domingo, 13 de maio de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL – PERÍODO: 14 a 18/05/2012

 

fusos

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16 e 18/05/201

Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar

Entrega: 23 ou 25 de maio;

Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo)

Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar.

Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções).

Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas;

Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica.

 

A Terra – Forma e Movimentos:      [Apostila 2, páginas 21 a 28]

  1. Os movimentos da Terra;

OBJETIVOS:

  • Descrever os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Explicar a relação do movimento de rotação com os fusos horários e os fusos horários brasileiros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14 e 16/05/2012

ATENÇÃO: Temos deveres para segunda: Principais produtos agrícolas (apostila 2, páginas 23 a 26). Registrar no caderno duas características dos produtos agrícolas destacados na apostila.

O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Agricultura e Pecuária:      [Apostila 2, páginas 27 a 32]

  1. A pecuária;
  2. Estrutura fundiária e reforma agrária;

 

OBJETIVOS:

  • Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil e as criações de destaque na pecuária brasileira;
  • Caracterizar a estrutura fundiária brasileira e identificar os problemas a ela relacionados;
  • Conceituar reforma agrária;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


mexicomap

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14 e 18/05/2012

O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

 

 

México:       [Apostila 2, páginas 24 a 33]

  1. População;
  2. Lutas camponesas e reforma agrária;

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características populacionais do México;
  • Reconhecer as lutas camponesas e seus reflexos nos dias de hoje;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


wel-sar

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16/05/2012

 

Iugoslávia:        [Apostila 2 páginas 26 a 36]

  1. Vídeo “Welcome to Sarajevo”

OBJETIVOS:

  • Complementar as aulas sobre a Iugoslávia;

METODOLOGIA:

Vídeo-aula.

AVALIAÇÃO:

Após os alunos assistirem partes do filme “Welcome to Sarajevo” os mesmos deverão produzir um ensaio sobre o que assistiram focando nas questões discutidas anteriormente em sala.

 


india_tajmahal_2003_06_252

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 14 e 18/05/2012

 

Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]

  1. África do Sul;
  2. América Latina;
  3. Índia e China;

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


china

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 17/05/2012

 

Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]

  1. África do Sul;
  2. América Latina;
  3. Índia e China;

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

2 comentários:

  1. Prof Edson gostaria de saber seu e-mail, para poder enviar meu trabalho de geografia.

    ResponderExcluir
  2. Maria, que tal olhar no alto do blog?

    ResponderExcluir