SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 06, 07 e 08/04/2011
Orientação: [apostila 1, págs. 26 a 32]
- Fases da Lua e orientação;
- Orientação pelas estrelas;
- Instrumentos para localização;
OBJETIVO:
- Entender as fases da Lua;
- Conhecer o método de orientação à noite;
- Conhecer os diversos instrumentos utilizados pelo homem para se localizar;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
---------------------------------------------------------------------------
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 04, 05 e 08/04/2011
População: [apostila 1, págs. 30 a 38]
- População absoluta;
- População relativa e densidade demográfica;
- Vazio demográfico;
- Distribuição populacional;
OBJETIVO:
- Compreender os principais conceitos demográficos como população absoluta e relativo, país populoso ou povoado, além do cálculo de densidade demográfica;
- Entender as causas que influenciam na distribuição espacial da população;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 07 e 08/04/2011
ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá sete questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.
Formação dos continentes e sua distribuição (3 e 4); Divisão histórica (7, 8 e 9) Sistemas econômicos (14 e 15) Primeiro, Segundo e Terceiro mundos (17) Mundo Bipolar e Guerra Fria (16) Subdesenvolvimento (25, 27, 28 e 29) |
Globalização: [apostila 1, págs 31 a 37]
- Conceito de globalização;
- Origens da globalização;
OBJETIVO:
- Perceber como a mundialização de produtos, modismos e cultura são reflexos do intenso tráfego de mercadorias e informações;
- Conhecer os fatores que provocaram a abertura dos mercados internacionais;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 04 e 07/04/2011
ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.
Regionalização americana – físico e cultural – seus critérios (04 e 06) Países americanos(05) América físico (03) Estados Unidos – físico (14, 15, 16, 17) – N,S,L,O – Ocidental e Oriental IDH (07) |
Estados Unidos da América – cultura e economia: [apostila 1, págs. 25 a 30]
- Colonizaçao de povoamento/exploração;
- Variedade populacional e cultura nacional;
- Indústria estadunidense;
OBJETIVO:
- Compreender as diferenças nos tipos de colonizações;
- Entender a ideologia do “melting pot” e a “segregação” estadunidense;
- Conhecer as características que impulsionaram a indústria estadunidense;
METODOLOGIA:
Aula expositiva e aplicação de exercícios
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 05 e 06/04/2011
ATENÇÃO: Para a prova no dia 05/04/2011 (terça-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.
Ciência Geográfica – histórico (2 e 3) |
Fusos horários: [apostila 1, pags. 22 a 27]
- Origem dos fusos horários;
- Linha internacional de data;
- Fusos horários brasileiros;
OBJETIVO:
- Entender as motivações para criação de um sistema internacional de hora;
- Conhecer a sistemática da linha internacional de data;
- Entender os cálculos de hora local;
- Conhecer os fusos horários brasileiros;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 06/04/2011
População brasileira: [apostila 1, pags. 22 a 29]
- Estrutura étnica;
- Dados gerais da população brasileira;
- Estrutura da população brasileira;
- Distribuição da população por gênero;
- População economicamente ativa do Brasil;
- Trabalho infantil no Brasil
OBJETIVO:
- Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição;
- Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução;
- Perceber através de pirâmide etária a transformação demográfica brasileira
- Conhecer a distribuição da população ativa e inativa, os gêneros e trabalho infantil no Brasil
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 04 e 07/04/2011
Geologia: [apostila 1 – frente 1 – págs 48 a 52]
- Rochas;
- Solos;
- Agentes endógenos e exógenos de formação de relevo;
OBJETIVO:
- Entender a formação e tipos de rochas;
- Conhecer a formação dos solos e seus horizontes;
- Compreender os elementos formadores de relevo;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário