sexta-feira, 25 de junho de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA -- PERÍODO: 28.06.2010 À 02.07.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO:  28 e 29.06.2010

184

ATENÇÃO: Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, possivelmente não haverá aula no dia 28.06.2010. 

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 05.07.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

acge0805

Forças Externas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 30.06 e 02.07.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 30.06.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

20050530_-_Paisagens_-_Ryyck

Agentes Externos de Modelação do Relevo;

  • Ação biológica.
  • Ação antrópica.

Formas da Superfície Terrestre

  • Montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos externos de modelação do relevo (ação biológica, principalmente o homem). Conhecer as feições da superfície terrestre.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 02.07.2010

ATENÇÃO:  Alguns alunos ainda estão devendo um resumo da aula para entrega nesta semana.

image004

Solos

  • Origem;
  • Horizontes;
  • Classificação;
  • Cor;
  • Fertilidade

Objetivo:

Compreender os mecanismos de formação de solo, sua constituição e características.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios. Em virtude da finalização da apostila, serão a iniciados os testes gerais.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 30.06.2010

ATENÇÃO: As apresentações sobre os problemas urbanos será nesta semana no auditório. Não esquecer do relatório que deve ser entregue.

Caso haja problemas nas apresentações, fica definido o planejamento abaixo:

berlim5

Mundo Bipolar

  • Socialismo
  • Origens da Guerra Fria
  • Descolonização

Objetivo:

Conhecer a dinâmica do socialismo, o cenário  geopolítico que precipitou a Guerra Fria e a disputa pelo controle ideológico do mundo descolonizado.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários, estacionamentos.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades, características, etc.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 30.06.2010 e 02.07.2010

ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a apostila 2 de Geografia, também poderemos começar as apresentações dos exercícios da frente 2. Os alunos interessados devem comunicar ao professor no início da aula.

clima1

Clima

  • Conceito de clima e Tempo;
  • Fatores climáticos (altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, vegetação, relevo;
  • Elementos climáticos (temperatura, umidade, vento, precipitações)

Objetivo:

Compreender a dinâmica climática e seus fatores influenciadores no planeta.

Metodologia:

Aula expositiva. Havendo vaga no auditório, será utilizado apresentação em data show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário