SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 30, 31 E 01/04/2011
Zonas Climáticas da Terra, Orientação: [Apostila 1, pags 21 a 32]
- Os raios solares e a superfície terrestre
- Orientação nas paisagens do espaço geográfico
- Instrumentos para orientação
OBJETIVO:
- Compreender a distribuição de luz e calor no planeta Terra
- Conhecer os métodos de orientação e seus instrumentos
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28, 29/03/2011 e 01/04/2011
ATENÇÃO: Teremos prova no dia 01/04/2011 (apesar do dia, não é uma mentira) com os temas relacionados abaixo. Temos deveres para serem corrigidos na segunda, nas páginas 23 (n°02) e 24.
TEMAS DA PROVA DE 01/04/2011 Brasil – Dados Gerais (pags. 02 a 04) |
População: [apostila 1, pags 29 a 34]
- Países e populações
- Países populosos e povoados
OBJETIVO:
- Conhecer a dinâmica populacional brasileira
- Compreender a diferença entre populoso e povoado (população absoluta e densidade demográfica
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 31 e 01/04/2011
ATENÇÃO: Os alunos se comprometeram em atualizar os dados da tabela sobre as maiores dívidas externas do mundo na página 24.
Diversidades econômicas – impactos sociais: [apostila 1, pags. 24 a 30]
- Dependência econômica e tecnológica
- Indicadores de desenvolvimento (renda per capita)
OBJETIVO:
- Perceber a importância do capital e da tecnologia para economia global
- Entender as relações colônia-metrópole e suas consequências nos dias de hoje
- Conhecer o índice Renda per Capita como valor de referência
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28/03/2011 e 01/04/2011
ATENÇÃO: Para a primeira aula de segunda, finalizaremos exercícios da apostila sobre os aspectos físicos dos EUA.
Estados Unidos – aspectos humanos: [apostila 1, pags. 23 a 28]
- EUA – Ocupação territorial.
- EUA – Variedade populacional e cultura nacional
OBJETIVO:
- Conhecer o processo de ocupação espacial norte-americana.
- Conhecer a população multifacetada norte-americana.
METODOLOGIA:
Aula expositiva e dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
---------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 30/03/2011
Orientação no espaço: [apostila 1, pags. 15 a 18]
- Localização pelos astros e pontos de orientação
- Instrumentos de orientação
- Coordenadas Geográficas
OBJETIVO:
- Conhecer o sistema de orientação pelos astros.
- Entender o funcionamento básico da bússola e do GPS
- Conhecer os sistema de localização baseado em linhas imaginárias
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 30/03/2011
ATENÇÃO: Temos prova na quarta-feira (30/03/2011). Serão 7 questões sobre demografia e migrações. Utilizaremos apenas a primeira aula para aplicação de prova. Evitem atrasos.
População brasileira: [apostila 1, pags. 22 a 25]
- Estrutura étnica
- Dados gerais da população brasileira
OBJETIVO:
- Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição
- Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
---------------------------------------------------------------------------
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 28 e 31/03/2011
Geologia básica: [apostila 1 – Frente 1 – pags. 47 a 52]
- Geologia histórica
- Estrutura da Terra
- Rochas
- Solo
- Formação de relevo (internos e externos)
OBJETIVO:
- Conhecer a escala de tempo geológica
- Conhecer as camadas terrestres e os movimentos tectônicos
- Entender a formação das rochas e solos
- Compreender os diversos tipos modeladores de relevo
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário