domingo, 3 de abril de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………...PERÍODO: 04/04/2011 a 08/04/2011………..

 

astrolabio

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06, 07 e 08/04/2011

Orientação:  [apostila 1, págs. 26 a 32]

  1. Fases da Lua e orientação;
  2. Orientação pelas estrelas;
  3. Instrumentos para localização;

OBJETIVO:

  • Entender as fases da Lua;
  • Conhecer o método de orientação à noite;
  • Conhecer os diversos instrumentos utilizados pelo homem para se localizar;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

Over-Population

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04, 05 e 08/04/2011

População:   [apostila 1, págs. 30 a 38]

  1. População absoluta;
  2. População relativa e densidade demográfica;
  3. Vazio demográfico;
  4. Distribuição populacional;

OBJETIVO:

  • Compreender os principais conceitos demográficos como população absoluta e relativo, país populoso ou povoado, além do cálculo de densidade demográfica;
  • Entender as causas que influenciam na distribuição espacial da população;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

Globalization1

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07 e 08/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá sete questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Formação dos continentes e sua distribuição (3 e 4);
Divisão histórica (7, 8 e 9)
Sistemas econômicos (14 e 15)
Primeiro, Segundo e Terceiro mundos (17)
Mundo Bipolar e Guerra Fria (16)
Subdesenvolvimento (25, 27, 28 e 29)

 

Globalização:  [apostila 1, págs 31 a 37]

  1. Conceito de globalização;
  2. Origens da globalização;

OBJETIVO:

  • Perceber como a mundialização de produtos, modismos e cultura são reflexos do intenso tráfego de mercadorias e informações;
  • Conhecer os fatores que provocaram a abertura dos mercados internacionais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

indyday

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04 e 07/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 07/04/2011 (quinta-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Regionalização americana – físico e cultural – seus critérios (04 e 06)           Países americanos(05)                                                                                                       América físico (03)                                                                                                            Estados Unidos  – físico (14, 15, 16, 17) – N,S,L,O – Ocidental e Oriental        IDH (07)

 

Estados Unidos da América – cultura e economia:  [apostila 1, págs. 25 a 30]

  1. Colonizaçao de povoamento/exploração;
  2. Variedade populacional e cultura nacional;
  3. Indústria estadunidense;

OBJETIVO:

  • Compreender as diferenças nos tipos de colonizações;
  • Entender a ideologia do “melting pot” e a “segregação” estadunidense;
  • Conhecer as características que impulsionaram a indústria estadunidense;

METODOLOGIA:

Aula expositiva e aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

1270657359fm7zav

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05 e 06/04/2011

ATENÇÃO: Para a prova no dia 05/04/2011 (terça-feira). A prova terá seis questões. Abaixo temos alguns temas que o aluno deve focar.

Ciência Geográfica – histórico (2 e 3)
Conceitos geográficos (4)
Movimentos terrestres (11 e 12)
Instrumentos de orientação (16)
Coordenadas geográficas – conceitos e pontos no mapa (17 e 18)

 

Fusos horários:  [apostila 1, pags. 22 a 27]

  1. Origem dos fusos horários;
  2. Linha internacional de data;
  3. Fusos horários brasileiros;

OBJETIVO:

  • Entender as motivações para criação de um sistema internacional de hora;
  • Conhecer a sistemática da linha internacional de data;
  • Entender os cálculos de hora local;
  • Conhecer os fusos horários brasileiros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

popchart

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 06/04/2011

População brasileira:  [apostila 1, pags. 22 a 29]

  1. Estrutura étnica;
  2. Dados gerais da população brasileira;
  3. Estrutura da população brasileira;
  4. Distribuição da população por gênero;
  5. População economicamente ativa do Brasil;
  6. Trabalho infantil no Brasil

OBJETIVO:

  • Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição;
  • Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução;
  • Perceber através de pirâmide etária a transformação demográfica brasileira
  • Conhecer a distribuição da população ativa e inativa, os gêneros e trabalho infantil no Brasil

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

fractalrelevo

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 04 e 07/04/2011

Geologia:  [apostila 1 – frente 1 – págs 48 a 52] 

  1. Rochas;
  2. Solos;
  3. Agentes endógenos e exógenos de formação de relevo;

OBJETIVO:

  • Entender a formação e tipos de rochas;
  • Conhecer a formação dos solos e seus horizontes;
  • Compreender os elementos formadores de relevo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercício.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário