domingo, 4 de julho de 2010

RETORNO DA SEMANA - ULTIMOS DIAS DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Nesta semana, em virtude do desfile das Olimpíadas do CEB, dedicamos um tempo maior para os preparativos, pois havia algumas pendências em relação ao grito de guerra, ao nome do mascote, nossa faixa de apresentação, em suma, praticamente tudo. Montamos uma equipe de trabalho que se reuniu na sexta-feira para as finalizações, aproveitando a liberação de alguns professores.

Houve a resolução dos exercícios das páginas 72 e 73 ficando pendentes as páginas 74 e 75.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Finalização do tema agentes externos - a atuação do homem no meio - onde os alunos puderam comprovar que o ser humano é um agente importante na modelação do relevo, quando constrói barragens, túneis, pratica atividades agrícolas e extrai riquezas minerais, entre outros.

Houve a resolução dos exercícios das páginas 81, 82 e 83. Foi solicitada como atividade extra-classe a resolução dos exercícios da página 80 e 82 (numero 3).

Na sexta-feira não houve aula com a turma devido a liberação para o jogo da Seleção Brasileira.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Em virtude do jogo da Seleção "desequilibrada" Brasileira, não houve aula na sexta-feira de manhã, dia de nosso encontro.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Nesta semana houve as apresentações dos problemas urbanos, com os temas: poluição, enchentes, trabalho, metropolização. Em virtude de alguns problemas técnicos apresentados por algumas equipes, a continuação da atividade ficou para a próxima quarta-feira, dia 07/07/2010.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Iniciamos a apostila 2 com o tema clima, onde foram apresentados as diferenças entre tempo (ação momentânea dos fenômenos atmosféricos) e clima (sustentabilidade de fenômenos atmosféricos repetitivos que caracterizam determinada região). Foi discutida a ação antrópica como influenciador da mudança climática. A despeito da atuação do homem como agente modificador da natureza, deve haver reservas em relação a sua influência na mudança climática, pois a modificação do clima no planeta exige diversos fatores atuando juntos e não somente o efeito estufa.

Foi apresentado os fatores climáticos como a latitude (a medida que saímos da região equatorial e nos dirigimos para um dos polos, temos uma inclinação dos raios solares que incidem em uma temperatura mais fria); a altitude (para cada 100 metros de altitude temos a diminuição de 0,6 graus de temperatura, isso se deve a maior concentração de gases pesados na superfície, além da atuação dos raios solares em que parte deles aquecem a Terra e outra parte acaba sendo refletida para a atmosfera tendo maior intensidade na superfície); a atuação das massas de ar (porções da atmosfera com propriedades em comum que se deslocam influenciando o clima no planeta, em especial atenção foi discutida a presença de massas de ar frias que atuam com maior frequência no inverno, estação que estamos atualmente); por último, continentalidade e maritimidade (sabemos que a rocha, leia-se continentes, tem um calor específico em relação aos oceanos, pois esquenta e esfria rapidamente, enquanto os oceanos apresentam um tempo mais lento para o aquecimento e esfriamento, isto influenciará no clima de regiões costeiras e do interior dos continentes.

Na sexta-feira não houve aula em virtude do jogo da Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário