domingo, 27 de maio de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 28/05 a 01/06/2012

 

es0103_p8_earth_system

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/05 e 01/06/2012

 

A Superfície da Terra:       [Apostila  2, páginas 32 a 40]

  1. O que é a superfície da Terra?
  2. O interior da Terra;
  3. A Terra: um planeta em constante mudança;

OBJETIVOS:

  • Caracterizar a superfície terrestre e reconhecer que ela é constituída de camadas;
  • Identificar as relações existentes entre a biosfera, a atmosfera e a hidrosfera;
  • Caracterizar o interior da Terra;
  • Definir e diferenciar placas tectônicas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


rkuf

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28 e 30/05/2012

ATENÇÃO: Segunda-feira inicia-se a apresentação dos trabalhos sobre as indústrias alimentícias;

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Urbanização:      [Apostila 2, páginas 42 a 44]

  1. Apresentação dos grupos sobre indústrias alimentícias;
  2. Regiões metropolitanas

OBJETIVOS:

  • Associar urbanização e metropolização;
  • Identificar as principais regiões metropolitanas do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


America Central Insular

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/05 e 01/06/2012

ATENÇÃO: Para entrega do trabalho sobre México/NAFTA;

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

 

América Central:      [Apostila 2, páginas 40 a 47]

  1. Canal do Panamá;
  2. América Central Insular;

OBJETIVOS:

  • Conhecer o funcionamento do Canal do Panamá e seus desdobramentos como área estratégica para os EUA;
  • Identificar aspectos históricos e econômicos dos países da América Central Insular;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


sodruzhestvo-nezavisimyx-gosudarstv_3

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/05/2012

 

CEI – Aspectos Gerais:    [Apostila 2, páginas 46 a 53]

  1. Do império russo à União Soviética;
  2. Revolução de 1917;
  3. A Perestroika e o fim da União Soviética;
  4. Perspectivas atuais;

OBJETIVOS:

  • Identificar como se deu o nascimento da CEI – Comunidade de Estados Independentes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, apresentação dos alunos em grupos sobre o tema e aplicação de exercícios.

 

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o desempenho dos alunos na apresentação do tema.

 


Communist_Poster

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 28/05 e 01/06/2012

ATENÇÃO: Para o início das apresentações dos grupos;

                         TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 01 e 04/06/2012 ---- Turma 311

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Antigo Segundo Mundo:    [Apostila 2, páginas 9 a 13]

  1. O que são “economias de transição”;
  2. Inicio das apresentações sobre desigualdades nos países do Sul;

 

OBJETIVOS:

  • Conceituar “economias de transição”;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada  e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


33777293_1

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 31/05/2012

ATENÇÃO: Para as apresentações dos grupos;

                                TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 31/05/2012 ---- Turma 313

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Apresentação de Trabalho: [Apostila 1]

  1. Apresentações sobre desigualdades nos países do Sul;

 

METODOLOGIA:

Aula de apresentação dos alunos sobre as desigualdades sociais nos países do Sul. Utilização de diversos recursos de acordo com os grupos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a apresentação dos alunos, o conhecimento e dominio sobre os assuntos tratados, bem como o atendimento das solicitações;

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

Nenhum comentário:

Postar um comentário