segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 20/09/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PÁGINAS 117, 118, 119 e 120.

ATENÇÃO: Foi orientado para os alunos a atividade de acompanhamento do tempo atmosférico durante a semana. Os alunos poderão iniciar hoje ou na terça-feira. Segue abaixo a atividade em detalhes.

Nesta segunda-feira iniciamos a aula com a explicação da atividade já descrita em vermelho para que os alunos possam observar e acompanhar as mudanças no tempo durante uma semana. Muitas vezes estamos tão acostumados no dia-a-dia que não reparamos nos detalhes atmosféricos que nos rodeiam. Ao observar, o aluno transfere o seu conhecimento prévio sobre o assunto e faz associações com as aulas vistas.

Os temas específicos tratados hoje foram: a temperatura atmosférica: Foi explicado para os alunos que o sol irradia energia em direção à Terra, ocorrendo três fatores, reflexão, absorção e irradiação. Uma parte da radiação solar é refletida pela atmosfera, calotas polares e superficie terrestre para o espaço, outra parte considerável é absorvida pela própria atmosfera e uma pequena parte chega a superfície terrestre (absorção) que irradia novamente essa energia, ficando aprisionada na atmosfera (efeito estufa). Lembrando que o efeito estufa é natural e benéfico para os seres vivos, infelizmente o homem está potencializando este fenômeno.

Vimos temperatura máxima, mínima, média (no caso da semana para atender a atividade proposta) e amplitude térmica: Que é a tempertura máxima menos a temperatura mínima (no caso da atividade vimos a diária). Quanto maior o resultado da amplitude térmica, maior são as mudanças bruscas de temperatura.

Foram feitos as atividades da página 119.

image

SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE

 

Condiçóes do Ceu Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
Ensolarado              
Sol e Nuvens              
Nublado              
Chuvisco              
Chuva Forte              
Temporal com Granizo              
Temperatura Mínima              
Temperatura Máxima              
Amplitude Térmica              
Média Semanal              

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA–PÁGINAS- 9,10.

ATENÇÃO: Aguardei até as cinco horas desta segunda-feira (20) o envio ou entrega das questões sobre a “Distribuição Política da Água”. Mesmo sendo 6 (seis) questões de um texto, num período de uma semana, tivemos alunos que não entregaram ou usaram a desculpa (hoje) que não conseguem achar as respostas. Lamento por estes alunos, já começaram com um zero no terceiro trimestre.

Continuamos a correção dos exercícios da página 09 com as questões sobre a dessalinização (a dessalinização não quer dizer apenas retirar o sal, pode-se limpar a água de esgoto, como exemplo). Foi explicado que existem diversas formar de retirar o sal dos oceanos para consumo humano, mas que invariavelmente gastam uma energia considerável, aumentando os custos. A evaporação-condensação, o congelamento e a pressão em níveis moleculares são alguns exemplos deste procedimento.

Outro assunto que entrou em pauta foram as águas continentais. Foi lembrado novamente que água potavel representa apenas 2,5% da hidrosfera, sendo que 80% desta estão em forma de gelo nos polos.

Outro assunto que chamou a atenção dos alunos é o consumo de água potável. Setenta por cento concentra-se na agricultura (irrigação e a própria chuva), 20% na indústria e apenas 10% no consumo doméstico.

Uma Errata: Foi informado que a Coca-cola utiliza 10 litros de água para cada litro de refrigerante, levando em consideração a limpeza de garrafas entre outros procedimentos. Houve um exagero por parte do professor. Atualmente a Coca-cola utiliza dois litros de água para cada litro de refrigerante.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – FRENTE 1 (Urbanização – conceitos gerais) e FRENTE 2 (Urbanização no Brasil)

ATENÇÃO: Segunda-feira, dia 27, teremos as apresentações sobre o tema hidrosfera. Caso o grupo venha a utilizar o power point, por favor testar o arquivo com o Fábio (Bill) da informática, para evitar que vídeos e apresentação não abram no momento do grupo. Temos apenas este dia para utilizar, não desperdicem!

Hoje utilizamos o auditório para a aula sobre Urbanização. Foi explicado que as cidades somente surgem quando existe um excedente alimentar que possibilita determinados membros da sociedade se ocuparem com outros afazeres como comércio, religião, militar entre outros.

Alguns conceitos que entraram em pauta foram: Mega Cidade (cidades com mais de 10 milhões de habitantes, São Paulo como exemplo), Cidades Globais (que exercem influência no mundo, como Nova York e Londres); Metrópoles (cidades com mais de 1 milhão de habitantes), Megalópoles (conurbação de duas ou mais metrópoles, como BosWash, SanSan e Tókio-Osaka), Região metropolitana (conurbação-junção de duas ou mais cidades), Periferia e a questão do Centro das grandes cidades, locais de intensa poluição, violência (presença de cracolândias), barulho, que impulsionam a classe média a buscar os arredores das cidades (subúrbio ou periferia) vivendo em condomínios fechados. Outros fatores foram os problemas urbanos como a falta de infra-estrutura nos países subdesenvolvidos, a questão do loteamentos irregulares e a especulação imobiliária, mobilidade (temos um exemplo prático em Florianópolis), entre outros.

As hierarquias urbanas no Brasil foram lembradas: Metrópoles Globais (SP e RJ), Nacionais, Regionais, Centros Regionais e Sub-centros regionais.

 image

Nenhum comentário:

Postar um comentário