SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 23, 24 e 25/03/2011
ATENÇÃO: Temos prova marcada para o dia 25.03.2011, com os temas: elementos naturais e culturais, paisagem, lugar, espaço geográfico, pontos de referência, astros do universo (apostila 1 – páginas 1 até 18) e caderno.
Temos exercícios para corrigir na página 18.
Movimentos do planeta Terra e distribuição da luz/calor solar: [apostila 1, páginas 19, 20, 21, 22]
- Movimento de rotação
- Movimento de translação
- Zonas climáticas
OBJETIVO:
- Compreender os movimentos terrestres e suas consequências
- Entender a distribuição da energia solar sobre o planeta e a formação de zonas climáticas
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21, 22 e 25/03/2011
ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir na página 14.
Região Geoeconômica do Nordeste e do Centro-Sul: [apostila 1, páginas 15 a 20]
- Nordeste, problemas no Sertão
- Nordeste, atividades econômicas
- Centro-Sul, Atividades econômicas
OBJETIVO:
- Compreender os problemas sociais da sub-região do Sertão e associá-los ao Brasil
- Conhecer as principais atividades econômicas do Nordeste
- Entender a dinâmica econômica da principal região do Brasil
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Interpretação de pequeno texto do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos para finalizar a atividade sobre os problemas sociais.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 24 e 25/03/2011
ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho/cartaz sobre os roteiros turísticos com prazo final em 25.03.2011. Abaixo desta postagem do oitavo ano tem a atividade solicitada.
Diversidades econômicas - colonizadores e colonizados: [apostila 1, páginas 24 a 28]
- Economia no mundo atual
- Diversidades econômicas – impactos sociais
- Colonizadores versus colonizados
- Indicadores de desenvolvimento
OBJETIVO:
- Entender a economia no mundo atual como reflexo histórico de exploração dos países do Sul.
- Avaliar as condições dos países pelos indicadores de desenvolvimento
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 21 e 24/03/2011
ATENÇÃO: Na quinta-feira (24) temos entrega de atividade sobre os aspectos físicos do continente americano. Abaixo desta postagem do nono ano tem a atividade solicitada.
Estados Unidos da América – aspectos físicos: [apostila 1, páginas 14 a 20]
- EUA – aspectos geológicos;
- EUA – clima e vegetação;
- EUA – hidrografia;
OBJETIVO:
- Conhecer os principais elementos do relevo norte-americano;
- Reconhecer a influência do clima e da extensão territorial na vegetação;
- Perceber a importância dos rios e lagos para a conquista e espacialização do território norte-americano;
METODOLOGIA:
Produção de perfil topográfico longitudinal dos Estados Unidos como apoio ao assunto (EUA físico) e aplicação de exercícios específicos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 22 e 23/11/2011
ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (23) encerra-se o prazo para entrega do trabalho sobre paisagem, lugar e espaço geográfico. Abaixo desta postagem do primeiro ano tem a atividade solicitada.
Movimentos Terrestres e Orientação no Espaço: [apostila 1, páginas 12 a 16]
- Movimento de Translação
- Localização e Orientação
OBJETIVO:
- Compreender como ocorrem as estações do ano
- Conhecer os métodos de localização pelos astros
- Conhecer o funcionamento básico dos principais instrumentos de orientação
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 23/03/2011
Faixas etárias, pirâmides etárias, migrações, PEA e PEI e setores de atividade: [apostila 1, páginas 16, 17, 18, 19, 20 e 21.
- Aplicação de exercícios e correção dos temas com objetivo de avaliação.
OBJETIVO:
- Reforçar o conteúdo para futura avaliação.
METODOLOGIA:
Aplicação e correção de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 21/03/2011
ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios da página 124 e 125.
Dinâmica terrestre do universo e formações geológicas: [apostila 1 – frente 1 – páginas 45 a 52]
- Formação do universos e do planeta Terra
- Geologia histórica
- Estrutura da Terra
- Rochas
- Solos
- Agentes internos e externos de formação de relevo
OBJETIVO:
- Entender a formação do universo e do planeta Terra
- Conhecer as Eras e Períodos do Planeta
- Compreender a estrutura do planeta e a formação das rochas e solos
- Compreender a dinâmica terrestre de formação de relevo
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Profº Edson...
ResponderExcluirMuito obrigada por ser um ótimo professor,um professor que exlica que é legal e divertido...
Aluna:Ana Carolina Martinazzo Kanitz
6ºano matutino