SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 14/03 e 16/03/2012
ATENÇÃO: Ficou pendente, para esta quarta-feira, o exercício dos níveis ou dimensões geográficas (endereço no universo) círculos da página 17.
Lugar e Espaço Geográfico: [Apostila 1, páginas 18 a 23]
Espaço Geográfico – Orientação [Apostila 1, páginas 24 a 27]
- Conceito de Espaço Geográfico;
- O que é orientação?
OBJETIVOS:
- Conceituar espaço geográfico;
- Concluir que a noção de orientação é essencial para a compreensão dos fenômenos geográficos na superfície terrestre;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 12/03 e 14/03/2012
ATENÇÃO: Temos um exercício de gráfico (linhas) para concluir.
- O crescimento demográfico;
- Estrutura da população por idade e sexo;
OBJETIVOS:
- Conceituar crescimento natural;
- Refletir sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população;
- Comparar o crescimento da população brasileira em diferentes épocas;
- Interpretar pirâmides etárias;
- Conceituar urbanização;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 12/03 e 16/03/2012
ATENÇÃO: Temos exercícios na página 38 e 39. A questão 2 tem o tema Antártida que pode ser encontrada nas páginas 26 a 30.
- Paisagens naturais;
OBJETIVOS:
- Reconhecer as principais paisagens naturais da Terra;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios. Para o tema sobre os climas terrestres, vamos dividir a sala e apresentar questões para que os alunos respondam individualmente e apresentem para os demais colegas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 14/03/2012
ATENÇÃO: Nesta quarta-feira deve ser entregue o resumo sobre a União Europeia (máximo duas folhas) com informações sobre o tipo de bloco, países membros, importância para os países a formação de um bloco econômico, vantagens e desvantagens (pode ser específico de um país de sua escolha).
- Considerações sobre a União Europeia – resumo alunos;
- Introdução a Revolução Industrial;
- Imperialismo da Europa Ocidental;
- A Europa Ocidental diante da hegemonia dos Estados Unidos;
- Urbanização e População;
- Baixas Taxas de Crescimento Demográfico e de Mortalidade Infantil
OBJETIVOS:
- Reconhecer que ocorreram grandes modificações na Europa Ocidental na segunda metade do século XIX, a partir da Revolução Industrial;
- Identificar aspectos socioeconômicos e demográficos da Europa Ocidental;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos. Será recolhido o resumo dos alunos sobre a União Europeia para avaliação.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 12/03 e 16/03/2012
ATENÇÃO: Os alunos devem trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1.
- Forma e Movimento da Terra;
- Coordenadas Geográficas;
- Fusos Horários
OBJETIVOS:
- Compreender que a forma e os movimentos auferidos pelo planeta impactam na formação de diferentes zonas climáticas e na distribuição irregular da energia do Sol.
- Entender o sistema de localização global;
- Conhecer o sistema de horário mundial;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 15/03/2012
ATENÇÃO: Os alunos devem trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1.
- Forma e Movimento da Terra;
- Coordenadas Geográficas;
- Fusos Horários
OBJETIVOS:
- Compreender que a forma e os movimentos auferidos pelo planeta impactam na formação de diferentes zonas climáticas e na distribuição irregular da energia do Sol.
- Entender o sistema de localização global;
- Conhecer o sistema de horário mundial;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….
Nenhum comentário:
Postar um comentário