quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RETORNO DA SEGUNDA/TERÇA: 18 e 19/10/10

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – págs.. 141 a 146

Nesta segunda finalizamos as noções básicas sobre atmosfera com o tema precipitações, onde destacamos a chuva, granizo e neve. Um problema percebido na apostila foi a questão da geada, na qual se afirmava que a mesma era uma precipitação. Bem, como o próprio nome diz, precipitações deveriam originar-se da atmosfera, o que ocorre é que a geada se forma na superfície (apesar de necessitar de uma camada de ar). Para ocorrer a geada é necessário que uma superfície (vegetação, automóveis, telhados, entre outros) estejam com uma temperatura igual ou próxima de zero grau. Ao entrar em contato com o ar atmosférico ao redor, imediatamente o vapor agrega na superfície em forma de gelo (um bom exemplo seria a lata de um refrigerante retirado de um freezer que rapidamente forma uma camada branca ao seu redor, devido a lata estar numa temperatura próxima de zero).

planta-em-geada

Discutimos sobre o granizo que é formado quando a temperatura na nuvem está próxima do zero, apesar de não haver uma grande diferença, podemos separar chuva de pedra do granizo, pois este último apresenta uma forma parecida como uma “cebola” devido as correntes de convecção dentro da nuvem que impulsionam o granizo para cima e para baixo, onde acumula mais umidade em sua superfície. Foi explicado que as moléculas de água precisam agregar-se a uma poeira ou qualquer superfície “flutuante” para formar a gota da chuva. Quanto a neve, resultado de um processo de sublimação, passagem do estado gasoso (vapor de água) para o sólido (flocos de neve) sem passar pelo estado líquido.

Foram deixados exercícios das páginas 144, 145 e 146.

Para sexta-feira deixaremos um exercício preparatório para prova, onde os alunos deverão entregar valendo nota e da qual se utilizará algumas perguntas na avaliação.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – págs..134 a 146.

Nosso encontro com o sexto já começou antecipado na segunda-feira onde a ausência de um professor por afastamento médico permitiu que pudéssemos discutir a Feira das Nações da qual sou regente desta turma. Organizamos as equipes e apresentamos as propostas onde os alunos deveriam moldar as suas tarefas. Aparentemente foi muito produtivo, esperamos que elas saiam como o desejado, pois o tempo está correndo.

granizo

Na terça-feira, novamente fui privilegiado em assumir as três últimas aulas o que foi de grande valia pois aproveitou-se para diminuir o atraso da apostila. Foram discutidos os temas vento, umidade do ar e precipitações atmosféricas (já referidos hoje, como o granizo, e na semana passada no retorno).

Foram aplicados os exercícios das páginas 134, 135, 136, 137 e 140.

Ficaram para correção na próxima aula os exercícios das páginas 140, 141, 142, 144, 145 e 146.

Para sexta-feira deixaremos um exercício preparatório para prova, onde os alunos deverão entregar valendo nota e da qual se utilizará algumas perguntas na avaliação. 

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – pags. 14 a 17

Nesta segunda discutimos o tema bacias hidrográficas com o seu conceito (região drenada por um rio principal e seus afluentes), e rapidamente apresentamos as principais bacias hidrográficas brasileiras, como a Amazônica (maior e com melhor possibilidade de geração de energia, mas muito longe dos mercados consumidores – sudeste, sul e mesmo o nordeste), a  Platina (união das bacias do Uruguai, Paraguai e Paraná, utilizada para produção de energia e um destaque para a navegação), São Francisco (totalmente brasileira e muito aproveitada para a produção de energia, navegação e irrigação), foi tocado sobre o assunto da transposição do rio São Francisco e os embates políticos associados ao assunto;  e por último o Tocantins-Araguaia7275465 (aproveitamos para associar com as imagens distribuídas por uma novela atual da rede Globo, onde os alunos perceberam que mesmo em um rio é possível ter diversões aquáticas, como citado, o jet ski). Contudo, foi lembrado que essas atividades sem um ordenamento podem ser prejudiciais ao ecossistema próximo, pois o uso de aparelhos “aquamotorizados” poluem as águas devido ao óleo do motor, outro fator é o lixo gerado nestes momentos de diversão.

Foram aplicados os exercícios das páginas 17 e 18 ainda não corrigidos. Na sexta acrescentaremos os testes da apostila, páginas 18 a 20.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 3 – FRENTE 1 – POPULAÇÃO – págs. 53 a 56.

O tema desta semana foi população, onde apresentamos o crescimento demográfico mundial, os conceitos de população absoluta, relativa, país populoso, país povoado (um país populoso geralmente apresenta uma população acima de 100 milhões de habitantes e povoado é relacionado a densidade de uma região, obtida pela divisão da população pela sua área) as taxas de natalidade (nascidos por mil a partir de um ano de idade), fecundidade (número de filhos por mulher, independente se viverem ou não), mortalidade, mortalidade infantil, densidade demográfica, crescimento vegetativo e demográfico (população natural mais o saldo das migrações), pirâmides etárias, teorias demográficas (Malthusianas, Neomalthusianos e Reformista), estrutura etária (jovens, adultos e idosos) e migrações (emigrações e imigrações).

No período da tarde tivemos um “aulão” sobre Santa Catarina, onde discutimos aspectos físicos (clima, relevo, altimetria, hidrografia, vegetação) e humanos (população, agricultura, indústria, transportes, problemas ambientais).

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO ????

Nesta segunda-feira em virtude da ausência de um professor tive a oportunidade de conhecer os alunos do nono ano que já possuem um bom conceito entre os professores. Inicialmente seria destacado apenas para aplicar atividades relacionadas ao português, mas após conversas com a coordenação pedagógica e com permissão do professor Edivam, optei em continuar a disciplina de Geografia, onde tratamos sobre a Oceania, aspectos gerais, como localização e divisão (polinésia, melanésia, micronésia, Austrália e Nova Zelândia).

oceania

Apesar de ser um professor totalmente estranho a classe, os alunos me recepcionaram muito bem e juntos aproveitamos para discutir alguns aspectos sobre o tema estudado. Fizemos a resolução de alguns exercícios (como não tenho a apostila, não me lembro das páginas).

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