domingo, 20 de março de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………..PERÍODO: 21.03.2011 a 25.03.2011…………

 

ZonasClimaticas 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23, 24 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos prova marcada para o dia 25.03.2011, com os temas: elementos naturais e culturais, paisagem, lugar, espaço geográfico, pontos de referência, astros do universo (apostila 1 – páginas 1 até 18) e caderno.

Temos exercícios para corrigir na página 18.

Movimentos do planeta Terra e distribuição da luz/calor solar:  [apostila 1, páginas 19, 20, 21, 22]

  1. Movimento de rotação
  2. Movimento de translação
  3. Zonas climáticas

OBJETIVO:

  • Compreender os movimentos terrestres e suas consequências
  • Entender a distribuição da energia solar sobre o planeta e a formação de zonas climáticas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

geoo33

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21, 22 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir na página 14.

Região Geoeconômica do Nordeste e do Centro-Sul:   [apostila 1, páginas 15 a 20]

  1. Nordeste, problemas no Sertão
  2. Nordeste, atividades econômicas
  3. Centro-Sul, Atividades econômicas

OBJETIVO:

  • Compreender os problemas sociais da sub-região do Sertão e associá-los ao Brasil
  • Conhecer as principais atividades econômicas do Nordeste
  • Entender a dinâmica econômica da principal região do Brasil

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Interpretação de pequeno texto do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos para finalizar a atividade sobre os problemas sociais.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

economia(1)

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24 e 25/03/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de trabalho/cartaz sobre os roteiros turísticos com prazo final em 25.03.2011. Abaixo desta postagem do oitavo ano tem a atividade solicitada.

Diversidades econômicas - colonizadores e colonizados:  [apostila 1, páginas 24 a 28]

  1. Economia no mundo atual
  2. Diversidades econômicas – impactos sociais
  3. Colonizadores versus colonizados
  4. Indicadores de desenvolvimento

OBJETIVO:

  • Entender a economia no mundo atual como reflexo histórico de exploração dos países do Sul.
  • Avaliar as condições dos países pelos indicadores de desenvolvimento

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

image

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montanhas Rochosas

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 24/03/2011

ATENÇÃO:  Na quinta-feira (24) temos entrega de atividade sobre os aspectos físicos do continente americano. Abaixo desta postagem do nono ano tem a atividade solicitada.

Estados Unidos da América – aspectos físicos:  [apostila 1, páginas 14 a 20]

  1. EUA – aspectos geológicos;
  2. EUA – clima e vegetação;
  3. EUA – hidrografia;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais elementos do relevo norte-americano;
  • Reconhecer a influência do clima e da extensão territorial na vegetação;
  • Perceber a importância dos rios e lagos para a conquista e espacialização do território norte-americano;

METODOLOGIA:

Produção de perfil topográfico longitudinal dos Estados Unidos como apoio ao assunto (EUA físico) e aplicação de exercícios específicos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

image

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

estacoes

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 22 e 23/11/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (23) encerra-se o prazo para entrega do trabalho sobre paisagem, lugar e espaço geográfico. Abaixo desta postagem do primeiro ano tem a atividade solicitada.

Movimentos Terrestres e Orientação no Espaço:  [apostila 1, páginas 12 a 16]

  1. Movimento de Translação
  2. Localização e Orientação

OBJETIVO:

  • Compreender como ocorrem as estações do ano
  • Conhecer os métodos de localização pelos astros
  • Conhecer o funcionamento básico dos principais instrumentos de orientação

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

image

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23grafico6

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 23/03/2011

Faixas etárias, pirâmides etárias, migrações, PEA e PEI e setores de atividade:  [apostila 1, páginas 16, 17, 18, 19, 20 e 21.

  1. Aplicação de exercícios e correção dos temas com objetivo de avaliação.

OBJETIVO:

  • Reforçar o conteúdo para futura avaliação.

METODOLOGIA:

Aplicação e correção de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

LIfostera001

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21/03/2011

ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios da página 124 e 125.

Dinâmica terrestre do universo e formações geológicas:   [apostila 1 – frente 1 – páginas 45 a 52] 

  1. Formação do universos e do planeta Terra
  2. Geologia histórica
  3. Estrutura da Terra
  4. Rochas
  5. Solos
  6. Agentes internos e externos de formação de relevo

OBJETIVO:

  • Entender a formação do universo e do planeta Terra
  • Conhecer as Eras e Períodos do Planeta
  • Compreender a estrutura do planeta e a formação das rochas e solos
  • Compreender a dinâmica terrestre de formação de relevo

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Um comentário:

  1. Profº Edson...
    Muito obrigada por ser um ótimo professor,um professor que exlica que é legal e divertido...
    Aluna:Ana Carolina Martinazzo Kanitz
    6ºano matutino

    ResponderExcluir