quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO



4.1.: 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO


          4.1.1 - 1º Trimestre

                    4.1.1.1. Composição de Uma Paisagem.
                    4.1.1.2. Viagem pelo Espaço.
                    4.1.1.3. Mapas: Auxilio aos Navegantes.
                    4.1.1.4. Grandes Transformações.

          4.1.2 - 2º Trimestre

                    4.1.2.1. A Força da Natureza.
                    4.1.2.2. Terra: Planeta Água.
                    4.1.2.3. Atmosfera Terrestre.
                    4.1.2.4. O Ar em Movimento.

          4.1.3 - 3º Trimestre

                    4.1.3.1. Influência do Clima na Vegetação.
                    4.1.3.2. Espaço Rural.
                    4.1.3.3. Espaço Urbano.
                    4.1.3.4. Atividades Econômicas no Espaço Urbano.




4.2.: 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.2.1 - 1º Trimestre

                    4.2.1.1. Representação do Espaço Brasileiro.
                    4.2.1.2. Divisão do Território Brasileiro: Proposta (IBGE - Geoeconômica).
                    4.2.1.3. Distribuição Populacional.
                    4.2.1.4. Formação do Povo Brasileiro.

          4.2.2 - 2º Trimestre

                    4.2.2.1. Formas do Relevo Brasileiro.
                    4.2.2.2. Hidrografia Brasileira.
                    4.2.2.3. Tipos Climáticos e Cobertura Vegetal do Brasil.
                    4.2.2.4. Agronegócios no Brasil.
                    4.2.2.5. Relações de Interdependência Socioeconômica (campo/cidade).

          4.2.3 - 3º Trimestre

                    4.2.3.1. Dinâmica Industrial no Brasil.
                    4.2.3.2. Os Indicadores Socioeconômicos e políticos do Brasil.
                    4.2.3.3. Urbanização.
                    4.2.3.4. Fluxos de Pessoas e Mercadorias.
                    4.2.3.5. Recursos Energéticos.




4.3.: 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.3.1 - 1º Trimestre

                    4.3.1.1. Subdivisão Física e Histórica dos Continentes.
                    4.3.1.2. Subdivisão Econômica dos Continentes.
                    4.3.1.3. Globalização.
                    4.3.1.4. Continente Europeu.

          4.3.2 - 2º Trimestre

                    4.3.2.1. Aspectos Econômicos e Sociais da Europa.
                    4.3.2.2. Rússia.
                    4.3.2.3. Espaço Asiático.
                    4.3.2.4. Aspectos Populacionais da Ásia.

          4.3.3 - 3º Trimestre

                    4.3.3.1. China e Índia.
                    4.3.3.2. Aspectos Econômicos da Ásia.
                    4.3.3.3. Aspectos Socioeconômicos e Políticos (Tigres Asiáticos – Japão).
                    4.3.3.4. Aspectos Socioeconômicos e Políticos do Oriente Médio.




4.4.: 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.4.1 - 1º Trimestre

                    4.4.1.1. Aspectos Físicos e Econômicos da América.
                    4.4.1.2. Estados Unidos da América: Aspectos Físicos.
                    4.4.1.3. Estados Unidos da América: Aspectos Populacionais.
                    4.4.1.4. Estados Unidos da América: Aspectos Econômicos e Sociais.
                    4.4.1.5. Canadá: Aspectos Físicos, Econômicos e Sociais.

          4.4.2 - 2º Trimestre

                    4.4.2.1. América Latina: O Caso do México.
                    4.4.2.2. América Central: Aspectos Físicos, Populacionais e Socioeconômicos.
                    4.4.2.3. América do Sul: Aspectos Físicos, Populacionais e Socioeconômicos.
                    4.4.2.4. Continente Africano: Aspectos Físicos.
                    4.4.2.5. Continente Africano: Aspectos Históricos.

          4.4.3 - 3º Trimestre

                    4.4.3.1. Continente Africano: Aspectos Populacionais e Indicadores Sociais.
                    4.4.3.2. Continente Africano: Contrastes Regionais.
                    4.4.3.3. Oceania: Aspectos Físicos, Populacionais e Econômicos.
                    4.4.3.4. Os Fluxos de Bens, Serviços, Informações e Pessoas na Globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário