domingo, 27 de fevereiro de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………PERÍODO: 28.02.2011 a 04.03.2011………..

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 02.03.2011 a 04.03.2011

ATENÇÃO: Alunos não esqueçam de trazer a planta baixa da sala de aula.

Conceitos Geográficos:  [apostila 1, páginas 4, 5, 6 e 7]

  1. Conceito de espaço;
  2. Visão obliqua e visão de cima;
  3. Espaço geográfico;
  4. O trabalho e a transformação do espaço;
  5. Espaço urbano e espaço rural
  6. Os trajetos de nosso dia-a-dia (pontos de referência);

OBJETIVOS:

  • Entender o conceito de espaço e os modos de observação;
  • Compreender como o espaço se transforma;
  • Perceber as diferentes formas de espaço geográfico;
  • Conhecer os pontos de referência em nossos trajetos;

METODOLOGIA:

Aulas expositivas dialogadas com aplicação de exercícios. 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28.02.2011, 01 e 04.03.2011

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue na página 4. Não esqueçam do Atlas!

Identidade do Brasil:  [apostila 1, páginas 4, 5, 6, 7 e 8]

  1. Localização territorial;
  2. Extensão territorial;
  3. Divisão regional (IBGE);

OBJETIVO:

  • Perceber o posicionamento do Brasil no mundo;
  • Conhecer os pontos limítrofes do território brasileiro;
  • Compreender o sistema de regionalização do Brasil – segundo o IBGE;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03 e 04.03.2011

ATENÇÃO: Temos deveres das páginas 09, 10 e 11 para quinta-feira.

Divisões do Mundo – Ideologia e economia:  [apostila 1, páginas 12, 13, 14 e 15] 

  1. Fatores que modificam uma fronteira;
  2. Sistemas econômicos;

OBJETIVO:

  • Compreender os principais fatores transformadores de uma fronteira;
  • Conhecer os sistemas socioeconômicos que influenciaram o mundo a partir de 1950;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28.02.2011 e 03.03.2011

ATENÇÃO: Foi esquecido de solicitar o Atlas para esta segunda-feira. Caso vocês tenham e-mails dos outros colegas, por favor avisem. Fico grato desde já.

América:  [apostila 1, páginas 3 a 8]

  1. Abordagem física;
  2. Divisão física da América;
  3. Abordagem humana – América Latina e América Anglo-saxônica;
  4. Indicadores de desenvolvimento;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características naturais;
  • Perceber as subdivisões da América;
  • Compreender a subdivisão da América por critérios culturais;
  • Rever os conceitos principais do IDH;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 01 e 02.03.2011

Ciência Geográfica:   [apostila 1, paginas 3 a 7]

  1. Determinismo geográfico;
  2. Possibilismo geográfico;
  3. Conceito de Lugar;
  4. Conceito de Paisagem;
  5. Conceito de Espaço Geográfico;

OBJETIVO:

  1. Conhecer as escolas geográficas do século XIX e suas ideologias;
  2. Entender os principais conceitos relacionados ao espaço;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

DEMOGRAFIA

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 02.03.2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade para quarta-feira. Os dados necessários estão no final da postagem do segundo ano. Lembro que para entrega por e-mail a data final é até as 23 horas do dia 01.03.2011 (terça-feira).

Conceitos Populacionais Básicos:   [apostila 1, páginas 4 a 7]

  1. População absoluta e relativa;
  2. Taxas de fecundidade, natalidade, mortalidade infantil, mortalidade;
  3. Crescimentos vegetativo (natural) e demográfico;
  4. Teorias demográficas;

OBJETIVO:

  • Conhecer conceitos de populoso e povoado;
  • Entender os dados demográficos e sua importância para estudos socioeconômicos;
  • Compreender os fatores que afetam a demografia de um país e as principais teorias associadas;

 METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ATIVIDADE

POPULAÇÃO E TAXAS DEMOGRÁFICAS DOS ESTADOS BRASILEIROS

Cada aluno recebeu, através de sorteio, um estado brasileiro. Caso algum aluno não presente nesta semana, por favor, escolha um estado aleatóriamente e traga as seguintes informações:

  1. População absoluta – qual é a população do estado escolhido (uma opção é o site do IBGE);
  2. Taxa de natalidade do estado;
  3. Taxa de fecundidade do estado;
  4. Taxa de mortalidade infantil do estado;
  5. Taxa de mortalidade do estado;
  6. Densidade demográfica do estado (habitantes por kilômetro quadrado – hab/km2);

No trabalho deve constar o ano das referidas taxas (não há necessidade de ser atual);

No trabalho deve constar o endereço do site onde foi retirada as informações;

Os alunos podem enviar até as 23 horas de terça-feira por e-mail ou trazer em uma folha na quarta-feira.

A entrega atrasada incidirá na perda de 3 (três) pontos por dia, sem contar com a correção, fiquem atentos por favor.

IdeiasMentoras

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 28.02.2011 e 03.03.2011

ATENÇÃO: Dentro do assunto a ser trabalhado e finalizado nesta semana, temos exercícios de vestibular para treinamento. Alguns faremos em sala, mas existe inúmeros exercícios sobre o tema, por isso, a necessidade do aluno praticar em casa. As dúvidas que surgirem serão sanadas em sala ou por e-mail.

Ciência Geográfica:   [apostila 1 – frente 1, páginas 39, 40 /  121 e 122]…………………………      …………………………….[exercícios extras: página 171, 01 a 11]

  1. Espaço Geográfico;
  2. Meio-técnico-científico-informacional;
  3. Planeta Terra – formas e movimentos;
  4. Mecanismos de orientação;

OBJETIVO:

  • Compreender a formação do espaço geográfico;
  • Entender as transformações do espaço geográfico no final do século XX até hoje.
  • Conhecer os movimentos terrestres e suas consequências;
  • Conhecer os métodos de orientação no espaço;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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