SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 11, 12 e 13/05/2011
ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a segunda apostila.
Grandes Transformações: [apostila 2, págs. 52 a 56]
- Tempo geológico
- Fósseis
- Estrutura interna da Terra
OBJETIVO:
- Conhecer a escala geológica do tempo e suas divisões
- Entender a formação e a importância dos fósseis como registro geológico
- Compreender a a estrutura endógena do planeta Terra e suas principais características.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 09, 10 e 13/05/2011
Diferentes Formas de Relevo: [apostila 2, pags. 61 a 65]
- Tipos de relevo
- Classificação do relevo brasileiro
- Perfil topográfico
OBJETIVO:
- Conhecer os tipos de relevo e como eles se formam
- Mapear o relevo brasileiro segundo a classificação de Jurandyr Ross
- Compreender o relevo brasileiro através de perfis topográficos
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 12 e 13/05/2011
ATENÇÃO: Temos deveres na página 57 para quinta-feira.
Europa – Aspectos físicos: [apostila 2, pags. 58 a 65]
- Europa – clima
- Europa – relevo
OBJETIVO:
- Conhecer os diversos tipos climáticos e a influência da Corrente do Golfo neste continente. Entender os impactos do aquecimento global para a Europa
- Conhecer as formas de relevo predominante no continente
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 09 e 13/05/2011
América Latina: [apostila 2, págs. 52 a 59]
- Contrastes latino-americanos
- México – aspectos físicos
- Os primeiros mexicanos
OBJETIVO:
- Entender, basicamente, as diferenças entre anglos e latino-americanos
- Conhecer os principais dados sobre relevo e clima mexicanos
- Compreender o processo de conquista e destruição cultural dos povos pré-colombianos
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
---------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 10 e 11/05/2011
ATENÇÃO: Temos entrega de atividade de mapa para terça-feira. Não será postergada a entrega pois a nota deverá entrar ainda neste trimestre. Por isso, não faltem. Iniciamos nesta semana a segunda apostila com o tema: Litosfera.
Litosfera e Evolução Geológica da Terra: [apostila 2, pags. 2 a 6]
- Eras geológicas
- Estrutura interna da Terra
- Minerais e rochas
OBJETIVO:
- Conhecer os grandes intervalos de tempo do planeta Terra com suas Eras e Períodos
- Compreender as partes endógenas do planeta, como interagem entre si e seus reflexos na superfície
- Conhecer os principais tipos de rochas e sua formação
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 11/05/2011
Espaço Urbano: [apostila 1, pags. 2 a 14]
- História e expansão da indústria
- Multinacionais
- Tipos de indústrias e fatores locacionais
- Indústria no Brasil
OBJETIVO:
- Compreender as principais características da revoluções industriais e os principais métodos produtivos (fordismo e toyotismo)
- Entender a importância e os impactos da atuação das multinacionais no mundo
- Entender as diversas tipologias industriais e os fatores que influenciam na localização industrial
- Conhecer a origem da industrialização brasileira e seus principais parques industriais
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
----------------------------------------------------------------------------
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 09 e 12/05/2011
Brasil – localização, relevo e energia: [apostila 1 – frente 2 – págs. 57 a 70]
- Dados cartográficos do Brasil
- Relevo brasileiro e suas classificações
- Fontes e produção energética brasileira
OBJETIVO:
- Conhecer localização, pontos extremos e outros dados técnicos
- Conhecer o relevo e sua disposição no território brasileiro
- Conhecer as principais fontes energéticas e sua utilização no território brasileiro.
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário