SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 16 e 18/05/201
Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar Entrega: 23 ou 25 de maio; Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo) Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar. Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções). Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas; Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica. |
A Terra – Forma e Movimentos: [Apostila 2, páginas 21 a 28]
- Os movimentos da Terra;
OBJETIVOS:
- Descrever os movimentos de rotação e translação da Terra;
- Explicar a relação do movimento de rotação com os fusos horários e os fusos horários brasileiros;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 14 e 16/05/2012
ATENÇÃO: Temos deveres para segunda: Principais produtos agrícolas (apostila 2, páginas 23 a 26). Registrar no caderno duas características dos produtos agrícolas destacados na apostila.
O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.
TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS ENTREGA: 28 E 30/05/2012; GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show; É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado. RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito. O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto; TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):
|
Agricultura e Pecuária: [Apostila 2, páginas 27 a 32]
- A pecuária;
- Estrutura fundiária e reforma agrária;
OBJETIVOS:
- Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil e as criações de destaque na pecuária brasileira;
- Caracterizar a estrutura fundiária brasileira e identificar os problemas a ela relacionados;
- Conceituar reforma agrária;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 14 e 18/05/2012
O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.
TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO ENTREGA: 01/06/2012 GRUPOS: Individual, dupla ou trio; ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios). TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):
|
México: [Apostila 2, páginas 24 a 33]
- População;
- Lutas camponesas e reforma agrária;
OBJETIVOS:
- Conhecer as características populacionais do México;
- Reconhecer as lutas camponesas e seus reflexos nos dias de hoje;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 16/05/2012
Iugoslávia: [Apostila 2 páginas 26 a 36]
- Vídeo “Welcome to Sarajevo”
OBJETIVOS:
- Complementar as aulas sobre a Iugoslávia;
METODOLOGIA:
Vídeo-aula.
AVALIAÇÃO:
Após os alunos assistirem partes do filme “Welcome to Sarajevo” os mesmos deverão produzir um ensaio sobre o que assistiram focando nas questões discutidas anteriormente em sala.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311
PERÍODO: 14 e 18/05/2012
Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]
- África do Sul;
- América Latina;
- Índia e China;
OBJETIVOS:
- Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313
PERÍODO: 17/05/2012
Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]
- África do Sul;
- América Latina;
- Índia e China;
OBJETIVOS:
- Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.
ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….
Prof Edson gostaria de saber seu e-mail, para poder enviar meu trabalho de geografia.
ResponderExcluirMaria, que tal olhar no alto do blog?
ResponderExcluir