domingo, 8 de maio de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………..PERÍODO: 09/05/2011 A 13/05/2011…………

 

fosseis-paleontologia

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11, 12 e 13/05/2011

ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a segunda apostila.

Grandes Transformações:   [apostila 2, págs. 52 a 56]

  1. Tempo geológico
  2. Fósseis
  3. Estrutura interna da Terra

OBJETIVO:

  • Conhecer a escala geológica do tempo e suas divisões
  • Entender a formação e a importância dos fósseis como registro geológico
  • Compreender a a estrutura endógena do planeta Terra e suas principais características.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

714_Formacao_do_relevo_brasileiro

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09, 10 e 13/05/2011

 

Diferentes Formas de Relevo:   [apostila 2, pags. 61 a  65]

  1. Tipos de relevo
  2. Classificação do relevo brasileiro
  3. Perfil topográfico

OBJETIVO:

  • Conhecer os tipos de relevo e como eles se formam
  • Mapear o relevo brasileiro segundo a classificação de Jurandyr Ross
  • Compreender o relevo brasileiro através de perfis topográficos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

737px-Europe_topography_map_en

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12 e 13/05/2011

ATENÇÃO: Temos deveres na página 57 para quinta-feira.

Europa – Aspectos físicos:    [apostila 2, pags. 58 a 65]

  1. Europa – clima
  2. Europa – relevo

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos climáticos e a influência da Corrente do Golfo neste continente. Entender os impactos do aquecimento global para a Europa
  • Conhecer as formas de relevo predominante no continente

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

Astecas - HISTORIA DO MUNDO

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09 e 13/05/2011

América Latina:   [apostila 2, págs. 52 a 59]

  1. Contrastes latino-americanos
  2. México – aspectos físicos
  3. Os primeiros mexicanos

OBJETIVO:

  • Entender, basicamente, as diferenças entre anglos e latino-americanos
  • Conhecer os principais dados sobre relevo e clima mexicanos
  • Compreender o processo de conquista e destruição cultural dos povos pré-colombianos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

---------------------------------------------------------------------------

estrutura_terra

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10 e 11/05/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade de mapa para terça-feira. Não será postergada a entrega pois a nota deverá entrar ainda neste trimestre. Por isso, não faltem. Iniciamos nesta semana a segunda apostila com o tema: Litosfera.

Litosfera e Evolução Geológica da Terra:   [apostila 2, pags. 2 a 6]

  1. Eras geológicas
  2. Estrutura interna da Terra
  3. Minerais e rochas

OBJETIVO:

  • Conhecer os grandes intervalos de tempo do planeta Terra com suas Eras e Períodos
  • Compreender as partes endógenas do planeta, como interagem entre si e seus reflexos na superfície
  • Conhecer os principais tipos de rochas e sua formação

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

fordismo-2

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11/05/2011

Espaço Urbano:   [apostila 1, pags. 2 a 14]

  1. História e expansão da indústria
  2. Multinacionais
  3. Tipos de indústrias e fatores locacionais
  4. Indústria no Brasil

OBJETIVO:

  • Compreender as principais características da revoluções industriais e os principais métodos produtivos (fordismo e toyotismo)
  • Entender a importância e os impactos da atuação das multinacionais no mundo
  • Entender as diversas tipologias industriais e os fatores que influenciam na localização industrial
  • Conhecer a origem da industrialização brasileira e seus principais parques industriais

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

pontos_extremos_Brasil

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 09 e 12/05/2011

Brasil – localização, relevo e energia:  [apostila 1 – frente 2 – págs. 57 a 70] 

  1. Dados cartográficos do Brasil
  2. Relevo brasileiro e suas classificações
  3. Fontes e produção energética brasileira

OBJETIVO:

  • Conhecer localização, pontos extremos e outros dados técnicos
  • Conhecer o relevo e sua disposição no território brasileiro
  • Conhecer as principais fontes energéticas e sua utilização no território brasileiro.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário