SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 02.03.2011 a 04.03.2011
ATENÇÃO: Alunos não esqueçam de trazer a planta baixa da sala de aula.
Conceitos Geográficos: [apostila 1, páginas 4, 5, 6 e 7]
- Conceito de espaço;
- Visão obliqua e visão de cima;
- Espaço geográfico;
- O trabalho e a transformação do espaço;
- Espaço urbano e espaço rural
- Os trajetos de nosso dia-a-dia (pontos de referência);
OBJETIVOS:
- Entender o conceito de espaço e os modos de observação;
- Compreender como o espaço se transforma;
- Perceber as diferentes formas de espaço geográfico;
- Conhecer os pontos de referência em nossos trajetos;
METODOLOGIA:
Aulas expositivas dialogadas com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28.02.2011, 01 e 04.03.2011
ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue na página 4. Não esqueçam do Atlas!
Identidade do Brasil: [apostila 1, páginas 4, 5, 6, 7 e 8]
- Localização territorial;
- Extensão territorial;
- Divisão regional (IBGE);
OBJETIVO:
- Perceber o posicionamento do Brasil no mundo;
- Conhecer os pontos limítrofes do território brasileiro;
- Compreender o sistema de regionalização do Brasil – segundo o IBGE;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 03 e 04.03.2011
ATENÇÃO: Temos deveres das páginas 09, 10 e 11 para quinta-feira.
Divisões do Mundo – Ideologia e economia: [apostila 1, páginas 12, 13, 14 e 15]
- Fatores que modificam uma fronteira;
- Sistemas econômicos;
OBJETIVO:
- Compreender os principais fatores transformadores de uma fronteira;
- Conhecer os sistemas socioeconômicos que influenciaram o mundo a partir de 1950;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO
PERÍODO: 28.02.2011 e 03.03.2011
ATENÇÃO: Foi esquecido de solicitar o Atlas para esta segunda-feira. Caso vocês tenham e-mails dos outros colegas, por favor avisem. Fico grato desde já.
América: [apostila 1, páginas 3 a 8]
- Abordagem física;
- Divisão física da América;
- Abordagem humana – América Latina e América Anglo-saxônica;
- Indicadores de desenvolvimento;
OBJETIVO:
- Conhecer as principais características naturais;
- Perceber as subdivisões da América;
- Compreender a subdivisão da América por critérios culturais;
- Rever os conceitos principais do IDH;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 01 e 02.03.2011
Ciência Geográfica: [apostila 1, paginas 3 a 7]
- Determinismo geográfico;
- Possibilismo geográfico;
- Conceito de Lugar;
- Conceito de Paisagem;
- Conceito de Espaço Geográfico;
OBJETIVO:
- Conhecer as escolas geográficas do século XIX e suas ideologias;
- Entender os principais conceitos relacionados ao espaço;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 02.03.2011
ATENÇÃO: Temos entrega de atividade para quarta-feira. Os dados necessários estão no final da postagem do segundo ano. Lembro que para entrega por e-mail a data final é até as 23 horas do dia 01.03.2011 (terça-feira).
Conceitos Populacionais Básicos: [apostila 1, páginas 4 a 7]
- População absoluta e relativa;
- Taxas de fecundidade, natalidade, mortalidade infantil, mortalidade;
- Crescimentos vegetativo (natural) e demográfico;
- Teorias demográficas;
OBJETIVO:
- Conhecer conceitos de populoso e povoado;
- Entender os dados demográficos e sua importância para estudos socioeconômicos;
- Compreender os fatores que afetam a demografia de um país e as principais teorias associadas;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
ATIVIDADE
POPULAÇÃO E TAXAS DEMOGRÁFICAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Cada aluno recebeu, através de sorteio, um estado brasileiro. Caso algum aluno não presente nesta semana, por favor, escolha um estado aleatóriamente e traga as seguintes informações:
- População absoluta – qual é a população do estado escolhido (uma opção é o site do IBGE);
- Taxa de natalidade do estado;
- Taxa de fecundidade do estado;
- Taxa de mortalidade infantil do estado;
- Taxa de mortalidade do estado;
- Densidade demográfica do estado (habitantes por kilômetro quadrado – hab/km2);
No trabalho deve constar o ano das referidas taxas (não há necessidade de ser atual);
No trabalho deve constar o endereço do site onde foi retirada as informações;
Os alunos podem enviar até as 23 horas de terça-feira por e-mail ou trazer em uma folha na quarta-feira.
A entrega atrasada incidirá na perda de 3 (três) pontos por dia, sem contar com a correção, fiquem atentos por favor.
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: 28.02.2011 e 03.03.2011
ATENÇÃO: Dentro do assunto a ser trabalhado e finalizado nesta semana, temos exercícios de vestibular para treinamento. Alguns faremos em sala, mas existe inúmeros exercícios sobre o tema, por isso, a necessidade do aluno praticar em casa. As dúvidas que surgirem serão sanadas em sala ou por e-mail.
Ciência Geográfica: [apostila 1 – frente 1, páginas 39, 40 / 121 e 122]………………………… …………………………….[exercícios extras: página 171, 01 a 11]
- Espaço Geográfico;
- Meio-técnico-científico-informacional;
- Planeta Terra – formas e movimentos;
- Mecanismos de orientação;
OBJETIVO:
- Compreender a formação do espaço geográfico;
- Entender as transformações do espaço geográfico no final do século XX até hoje.
- Conhecer os movimentos terrestres e suas consequências;
- Conhecer os métodos de orientação no espaço;
METODOLOGIA:
Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário