sexta-feira, 15 de outubro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ……….PERÍODO: 18/10/2010 até 22/10/2010….….

 

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 18 e 22/10/2010

ATENÇÃO: Na segunda teremos a correção dos exercícios das páginas 135, 136, 137 e 140. Isto também vale para os alunos que se ausentaram na segunda (11/10).

 ATMOSFERA-FATORES-DO-CLIMA-E-DOMINIOS-CLIMATICOS-2

ATMOSFERA: Precipitações Atmosféricas – pags. 141 a 146

  1. Chuvas (orográficas, frontais e convectivas);
  2. Granizo;
  3. Chuvas Ácidas;
  4. Neve;
  5. Aplicação de exercício preparatório para a prova atmosfera;

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos de precipitações atmosféricas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 19 e 22/10/2010

   tufao_bruney

ATMOSFERA: Ventos, Umidade do Ar e Precipitações – pags. 135 a 146

  1. Ventos (alta e baixa pressão, tornados, [furacões-tufões] e ciclones;
  2. Umidade do Ar (formação e tipos de nuvens)
  3. Precipitações (chuvas, granizo, neve)

OBJETIVO:

  • Compreender o movimento atmosférico;
  • Entender a formação das nuvens e suas classificações;
  • Conhecer as diversos tipos de precipitações atmosféricas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 18 e 22/10/2010

 mapas das bacias hidrografica do brasil

HIDROSFERA: Bacias Hidrográficas – pags 14 a 20 

  1. Conceito de bacia hidrográfica;
  2. Bacias hidrográficas brasileiras;
  3. Energia hidráulica;
  4. Exercícios;

OBJETIVO:

  • Entender o sistema de drenagem de uma região;
  • Conhecer as principais bacias hidráficas do Brasil;
  • Compreender o funcionamento de uma usina hidrelétrica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogado com apoio de data show e aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10/09/2010

 energia1

ENERGIA: Fontes Energéticas Renováveis – pags. 9 a 20

  1. Energia hidrelétrica;
  2. Eólica;
  3. Solar;
  4. Geotérmica;
  5. Marés;
  6. Biomassa;

OBJETIVO:

Conhecer as principais alternativas de energia no mundo. Compreender a importância destas fontes energéticas para a substituição das energias clássicas. Analisar as vantagens e desvantagens das renováveis.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10/09/2010

ATENÇÃO: Não esqueçam de trazer a apostila 3. Nesta segunda-feira à tarde teremos um aulão sobre Santa Catarina, com horário a definir; conto com a presença de todos.

 dia-300x300

APOSTILA 3: Frente 1 = População – pags.53 a 57

  1. Teorias populacionais (Malthus, Neomalthusianas e Reformista);
  2. Crescimento demográfico (populoso-povoado; absoluta e relativa);
  3. Estrutura populacional (pirâmides e faixas etárias);
  4. Migrações;

OBJETIVO:

  • Conhecer as diversas teorias sobre o aumento populacional;
  • Compreender os diversos fatores associados à demografia;
  • Aprender a interpretar as pirâmides etárias e os impactos relacionados ao predomínio de faixas etárias em um país.
  • Analisar as causas que incidem nas migrações internas e externas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário