domingo, 20 de fevereiro de 2011

BEM-VINDOS ALUNOS AO ANO LETIVO DE 2011

Olá alunos e pais,

Este blog tem por objetivo ser uma ferramenta de comunicação e de continuação das atividades em sala de aula. Por ele é "blogado" (vamos utilizar muito esta palavra no sentido de postagem) os planejamentos, os retornos, as complementações e os exercícios virtuais. Vamos saber o que cada um significa?

PLANEJAMENTOS:

Os planejamentos serão semanais (salvo eventuais problemas de internet ou de computador) e neles constarão:

1. A série ou ano;
2. O período do planejamento (data);
3. A "atenção" em vermelho para evidenciar algo urgente, como um trabalho ou prova durante a semana;
4. Uma imagem relacionada ao tema;
5. O título do tema a ser tratado durante a semana com a sua página na apostila;
6. Os temas numerados em ordem;
7. Os objetivos - o que se quer atingir com os temas;
8. A metodologia - como vamos tratar o tema, com quais ferramentas?
9. A avaliação - Como será avaliado os temas semanais.

Nestes planejamentos semanais registraremos os trabalhos solicitados com todas as informações necessárias, caso o aluno tenha faltado ou (ele) ou os pais queiram tirar dúvidas. Por isso a importância de verificar o blog pelo menos uma vez por semana. Eventualmente, um tema poderá ser tratado por mais de uma semana o que incidirá em sua "blogagem" repetida.

RETORNOS SEMANAIS:

Os retornos semanais servem para registrar o que foi efetivado em sala durante a semana. Eles servem tanto para os alunos que faltaram no período, quanto para os pais acompanharem o que foi aplicado em sala. Os retornos semanais serão blogados entre a sexta-feira e o final do sábado da semana corrente. Neles constarão:

1. O título e a semana corrente;
2. A série ou ano, com o nome da apostila e as páginas trabalhadas;
3. Posicionamento das páginas de exercícios aplicados;
4. Um resumo das aulas da semana e eventuais comentários pertinentes;
5. Alertas para futuras atividades, avaliações ou trabalhos.

COMPLEMENTAÇÕES:

As complementações servem como um auxílio ou finalização de um determinado tema. Baseado no assunto tratado, poderemos deixar informações atualizadas (tiradas dos meios de comunicação, vídeos e outros), ou caso tenha ficado algo pendente em sala. Ela não será semanal surgindo quando necessário.

OS EXERCÍCIOS VIRTUAIS:

Os exercícios virtuais são utilizados para entreter e desafiar os alunos, todavia ele não é semanal. Procuramos deixar blogado dentro das possibilidades de tempo, pois exige um certo período de preparo. Geralmente dedicamos para os alunos do 6 (sexto) e (sétimo) anos, mais curiosos, para eles exercitarem, pois não há possibilidade de avaliar este tipo de atividade.
Para este ano existe o projeto de iniciarmos uma webquest com algumas turmas, mas como disse, tudo depende de tempo e das respostas dos alunos.

PARA FINALIZAR, NO QUE SE REFERE AS AVALIAÇÕES:

Teremos no mínimo quatro notas avaliativas, sendo uma prova semanal, um trabalho, uma prova trimestral e uma nota participativa (esta nota foca no dia-a-dia do aluno, em seu comportamento, sua participação em sala e nos exercícios, entre outros). Isto não quer dizer que não teremos mais notas, entretanto, fica aqui garantido um mínimo de quatro.
Já para os alunos do 9 (nono) até o terceirão, além dessas, existirá a nota do simulado que se baseará nos assuntos tratados naquele momento (quer dizer, todas as cinco questões estarão dentro dos temas estudados na época).

Para pesquisas ou trabalhos virtuais solicitados, é comum de minha parte permitir a entrega por e-mail, pois entendo que isso economiza papel e permite que os alunos sejam criativos, ou até mesmo ousados nas configurações de seus projetos. Fica a ressalva que isto não é obrigatório, pois a entrega em papel é válido, tudo depende do modo como o aluno está acostumado a trabalhar. Para aqueles que enviarem por e-mail será retornado um outro e-mail acusando o recebimento, deixando registrado a entrega.

Por último, como esta é a primeira semana de aula não coloquei a postagem semanal, pois os alunos do ensino médio e fundamental II chegarão em períodos diferenciados e existe todo aquela questão do primeiro dia de aula. Mas fica o compromisso de que os temas tratados nesta semana estarão blogados no retorno da semana.

DESEJO PARA ALUNOS E PAIS QUE ESTE ANO SEJA PROFÍCUO PARA TODOS E QUE POSSAMOS ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS.

Até a próxima "blogagem"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário