENTREGUES EM DUPLAS, APENAS. 

  • HIDROSFERA:

    1. Marés
    2. Correntes marítimas
    3. Poluição marinha
    4. Águas subterrâneas

    OBJETIVO:

    • Compreender o funcionamento das marés
    • Entender o funcionamento das correntes marítimas
    • Analisar os impactos antrópicos nos oceanos
    • Conhecer a dinâmica das águas subterrâneas

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com data show e aplicação de exercícios

    AVALIAÇÃO:

    A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe (no caso a resolução dos exercícios de pesquisa postados logo abaixo).

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    SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

    PERÍODO: 17/09/2010

    ESTADOS UNIDOS E JAPÃO:

    1. Resolução das questões da apostila sobre os assuntos Estados Unidos e Japão

    OBJETIVO:

  • Exercitar os conhecimentos sobre os assuntos.

    METODOLOGIA:

    Aplicação de exercícios.

    AVALIAÇÃO:

    A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

     

    TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

    PERÍODO: 13/09/2010

    ATENÇÃO: Segunda-feira será a prova de recuperação do segundo trimestre para os alunos que obtiveram nota inferior a 6,5. Para aqueles que tiraram 6,5 será opcional.

    Nesta semana iniciaremos uma atividade de apresentação de textos em grupos. Esta atividade se faz necessária para que os alunos possam exercitar apresentações em sala, pois na Universidade este método é muito recorrente. Segue no final da postagem as primeiras especificações.

    ÁGUAS CONTINENTAIS E URBANIZAÇÃO:

    1. Águas subterrâneas
    2. Rios
    3. Bacias hidrográficas
    4. Ciclo da água
    5. Urbanização
    6. Periferias
    7. Cidade e classificação
    8. Hierarquia
    9. Problemas Urbanos

    OBJETIVO:

  • Compreender a dinâmica dos sistemas de águas continentais

  • Conhecer as características e propriedades da urbanização

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com data show.

    AVALIAÇÃO:

    A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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  • domingo, 5 de setembro de 2010

    ::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ………………….PERÍODO: 10/09/2010………………….

     

     sexto ano matutino  

    PERÍODO: 10/09/2010

    ATENÇÃO: Nesta sexta-feira iniciaremos a apostila nova. Também a solicitação do trabalho de cartaz sobre água. Não faltem!

    Camadas atmosfericas

    Atmosfera Terrestre

    1. Principais características da atmosfera;
    2. Composição química da atmosfera;
    3. Camadas da atmosfera e suas características;

    OBJETIVO:

    • Perceber a importância da atmosfera para os seres vivos e sua interferência no nosso dia-a-dia.
    • Conhecer as composições básicas dos gases que nos cercam;
    • Evidenciar as propriedades principais das camadas atmosféricas; 

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com aplicação de exercícios;

    AVALIAÇÃO:

    A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

     

    sexto ano vespertino

    PERÍODO: 10/09/2010

    ATENÇÃO: Nesta sexta-feira teremos a correção dos exercícios da página 104 e 105 da apostila “velha” sobre hidrosfera. Lembro também que estaremos começando a nova apostila. Também neste mesmo dia teremos a solicitação de um trabalho de cartaz sobre hidrosfera. Por último, os alunos que ficaram pendentes nos exercícios deverão apresentá-los para o professor.

    Camadas atmosfera

    Atmosfera Terrestre:

    1. Principais características da atmosfera;
    2. Composição química da atmosfera;
    3. Camadas da atmosfera e suas características;
    4. Camada de Ozônio;

    OBJETIVO:

    • Perceber a importância da atmosfera para os seres vivos e sua interferência no nosso dia-a-dia.
    • Conhecer as composições básicas dos gases que nos cercam;
    • Evidenciar as propriedades principais das camadas atmosféricas;
    • Entender a os impactos humanos na camada de ozônio; 

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com aplicação de exercícios

    AVALIAÇÃO:

    A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

     primeiro ano medio

    PERÍODO: 10/09/2010

    010125100330-corrente-maritima

    Hidrosfera:

    1. Mares;
    2. Movimento das águas Oceânicas (Ondas; Marés; Correntes Marinhas);
    3. Poluição Marinha;

    OBJETIVO:

    • Conhecer os tipos de mares existentes;
    • Entender os mecanismos de movimentos existentes nos oceanos;
    • Perceber o impacto antrópico nos oceanos;

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com data show e aplicação de exercícios;

    AVALIAÇÃO:

    Será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

     

    segundo ano medio

    PERÍODO: 10/09/2010

    mapa-japao

    Estados Unidos e Japão:

    1. EUA, aspectos humanos e econômicos;
    2. Economia Norte-americana;
    3. Indústria;
    4. Agricultura;
    5. Japão – aspectos físicos;
    6. Japão – aspectos humanos;
    7. Japão – aspectos econômicos

    OBJETIVO:

    • Compreender as principais questão humanas nos Eua;
    • Entender a dinâmica econômica norte-americana;
    • Perceber a influência da natureza no território japonês;
    • Conhecer pontos nevrálgicos da economia japonesa;

    METODOLOGIA:

    Aula expositiva com apresentação de data show no auditório e aplicação de exercícios.

    AVALIAÇÃO:

    A avalição será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno, bem como atividadades em sala e extra-classe.

    terceiro ensino medio

    ATENÇÃO: Nesta semana não teremos aula por conta da extensão do feriado.

    feriado