domingo, 12 de junho de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA………………PERÍODO: 13/06/2011 a 17/06/2011……………………………..

 

terremoto_grupo_2.gif

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 15, 16 e 17/06/2011

ATENÇÃO:  Nesta quarta-feira (15) será a entrega final da atividade dos fósseis, não esqueçam. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal. Também na sexta, não haverá a necessidade de trazer o Atlas.

A Força da Natureza:      [apostila 2, pags. 69 a 75]

  1. Agentes formadores de relevo – Agentes internos.

OBJETIVO:

  • Compreender a ação endógena da Terra na formação do relevo, como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. A entrega da atividade dos fósseis registrará nota para o trimestre.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

foto-gota-de-agua-2

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13, 14 e 17/06/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (dia 17) será a apresentação das bacias hidrográficas, no auditório. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal.

Águas Brasileiras:       [apostila 2, págs. 88 a 94]

  1. Importância dos rios
  2. Problemas relacionados a água

OBJETIVO:

  • Compreender a importância dos rios quanto ao consumo, irrigação, transportes, energia;
  • Conhecer o potencial hidraulico brasileiro;
  • Perceber os problemas relacionados à falta de água, como consumo excessivo, desperdício, poluição, assoreamento e falta de planejamento;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na sexta-feira se inicia o trabalho de apresentação sobre as bacias hidrográficas com avaliação dos alunos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7342620_racismo[1]

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16 e 17/06/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (17) segunda aula, será a continuação da apresentação dos países europeus, no auditório. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal.

Europa: economia e população     [apostila 2, págs. 76 a 81 ]

  1. Imigração
  2. Demografia européia
  3. Continuação da apresentação de trabalho sobre os países europeus

OBJETIVO:

  • Perceber os fatores que influenciam a entrada clandestina de imigrantes de diversos países em busca de oportunidades;
  • Conhecer os conceitos de racismo, xenofobismo e grupos étnicos predominantes;
  • Compreender os fatores socioeconômicos que influenciam no padrão de vida europeu;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na sexta-feira, segunda aula, será a finalização do trabalho de apresentação sobre os países europeus, com avaliação dos alunos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

economia-inca-milho2

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13 e 16/06/2011

 

América Central:    [apostila 2, págs. 76 a 79]

  1. Aspectos físicos
  2. Aspectos demográficos
  3. Aspectos econômicos

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais elementos físicos que compôe o subcontinente;
  • Entender a diversidade cultural centro-americana;
  • Conhecer as principais atividades econômicas da América Central;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

httpwww.bcps.orgofficeslismodelsForcesimages00njx2yk%5B1%5D.jpg

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 14 e 15/06/2011

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue na semana que vem de maquete e pesquisa. Os temas sugeridos e outros detalhes está postado no retorno da semana, abaixo deste planejamento.

Litosfera:    [apostila 2, págs. 17 a 23]

  1. Agentes endógenos de transformação de relevo;
  2. Agentes exógenos de transformação de relevo;

OBJETIVO:

  • Conhecer os processos de transformação interna do relevo terrestre como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;
  • Conhecer os processos de transformação externa do relevo terrestre como intemperismo, vento, água e ação biológica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Problema_Ambiental

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 15/06/2011

ATENÇÃO:  Temos atividade de apresentação no dia 15 (quarta) sobre os problemas urbanos. A atividade está postada no Retorno da Semana, abaixo do Planejamento Semanal. Caso a apresentação encerre antes do término da aula-faixa, continuaremos o assunto energia não-renovável: petróleo.

Economia e Infraestrutura - energia:    [apostila 2, págs. 3 a 4]

  1. Apresentação dos grupos sobre problemas ambientais;
  2. Energia não-renovável: petróleo (depende do tempo de apresentação dos grupos)

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características de cada problema urbano disponibilizado para os grupos de apresentação;
  • Conhecer a importância do petróleo no mundo, sua formação, derivados, etc.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Os alunos farão uma apresentação sobre problemas urbanos como: violência, mobilidade, infraestrutura, poluição, etc.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

vento

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:  13 e 16/06/2011

ATENÇÃO:  Temos atividade sobre questões geopolíticas para os dias 16 e 20 de junho.  A atividade está postada no Retorno da Semana, abaixo deste planejamento.

Clima:    [apostila 2, frente 1, págs. 48 a 49]

  1. Fatores climáticos
  2. Elementos climáticos

OBJETIVO:

  • Conhecer as características que proporcionam a diversidade climática em diversas regiões e compreender as características que auxiliam na classificação do clima
  • Entender diversos tipos de massas de ar e compreender a formação das precipitações como chuvas, neve e granizo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na quinta-feira iniciaremos os trabalhos de apresentação em grupos sobre temas geopolíticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário