domingo, 27 de março de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………PERIODO: 28/03/2011 A 01/04/2011……….

 

Zonas%20Climaticas

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30, 31 E 01/04/2011

Zonas Climáticas da Terra, Orientação:   [Apostila 1, pags 21 a 32]

  1. Os raios solares e a superfície terrestre
  2. Orientação nas paisagens do espaço geográfico
  3. Instrumentos para orientação

OBJETIVO:

  • Compreender a distribuição de luz e calor no planeta Terra
  • Conhecer os métodos de orientação e seus instrumentos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

populacaoarte

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28, 29/03/2011 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Teremos prova no dia 01/04/2011 (apesar do dia, não é uma mentira) com os temas relacionados abaixo. Temos deveres para serem corrigidos na segunda, nas páginas 23 (n°02) e 24.                                                                                               

TEMAS DA PROVA DE  01/04/2011

Brasil – Dados Gerais (pags. 02 a 04)
Localização do Brasil (pag. 05)
Divisões do Território Brasileiro (IBGE – pags. 08 a 10)
Divisão Geoeconômica (Nordeste, Amazônica e Centro-Sul – pags.11 a 28)

Durante a semana ainda teremos aplicações e correções de exercícios da apostila com intuito de prepar os alunos para a prova.

População:   [apostila 1, pags 29 a 34]

  1. Países e populações
  2. Países populosos e povoados

OBJETIVO:

  • Conhecer a dinâmica populacional brasileira
  • Compreender a diferença entre populoso e povoado (população absoluta e densidade demográfica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

441_386951501

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Os alunos se comprometeram em atualizar os dados da tabela sobre as maiores dívidas externas do mundo na página 24.

Diversidades econômicas – impactos sociais:  [apostila 1, pags. 24 a 30] 

  1. Dependência econômica e tecnológica
  2. Indicadores de desenvolvimento (renda per capita)

OBJETIVO:

  • Perceber a importância do capital e da tecnologia para economia global
  • Entender as relações colônia-metrópole e suas consequências nos dias de hoje
  • Conhecer o índice Renda per Capita como valor de referência

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

Us_historic_territories

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/03/2011 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Para a primeira aula de segunda, finalizaremos exercícios da apostila sobre os aspectos físicos dos EUA.

Estados Unidos – aspectos humanos:  [apostila 1, pags. 23 a 28]

  1. EUA – Ocupação territorial.
  2. EUA – Variedade populacional e cultura nacional

OBJETIVO:

  • Conhecer o processo de ocupação espacial norte-americana.
  • Conhecer a população multifacetada norte-americana.

METODOLOGIA:

Aula expositiva e dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

mapa mundi

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30/03/2011

Orientação no espaço:  [apostila 1, pags. 15 a 18]

  1. Localização pelos astros e pontos de orientação
  2. Instrumentos de orientação
  3. Coordenadas Geográficas

OBJETIVO:

  • Conhecer o sistema de orientação pelos astros.
  • Entender o funcionamento básico da bússola e do GPS
  • Conhecer os sistema de localização baseado em linhas imaginárias

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

2etnia

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30/03/2011

ATENÇÃO: Temos prova na quarta-feira (30/03/2011). Serão 7 questões sobre demografia e migrações. Utilizaremos apenas a primeira aula para aplicação de prova. Evitem atrasos.

População brasileira:   [apostila 1, pags. 22 a 25]

  1. Estrutura étnica
  2. Dados gerais da população brasileira

OBJETIVO:

  • Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição
  • Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

geologia

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 28 e 31/03/2011

Geologia básica:   [apostila 1 – Frente 1 – pags. 47 a 52] 

  1. Geologia histórica
  2. Estrutura da Terra
  3. Rochas
  4. Solo
  5. Formação de relevo (internos e externos)

OBJETIVO:

  • Conhecer a escala de tempo geológica
  • Conhecer as camadas terrestres e os movimentos tectônicos
  • Entender a formação das rochas e solos
  • Compreender os diversos tipos modeladores de relevo

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário