sexta-feira, 20 de maio de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> …………PERÍODO: 16/05/2011 a 20/05/2011…………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Grandes Transformações – pags 56 e 57

Aplicamos prova de recuperação trimestral na quinta-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

Continuamos o assunto relacionado a estrutura interna da Terra com o núcleo, manto e crosta terrestre. pangeia[1]Enfatizamos as temperaturas verificadas em cada parte do planeta e a profundidade entre a crosta e o núcleo, em torno de 6.370 Km.

Alfred Wegener percebeu algumas coincidências em alguns contornos dos continentes, como se eles se encaixassem. Porém, duas idéias foram rechaçadas por não conseguir provar qual força poderia deslocar continentes.

Iniciamos a Teoria da Deriva Continental e a separação dos continentes, onde os alunos observaram através da apostila as várias posições dos continentes. Que o cientísta Alfred Wegener observou alguns encaixes entre os continentes, relevos e estrutura geológicas parecidas entre continentes e fósseis que não poderiam estar em continentes separados.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Diferentes Formas de Relevo – pags. 66 a 70

Aplicamos os exercícios nas páginas 67, 68. Ficaram pendentes os exercícios das páginas 69 e 70. Foi aplicada a prova de recuperação trimestral na segunda-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

planalto-da-borbonema-02

O planalto da Borborema esteve presente nos exercícios da apostila

Focamos nos tipos de planaltos verificados no Brasil como de plataforma (da Era Proterozóica) encontrados no Centro-oeste e Norte do país, cinturões orogênicos (doPré-Cambriano) na região atlântica e  de bacias sedimentares (Paleozóica e Mesozóica) encontrados nas bacias Amazônica, do Parnaíba e do Paraná.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 2 – Europa, Aspectos Físicos – pags. 60 a 62

Corrigimos os exercícios das páginas 60 e 62. Aplicamos prova de recuperação trimestral na sexta-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

Após a prova trimestral trabalhamos a questão do aquecimento global onde explicamos que o nosso planeta possui uma “estufa natural” que permite uma condição de vida em nosso planeta. A radiação do Sol ao chegar na Terra aquece-a, após algumas horas o planeta começa a irradiar energia que fica “presa” pela atmosfera, criando um estufa natural. efeito-estufa-2

A produção humana contribui significativamente para o aumento de gases na atmosfera intensificando o efeito estufa no planeta e desestruturando o sistema climático global.

Contudo, as atividades humanas vem intensificando o efeito estufa com a liberação de gases industriais e dos carros, queima de florestas,  entre outros vem ameaçando o clima terrestre. Aproveitamos a questão européia para mostrar que países como a França, tradicional produtor de vinhos, onde as regiões de cultivo, como Champagne, podem perder qualidade de suas uvas devido o aquecimento climático.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – América, Três Mundos  Num Só Continente – pags 61 a 63.

Os alunos ficaram de trazer atividade na apostila, página 62 sobre os principais problemas mexicanos na atualidade. Foi aplicada prova de recuperação trimestral na segunda-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

Continuamos sobre a relação entre EUA e México, principalmente sobre a perda de territórios no século XIX. Também focamos na população mexicana, terceira da América, em torno de 107 milhões. voos-baratos-cidade-do-mexicoA população se distribui irregularmente com concentração no planalto de Anáhuac.

 

Cidade do México, uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Por estar entre áreas montanhosas, a dispersão dos poluentes é lenta, criando uma “atmosfera pesada”.

 

As principais cidades do México é sua capital Cidade do México, Guadalajara e Ecatepec. Iniciaríamos a questão da rebelião de Chiapas, mas ficou para semana que vem.

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                PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 –            Litosfera e Evolução Geológica da Terra – pág 2.

Aplicamos prova de recuperação trimestral na quarta-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

Na terça-feira trabalhamos a questão das Eras Geológicas da Azóica até a Cenozóica. Procuramos evidenciar particularidades de cada Era como a Azóica onde a Terra sobre seu resfriamento sendo bombardeada por meteoritos e com grande atividade vulcânica. A Era Pré-Cambriana com o início da vida, possivelmente na água, onde elementos inorgânicos associados a vapor dágua, gases, calor, entre outros poderiam se transformado em proto-orgânicos, gerando no futuro os primeiros unicelulares. Eras_Geologicas_by_piratadandi

 

Eras Geológicas, uma das muitas maneiras de representá-la.

 

Comentamos sobre outra teoria, a do surgimento da vida através da queda de meteoritos, que carregavam serem microscópicos que se espalharam pelo planeta. Na Paleozóica com o surgimento de grandes florestas que serviriam de matériá-prima para as grandes bacias carboníferas. Temos presença de animais mais complexos. Da Era Mesozóica e seus grandes dinossauros. Explanamos sobre a extinção rápida destes seres com possibilidade de queda de meteoro. Finalizamos com a Era Cenozóica e as eras glaciais e o surgimento do homem.

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                    SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 –                Espaço Urbano – pags. 2 a 6

Aplicamos prova de recuperação trimestral na quarta-feira. Seis alunos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

As multinacionais e suas marcas indefectíveis

multinacionais

Trabalhamos a industrialização com os conceitos de monopólio e oligopólio; trustes, cartéis, holdings e pools; multinacionais e sua atuação nos países subdesenvolvidos que buscam mercado consumidor e controle de matérias-primas estratégicas. Enfatizamos o deslocamento de capital para a Matriz através de pagamento de empréstimos, royalties e envio de lucros. Finalizamos com os tipos de indústrias (extrativas, transformação, consumo e ponta), clássicas e dinâmicas; leves e pesadas.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 3 – Geopolítica – pags.73 a 78

Foi aplicada prova de recuperação trimestral na segunda-feira. Todos fizeram mas para alguns será recuperação, para outros a nota da prova será convertida em décimos que serão somados na média final do segundo trimestre.

Iniciamos a frente três da apostila um com o conceito de Geopolítica, nação, país, povo, território. Comentamos sobre questões geopolíticas energéticas dos EUA que buscam garantir reservas para sua imensa atividade industrial. A questão palestina também surgiu como exemplo de interesses territoriais, principalmente no relacionamento religioso e a disputa pela água. Evidenciamos o “povo” sem território, os curdos, que vivem numa região entre a Turquia, Síria, Iraque e Irã e que buscam a criação de um território próprio, o Curdistão. Todavia, diferente da criação do Estado de Israel, o sofrimento deste povo pelas perseguições dos países que dominam sua região não sensibilizou a ONU ou os países desenvolvidos.

Curdistão, encravado entre inúmeros países. O povo curdo ainda procura o reconhecimento internacional, enquanto sofre inúmeras perseguições dos países que controlam sua região.

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Até a próxima “blogagem”…..

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