sexta-feira, 8 de junho de 2012

RETORNO DA SEMANA_-_PERÍODO: 04 a 06/06/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Superfície da Terra – pags 38 a 41 

 

Foram corrigidos os exercícios das páginas 37 a 38.

Os temas de quarta-feira foram os tsunamis e as placas tectônicas. Procuramos evidenciar o mecanismo de formação do tsunami, que através de abalos sísmicos no fundo oceânico cria uma sequência de ondas que podem viajar até 800 km/h. tsunami-formation

 

Formação do Tsunami.

 

A intensa liberação de energia de um terremoto em um fundo oceânico, cria uma sequência de ondas, que podem viajar até 800 km/h;

 

Apesar que não apresentar elevações consideráveis no meio oceânico, sua proximidade com o litoral (redução da distância entre o leito e  alinha média do mar) ocasiona ondas gigantes que podem alcançar até 12 metros de altura e correntezas de até 40 km/h após arrebentar. tsunami

A onda chegando perto da costa se eleva devido a redução da profundidade.

Dentro deste assunto, comentamos a participação das placas tectônicas na formação dos tsunamis. Procuramos mostrar que o planeta tem uma crosta fraturada em grandes placas e que o deslocamento delas, por força da atuação do material magmático, criam montanhas, vulcões, abalos sísmicos, tsunamis e falhas.

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Falha de San Andreas

Marca o encontro a Placa do Pacífico com a Placa Norte-americana. As duas placas “escorregam”, isto é, deslizam no sentido noroeste (Placa do Pacífico) e sudeste (placa Norte-americana).

A Falha de San Andreas passa próxima a uma importante zona urbana, capitaneada pela cidade de São Francisco. Um terremoto de grandes proporções poderia gerar destruição e inúmeras mortes.

 

 

As placas tectônicas apresentam três tipos de movimentos: placas que se chocam (convergentes), placas que se separam (divergentes) e placas que “escorregam” (transformantes);

 Placas


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Urbanização – pags. 43 a 50 

 

Trabalhamos o conceito de metropolização (concentração demográfica nas metrópoles), regiões metropolitanas (conjunto de municípios contíguos, integrados) do Brasil utilizando uma tabela disponível na apostila. 1297710325727Mapa UnimedGF_novo

 

Grande Florianópolis

As principais cidades desta região metropolitana são: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, contudo, existem outros 18 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.

 

Compartilhamos os conceitos de conurbação (junção ou encontro de cidades vizinhas); hierarquia das cidades, com a subordinação entre elas; o conceito de cidade no Brasil (toda a sede de município); categorias de cidades no país (pequenas, médias, grandes e metrópoles). A  classificação das cidades, de acordo com o IBGE como metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro), metrópoles nacionais (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília) e centros regionais (São Luiz, Maceió, João Pessoa e outras 65 cidades).

Na quarta-feira os alunos deveriam trazer no caderno uma reportagem ou pesquisa sobre um problema urbano. Os problemas retornados pelos alunos foram:  poluição (atmosférica, sonora, visual); saneamento básico; falta de infraestrutura; mobilidade, violência, lixo e favelização. Aproveitamos para trabalhar estes problemas, principalmente a questão da mobilidade na Grande Florianópolis que foi agravada com a recente greve de ônibus.

 

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A mobilidade na Grande Florianópolis (principalmente na ilha) é um dos grandes desafios para as futuras administrações públicas

 

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – América Central  – pags. 44 a 47

ATENÇÃO: Na segunda-feira iniciaremos as apresentações dos tópicos sobre Cuba.

Na segunda-feira os alunos formaram grupos para prepararem tópicos que consideram importantes sobre Cuba.

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – CEI: Aspectos Gerais – pags 48 a 53

Finalizamos as apresentações dos grupos sobre a trajetória russa – da formação do Império até os dias atuais na CEI.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

Na segunda-feira os últimos grupos apresentaram a as questões sociais dos países do Sul. Ficou pendente apenas um grupo. 

 

Até a próxima “blogagem”…

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