domingo, 7 de agosto de 2011

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA…………………..…PERÍODO: 01/08/2011 a 05/08/2011……………………………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Terra – Planeta água – pags 93 e 99

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 11/08/2011. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram aplicados os exercícios da página 95. Ficaram para deveres a página 100.

Foram entregues: a prova mensal, efetuada na primeira semana de julho, e a prova de recuperação do primeiro trimestre aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Nesta semana o assunto foi os movimentos marítimos, como as ondas (movimentos produzidos pelos ventos); as marés (provocados pela força gravitacional da Lua e do Sol) e as correntes marítimas australia-waves-081005(movimento provocado pela rotação terrestre, relevo submarino, congelamento da água nos pólos, pelos ventos).

Os ventos são a força de origem das ondas

Avaliamos a importância dos oceanos como meio de comunicação e transporte, bem como a extração de sal, petróleo, entre outros.

Finalizamos com o ciclo da água, e as diversas fases em que ela passa dentro do circuito terrestre, como a evaporação (gasoso), formação de nuvens, precipitação (líquido) de chuva, neve ou gelo, congelamento (polos ou nas altas montanhas), infiltração  no solo (lençóis ou aquíferos), ou deslocamento para rios, lagos, mares ou oceanos.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Agropecuária no Brasil – pags. 115 a 122

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 09/08/2011 – terça-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram aplicados os exercícios das páginas 115, 116 e 118.

Foram entregues: a prova mensal – aplicada na primeira semana de julho – e a prova de recuperação do primeiro trimestre aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Trabalhamos o conceito de agronegócio – que é a cadeia produtiva da agricultura, pois além da produção em si, agribiztechnologytemos a comercialização de insumos (sementes, agrotóxicos, fertilizantes), maquinário em geral, o trabalho humano, o transporte (interno, externo) com veículos, portos, rodovias e ferrovias, a transformação industrial e a distribuição no atacado ou varejo.

O agronegócio envolve toda a cadeia produtiva agrícola, como pesquisa, industrialização, maquinários, entre outros.

A questão dos principais produtos agrícolas serem de outros lugares, continentes e a necessidades específicas como solos e clima para se desenvolverem.

Por último, deixamos algumas questões a serem respondidas para cada produto agrícola disponibilizado na apostila, onde os alunos deveriam buscar as respostas, claro, se a mesma a possuísse. Entre as perguntas: principais regiões brasileiras do cultivo, se o produto era para o mercado interno ou externo; posição brasileira na produção; tipo de solo ou clima preferencial, etc. Os produtos agricolas eram: soja, cana-de-açúcar, café, feijão e milho.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Ásia: berço de culturas milenares – pags. 108 a 112

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 12/08/2011 – sexta-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram aplicados os exercícios das páginas 110, 111 e 112.

Foram entregues as seguintes atividades: Trabalho Mapa da Europa, aplicado na terceira semana de junho, Prova Mensal, aplicada na primeira semana de julho e Prova de Recuperação do primeiro trimestre, aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Iniciamos o tema Ásia com um comentário das grandes civilizações como a chinesa e a hindu, bem como os remanescentes da Mesopotâmia. Procuramos evidenciar a importância que o comércio entre Ásia e Europa proporcionou para a expansão desta última para todos os continentes, pois a ânsia de comércio e busca de especiarias e riquezas impulsionou as grandes navegações. muraille-chineNa apostila é demonstrada o avanço cultural e tecnológico dos chineses perante as então tribos européias.

Enquanto os europeus viviam em tribos, a civilização chinesa construia maravilhas como esta Muralha

Finalizamos com as regiões da Ásia como o Oriente Médio, Ásia Central, Ásia Meridional, Extremo Oriente e Sudeste Asiático.

Na última aula, com o apoio da coordenadora Chris, atualizamos o espelho de classe, buscando novas alternativas para melhorar o desempenho da turma. Infelizmente, nem sempre conseguimos satisfazer todos.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: o continente redescoberto – pags 120 a 125

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 15/08/2011 – segunda-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram aplicados os exercícios das páginas 121, 124 e 125.

Foram entregues: a prova mensal, efetuada na primeira semana de julho, e a prova de recuperação do primeiro trimestre aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Para esta terceiro apostila temos o tema África, um continente que se apresenta com diversos problemas socioeconômicos que acabam sendo as principais notícias vindas desta terra. Tentamos demonstrar que o continente africano já foi sede de grandes reinos como o de Mali e de civilizações importantes como o Egito. images

 

A África também possuiu outras civilizações desenvolvidas, além da já conhecida egípcia.

 

Trabalhamos a localização do continente e os principais grupamentos montanhosos. Aproveitamos para enfatizar a semelhança do relevo africano com o brasileiro, com predomínio de planaltos e bacias sedimentares, para isso utilizamos um desenho da Pangéia e a conexão entre os dois territórios.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Dinâmica da Natureza: Hidrosfera – págs 1 a 4.

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 10/08/2011 – quarta-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram entregues as seguintes atividades: Prova Mensal, aplicada na primeira semana de julho; trabalho de consulta, aplicada na primeira semana de julho e prova de recuperação do primeiro trimestre, aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Iniciamos o tema hidrosfera com a distribuição da água no planeta, mais de 70% da sua superfície. Que podemos dividir em águas oceânicas e continentais. Aproveitamos para mostrar gráfico sobre a distribuição de água salgada (97%) e doce (3%). Que destes 3% de água doce, 70% está concentrada nos polos, 29% nos aquíferos. lençois freátivos e apenas 1% está disponível em rios e lagos.

Apresentamos o ciclo da água e discutimos a relação consumo e disponibilidade. Procuramos evidenciar que água é praticamente a mesma no planeta, que sua formação data do esfriamento da Terra (existe uma nova teoria que acredita que 30% desta água origina-se da colisão de um meteoro com o planeta).

Por último, encerramos com o questionamento: “a água potavel irá acabar?”. Neste caso, procurei demostrar que a poluição, contaminação e assoreamento afetam a distribuição local de água, mas como o ciclo da água também funciona como um filtro planetário, não podermos ser tão radicais.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2–Economia e Infraestrutura:Transportes/comércio – pags. 21 a 41

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 10/08/2011 – quarta-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foi entregue a prova mensal aplicada na primeira semana de julho.

Os diversos tipos de transportes e o comércio foram os temas da aula da semana. Avaliamos as principais tipos de transportes, vantagens e desvantagens, países de ocorrência e suas presenças no Brasil. Os tipos de transportes trabalhados foram: ferroviário, rodoviário, hidroviário, aéreo e tubular.

Comércio também foi outro tema, como o externo, balança comercial (diferença de exportações e importações) superávitária ou deficitária; a Divisão Internacional do Trabalho (anterior e atual). Organização Mundial do Comércio e sua jurisdição com os países; protecionismo, subsídios (utilizamos casos reais de disputa entre o Brasil e os EUA, como no caso do algodão, e Brasil e Canadá, no caso entre a Embraer e a Bombardier – construtoras da aviação). Comentamos sobre os principais produtos de exportação brasileira, conceitos de PIB e PNB.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 1 – Águas – pags. 55 a 59

ATENÇÃO: Prova trimestral no dia 11/08/2011 – quinta-feira. Os assuntos e as páginas já foram postados no planejamento da primeira semana de agosto.

Foram entregues: a prova mensal, efetuada na primeira semana de julho, e a prova de recuperação do primeiro trimestre aplicada a todos alunos, contudo, para aqueles que obtiveram nota acima de 6,5 no primeiro trimestre, receberam uma pontuação para a média do trimestre atual, baseada na nota desta prova.

Água foi o tema da semana, com a caracterização dos recursos hídricos no planeta, ciclo da água, sua divisão entre oceânicos e continentais, importância dos oceanos, movimentos oceânicos, características dos oceanos, relevo submarino, mares e suas subdivisões.

Até a próxima blogagem…..

Nenhum comentário:

Postar um comentário